Helvécio Marins Jr. filma curta em Portugal

O diretor de “Girimunho”, Helvécio Marins Jr., terá sua primeira retrospectiva em Vila do Conde, um dos maiores festivais de curtas do mundo ao lado de Oberhausen, Clermont Ferrand e Tampere.

Além da exibição de “Girimunho” e de seus principais curtas (“Nascente”, “Trecho”, “Nem Marcha nem Chouta”, “2 Homens” e “Alma Nua”, este último uma video-instalação), Helvécio é um dos três realizadores convidados (ao lado da lenda do cinema experimental norte-americano, Thom Andersen e do bielorusso, Sergei Loznitsa, diretor de “Minha Alegria” e “In the Fog”, vencedor do prêmio da crítica em Cannes este ano) a fazer um curta em comemoração aos 20 anos do festival de Vila do Conde.

Este novo curta chama-se “O Canto do Rocha” e é o primeiro filme do diretor realizado fora do Brasil. Filmado na cidade do Porto e com uma equipe portuguesa (a exceção é a montadora Marina Meliande), o curta é uma mistura de performance, documentário e ficção, e fala sobre a vida de Alfredo Rocha, um ex-cantor de fado, ex-traficante, ex-presidiário (14 anos), faixa preta de Karatê, que atualmente é dono de um café na rua de São Victor, região das Fontainhas do Porto, próximo a Ribeira.

Antes da apresentação em Vila do Conde, “Girimunho” terá ainda algumas exibições internacionais. Estará no 66º Festival de Edimburgo, na Escócia. Em seguida, Helvécio fará em Munique a première alemã do filme, que estreia lá em setembro, depois parte para Paris, para uma apresentação especial no Paris Cinema, onde o filme entra em cartaz a partir de 15 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.