Menos que Nada

Esquizofrenia. Psicose. Perturbação mental. Vidas que se dividem entre antes do surto e depois do surto. Internamento. Drogas. Desesperança. Paixão. Solidão. Tudo isso faz parte do universo do filme “Menos que Nada”. A realização é da Prana Filmes, com direção de Carlos Gerbase e produção de Luciana Tomasi. No elenco, Felipe Kannenberg (“Olga”), Rosanne Mulholland (“Falsa Loura”), Branca Messina (“Não por Acaso”) e Maria Manoella (“Mulher Invisível”).

O filme terá lançamento multi-plataformas – salas de cinema, internet (site Terra), TV (canal Brasil) e DVD – e acontece no dia 20 de julho. Nas salas de cinema, o filme estará nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Curitiba e Salvador.

Premiado no concurso para mídias digitais da Petrobrás em 2010, a trama do longa-metragem gira ao redor de Dante (Felipe Kannenberg), que está internado num hospital psiquiátrico com diagnóstico de esquizofrenia. Ele não fala com ninguém, nem recebe visitas. A Dra. Paula (Branca Messina), uma jovem psiquiatra, se interessa por Dante ao vê-lo surtar no pátio do hospital. Disposta a desvendar as relações sociais do seu paciente, a médica faz uma série de entrevistas com pessoas que conviviam com Dante antes do internamento e que contam sobre seu passado.

As filmagens aconteceram em dezembro de 2010 e janeiro de 2011, em Porto Alegre, no sul do Rio Grande do Sul (praia do Cassino e proximidades do banhado do Taim) e litoral norte (Arroio do Sal e Araçá). Na capital gaúcha, os principais cenários foram o Hospital Psiquiátrico São Pedro (que no filme chama-se São Tomás de Aquino) e a PUCRS.

A trama de “Menos que Nada” gira em torno do tratamento de um doente mental internado há dez anos num hospital psiquiátrico, onde foi esquecido pela família, pelos amigos e pela sociedade. Esta temática, de alcance universal, proporcionará uma reflexão sobre a doença mental, que permanece como uma espécie de continente inexplorado e quase desconhecido, embora atinja parcela significativa da população brasileira.

Carlos Gerbase escreveu e dirigiu, mais recentemente, os longas de ficção “Tolerância”(2000), “Sal de Prata”(2005) e “3 Efes”(2007), além do documentário “1983 – O Ano Azul” (2009).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.