Cinesul anuncia filmes selecionados para as mostras competitivas
Sessenta e oito produções de países latino-americanos e da Península Ibérica competem no 19º Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, que acontece de 12 a 24 de junho no Rio de Janeiro, nas categorias ficção e documentário de longas, médias e curtas-metragens. São 16 longas-metragens – oito de cada categoria – e 52 médias e curtas-metragens, sendo 23 documentários e 29 ficcionais. O Brasil comparece com 33 trabalhos, entre eles, duas coproduções, uma com Portugal e uma com a Argentina. Os outros 35 vem de 12 países, sendo 13 da Espanha, seis da Argentina, três do México, dois de Cuba, dois da Venezuela, dois de Portugal, dois do Chile, dois da Colômbia, um do Equador, e três coproduções: El Salvador-México, Porto Rico-Espanha e México-Alemanha. O festival é gratuito e terá exibições no Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Correios e Instituto Cervantes.
Dos 16 longas-metragens que estão na competitiva, o Brasil vem representado com três títulos: “Cru”, de Jimi Figueiredo (ficção) e “Carta para o Futuro”, de Renato Martins, e “Iván – De Volta para o Passado”, de Guto Pasko (documentários). E duas coproduções: Portugal-Brasil traz o curta-metragem de ficção “Incêndio”, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, e Argentina-Brasil exibe o longa-metragem de ficção “La Sublevacion”, de Raphael Aguinaga. Entre os médias e curtas-metragens, a maioria é do Brasil: 15 representam o país na categoria documentário e 13 na de ficção.
Além de exibição de filmes na competitiva, o Cinesul 2012 terá mostras temáticas como “Palcos e Telas”, “Cinesul Ambiental”, “Arte Cinesul”, “Romance Latino”, “Foco Espanha”, “Bossas Musicais”, “Cinesul Animado”, “Cinesul Ambiental”, e homenagens a personalidades do cinema e lançamento de livros.
Competitiva longa-metragem ficção
- La Sublevacion, de Raphael Aguinaga / Argentina – Brasil
- Topos, de Emiliano Romero / Argentina
- Cru, de Jimi Figueiredo / Brasil
- Mapa Para Conversar, de Constanza Fernández / Chile
- Silencio en el Paraiso, de Colbert García / Colômbia
- El Artificio, de José Henrique March / Espanha
- A Vingança de uma Mulher, de Rita Azevedo Gomes / Portugal
- La Hora Cero, de Diego Velasco / Venezuela
Competitiva longa-metragem documentário
- Parapolicial Negrom, de Valentín Javier Diment / Argentina
- Torino, de Agustín Rolandelli / Argentina
- Carta para o Futuro, de Renato Martins / Brasil
- Iván – De Volta Para O Passado, de Guto Pasko / Brasil
- María en Tierra de Nadie, de Marcela Zamora Chamorro / El Salvador-México
- Los Ojos de la Guerra, de Roberto Lozano Bruna / Espanha
- La Plaza, de Adriano Morán / Espanha
- Las Carpetas, de Maite Rivera Carbonell / Porto Rico – Espanha
Competitiva de curta e média-metragem ficção
- Momentos, de Pablo Polledri / Argentina
- Luminaris, de Juan Pablo Zaramella / Argentina
- Lápis de Cor, de Alice Gomes / Brasil
- L, de Thais Fujinaga / Brasil
- O Descarte, de Carlon Hardt e Lucas Fernandes / Brasil
- Ribeirinhos do Asfalto, de Jorane Castro / Brasil
- O Cão, de Abel Roland E Emiliano Cunha / Brasil
- Laura, de Thiago Valente / Brasil
- Deus, de André Miranda / Brasil
- Realejo, de Marcus Vinicius Vasconcelos / Brasil
- Cárcere Privado, de Oscar R. Júnior e Melissa Lipinski / Brasil
- Confinado, de Rafael Lobo / Brasil
- Marambé, de Fernanda Salgado / Brasil
- Jennifer, de Renato Cândido de Lima / Brasil
- Destimação, de Ricardo De Podestá / Brasil
- Benjamín en Tecnicolor, de Ángela Tobón Ospina e Juan David Gil Palacio / Colômbia
- Les Bessones del Carrer de Ponent, de Marc Riba e Anna Solanas / Espanha
- La Última Secuencia, de Arturo Ruiz Serrano / Espanha
- Hidro, de Iago Blasi / Espanha
- El Barco Pirata, de Fernando Trullols Santiado / Espanha
- Oz, de Adrian Lopez / Espanha
- Les, de Aida Ramazanova / Espanha
- Luciano, de Dani de la Orden e Cyprien Clément-Delmas / Espanha
- Pornobrujas, de Juan Gautier / Espanha
- Reality 2.0, de Victor Orozco Ramirez / México – Alemanha
- Desierto, de Christian Rivera / México
- Nuvem, de Basil Da Cunha / Portugal
- Incêndio, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes / Portugal – Brasil
- Mujeres del Tirano, de Ernesto Soto / Venezuela
Competitiva de curta e média-metragem documentário
- Mi Compañero, de Juan Dario Almagro / Argentina
- Memoriam, de Sérgio Lacerda Pereira / Brasil
- Jus, de Marcelo Dídimo / Brasil
- Elegante e Furioso, de Ana Paula Guimarães / Brasil
- Prévia do Amanhã, de Arthur Moura e Felipe Xavier / Brasil
- Coco de Improviso e a Poesia Solta no Vento, de Natália Lopes / Brasil
- Elogio da Graça, de Fernanda Rocha Miranda / Brasil
- Enraizados, de Felipe Tomazelli e Ricardo Martensen / Brasil
- Barbeiros, de Luiz Ferraz e Guilherme Aguilar / Brasil
- Lindeiras, de Bruno Saphira / Brasil
- ABC da Noite: Sintaxe Urbana do Cotidiano, de Alline Meira / Brasil
- Na Trilha do Caboclo, de Luiz Bargmann Netto / Brasil
- O Brasil de Pero Vaz Caminha, de Bruno Laet / Brasil
- Diálogos, de Alice Riff / Brasil
- Travessia, de Kennel Rógis / Brasil
- Clementina de Jesus – Rainha Quelé, de Werinton Kermes / Brasil
- Tres Mujeres Lindas, de Margarita Poseck e Eugenia Poseck / Chile
- El Rey Del Pueblo, de Ju Cavalcante / Cuba
- Los Intrusos, de Carlos Medellín / Cuba
- Océano Sólido, de Tomás Astudillo / Equador
- When In Bucarest, de Jose Cabrera Betancort / Espanha
- Este Cuerpo Mío, de Jimena Colunga Gascón e Timo Rosales Nanni / México
- Lebenswelt, de Elías Brossoise / México