Projeto Café das Artes traz debate com André Parente e Cao Guimarães

O projeto “Café das Artes” do mês de maio convida o artista e doutor em cinema e filosofia, André Parente, e o artista visual e cineasta, Cao Guimarães, para um debate descontraído sobre “Cinema expandido: narrativas e dispositivos de mergulho no real”. O evento acontece no dia 16 de maio, quarta-feira, às 19h30 no Multiespaço do Oi Futuro (Avenida Afonso Pena 4001- Belo Horizonte). A entrada é franca.

O conceito de cinema expandido diz respeito à possibilidade de lançar mão de recursos provenientes de outras mídias como, por exemplo, o vídeo e a música, desafiando a possibilidade de interação com o espectador. As imagens projetadas buscam criar um processo de imersão do espectador, como se o espetáculo do cinema desse movimento ao seu corpo, através de alterações de tempo e espaço. Trata-se de um cinema com funções comportamentais, que procura intensificar os efeitos perceptivos visuais e sonoros.

Através de seu trabalho de criação de instalação audiovisual, André Parente faz uma reflexão sobre o cinema no contexto atual e em que medida a questão do dispositivo e dos regimes de subjetivação são estratégicos para pensar a imagem do cinema nas suas formas expandidas. ”O cinema vem propondo novas relações com o espectador, dando a ele oportunidade de viajar, sem se deslocar”, afirma Parente.

Já o cineasta Cao Guimarães, faz uma imersão do real, possibilitando, de forma simples, o relacionamento do espectador com a realidade através do cinema expandido, permitindo o encontro da imagem com os olhos de quem as percebem.

Sugestões de temas para os próximos encontros podem ser feitas através do e-mail cafedasartes@gmail.com ou por telefone (31) 3222-7111.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.