Jovens realizadores se despedem do I Nossas Américas – Nossos Cinemas, em Sobral

Durante quatro dias, realizadores latino-americanos e caribenhos de audiovisual se encontraram em Sobral, região norte do Ceará, para o I Nossas Américas – Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e do Caribe. A cerimônia de encerramento, que aconteceu no último sábado (26), no Teatro São João, homenageou o cineasta Humberto Rios e o prefeito do município, Clodoveu Arruda. A noite também contou com a exibição do documentário “Testigos de un Etnocidio: Memorias de Resistencia”, realizado por outra homenageada da noite, a colombiana Marta Rodríguez.

Outro momento importante do encerramento foi a leitura da Carta de Sobral nos idiomas português, espanhol e guarani, representando todos os povos presentes no encontro. A Carta reuniu princípios e proposições de ações visando ao intercâmbio e à colaboração solidária entre os jovens realizadores de cinema e audiovisual da América Latina e do Caribe. A noite foi encerrada por show comandado pela cantora Myrlla Muniz.

A programação do I Nossas Américas – Nossos Cinemas trouxe mesas temáticas, oficinas, palestras e mostras de filmes, que buscaram novas formas de organização, de trocas e vivências entre os convidados. Cerca de 220 realizadores se encontraram com o objetivo de conversar sobre o que mais amam, o cinema, e realizar intercâmbios culturais.

Mesa de debate do evento

Para Bárbara Cariry, diretora geral do I Nossas Américas – Nossos Cinemas, as atividades realizadas no encontro integraram com sucesso os jovens realizadores, que ainda trocaram experiências com cineastas como Michel Régnier, Geraldo Sarno, Eryk Rocha, Lázara Herrera, entre outros. “Nosso objetivo, que sempre foi de movimentar a produção cinematográfica nos países da América Latina e do Caribe, foi alcançado com sucesso, contando com grande receptividade de Sobral e nos deixando ansiosos pelo próximo encontro”, disse.

A cineasta homenageada Lazara Herrera

O I Nossas Américas – Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e Caribe tem patrocínio do Ministério da Cultura / Secretaria do Audiovisual, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Sobral. A realização é da Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral e Sereia Filmes. Os apoiadores são o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), o Conselho Nacional de Cineclubes – CNC, o Encontro de Documentaristas do Século XXI (DOCLAT SEC XXI) e outras instituições internacionais ligadas ao audiovisual.

One thought on “Jovens realizadores se despedem do I Nossas Américas – Nossos Cinemas, em Sobral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.