O Pioneirismo do DOCTV

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) promoverá o lançamento do livro “DOCTV – Operação de Rede”, organizado por Maria do Rosário Caetano, na quarta-feira, 28 de março, às 17h, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, dentro da programação do Festival É Tudo Verdade.

O programa foi criado em 2003 pela Secretaria do Audiovisual e até 2010 havia produzido mais de 170 filmes, com a exibição de mais de 3 mil horas de documentários nas TVs públicas do Brasil. O programa fez tanto sucesso na TV brasileira que ganhou versões internacionais, uma ibero-americana e outra para os países de língua portuguesa.

O livro conta informações sobre os mais de 200 documentários realizados no Brasil e em outros países, e com a colaboração de 10 estudiosos do cinema brasileiro de renome. Cada um escolheu um filme para analisar; “Cidadão Jacaré”, de Firmindo Holanda e Petrus Cariry, por Amir Labaki,; “Jesus no Mundo Maravilha”, de Newton Cannito, por Jean-Claude Bernardet; “Morro do Céu”, de Gustavo Spolidoro, por Ivonete Pinto; “Preto Contra Branco”, de Wagner Morales, por Ismail Xavier; ‘Depois Rola o Mocotó”, de Demora Herzenhut e Jeferson Oliveira, por Ivana Bentes; “Acidente”, de Cao Guimarães e Pablo Lobato, por Carlos Alberto de Mattos; “Avenida Brasília Formosa”, de Gabriel Mascaro, por de Neusa Barbosa;  “Inal Mama”, de Eduardo Lopez, por Lúcio Vilar; “Querido Camilo”, de Daniel Ross e Júlio Molina, por Suzana Schild; “As Vilas Volantes”, de Alexandre Veras, por Karla Holanda.

Durante o lançamento também será realizada a mesa “Balanço do DOCTV – Criação de um novo paradigma e próximos passos”, que contará com a participação da Secretária do Audiovisual, Ana Paula Dourado Santana, dos cineastas Orlando Senna e Sílvio Da-Rin, do diretor e roteirista Newton Cannito, da organizadora do livro Maria do Rosário Caetano, e da professora Dora Mourão, presidente da Sociedade Amigos da Cinemateca. O livro é uma publicação do Instituto Cinema em Transe, em convênio com a Secretaria do Audiovisual.

 

Lançamento do livro “DOCTV – Operação de Rede”
Dia 28 de março, quarta-feira, às 17h.
Sala Petrobras da Cinemateca Brasileira.
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino – São Paulo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.