Novo diretor do Festival de Cinema de Brasília anuncia continuidade

O novo diretor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que este ano completa 45 anos de existência, Sérgio Fidalgo, assume o posto no lugar de Nilson Rodrigues, a quatro meses do evento, que acontecerá de 17 a 24 de setembro. Sérgio anunciou que a data se mantém (nos anos anteriores acontecia em novembro e ano passado passou para setembro com a entrada de Nilson Rodrigues), e a novidade será apenas a competição de documentários separada da competição de ficção. Além da mudança do local das exibições, que deixa o tradicional Cine Brasília, em reforma, para ocupar a sala Villa Lobos, do Teatro Nacional, um dos cartões postais da capital federal.

Sérgio Fidalgo é ator, participou de muitos filmes realizados no DF, entre eles “Celeste e a Estrela”, de Betse de Paula, e “A Última Estação”, de Márcio Curi, e trabalha no festival de cinema faz 15 anos, atuando em diversas áreas, especialmente na coordenação dos debates. “Este ano fizemos a separação entre documentários e ficção, aumentamos assim os documentários (seis longas e seis curtas) e continuamos com seis ficções de longas e seis de curtas. E aumentamos assim o valor do prêmio para documentários”, afirma novo diretor do festival à Revista de CINEMA.

As expectativas para este ano são boas, há uma boa oferta de filmes, especialmente com a ausência do Festival de Paulínia. “O formato desta 45ª edição dá continuidade ao iniciado no ano passado, com a ampliação do festival nas cidades do DF, e, além de Taguatinga, Sobradinho e Ceilândia, teremos o Gama também contemplado. Também estamos ampliando a premiação de R$ 405 mil para R$ 635 mil”, afirmou Sérgio. A saída de Nilson Rodrigues, anunciada dia 10 de maio, foi repentina, mas não vai comprometer o andamento do evento, segundo o Secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.