Mostra CineBH abre inscrições para oficinas gratuitas de cinema

Aspectos diversos da cadeia produtiva do audiovisual serão desmembrados nas sete oficinas gratuitas oferecidas pela 6ª Mostra CineBH, agendada de 18 a 23 de outubro de 2012, na capital mineira. Os interessados em garantir uma das 215 vagas têm até o dia 5 de outubro para fazer sua inscrição gratuita no site oficial da Mostra www.cinebh.com.br.

A 6ª Mostra CineBH integra o programa Cinema Sem Fronteiras e faz a conexão entre a produção de cinema independente brasileiro e sua inserção no mercado seja através de coproduções internacionais, alternativas de distribuição e/ou financiamento por fundos de cinema. Temas como estes estão presentes também nas ementas das oficinas oferecidas durante o evento, contribuindo para a formação de produtores, realizadores e despertando vocações profissionais.

Alexander Patez Galvão, da ANCINE, vai ministrar o workshop “A economia do audiovisual no Brasil: oportunidades e desafios”, abordando as mudanças e oportunidades no setor audiovisual brasileiro. Steve Solot e Kate Lyra serão os instrutores de outro workshop, desta vez sobre “Conceitos e ferramentas para pitching de um projeto audiovisual”, com objetivo de preparar o candidato para participar de apresentações de pitching do seu projeto audiovisual. Nesse último caso, é preciso que o candidato tenha um projeto audiovisual para fazer o pitching. O participante terá uma sessão de 20 minutos para apresentar seu projeto audiovisual aos consultores e, ao final do pitching, receberão as sugestões dos consultores a respeito dos pontos fortes e fracos do projeto.

A oficina “Desenvolvimento e formatação de projetos para TV” será ministrada por Letícia Friedrich com o objetivo de preparar o produtor audiovisual para o desenvolvimento e formatação de projetos a serem apresentados para canais de televisão. As aulas vão abordar um panorama sobre a indústria audiovisual brasileira, oportunidades de negócios, legislação e mecanismos de fomento.

As maneiras de se trabalhar as marcas no cinema de forma alternativa para se viabilizar a produção dos filmes é o enfoque principal da oficina “Conteúdo audiovisual e oportunidades de negócios”, a ser ministrada por Wladimir Winter. A partir da exposição de cases, as aulas contemplarão plataformas e canais para exploração e associação de marca e conteúdo, além do uso de ferramentas como patrocínio, merchandising, product placement, branded content, licenciamento e transmidia storytelling.

Na oficina “Interpretação para cinema/TV para iniciantes”, a proposta é despertar a imaginação e a criação dos atores iniciantes para o ato de atuar. Será explorada a capacitar dos participantes em distinguir variáveis de interpretação, pontuando a diferença entre atuar e interpretar. O instrutor Eder Dinan vai ensinar o posicionamento perante a câmera e o uso da voz e expressão na atuação.

O professor e crítico de cinema, Cléber Eduardo, está a frente de mais uma edição da oficina de “Análise de estilos cinematográficos”. Cindo dos 30 participantes serão selecionados para a composição do Júri Jovem. Os selecionados farão a avaliação dos filmes da Mostra Aurora, durante a 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada em janeiro de 2013. O objetivo do curso é desenvolver análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos.

Visando unir educação e cinema, educadores e interessados podem se candidatar para a oficina “Cineclube e produção audiovisual na escola”, a ser ministrada por Bete Bullara, do CINEDUC. O mote principal das aulas é estimular a inserção do cinema na escola como obra de arte e de reflexões sobre visões de mundo. Uma das portas de entrada pode ser a criação de cineclubes gerenciados por professores e alunos. Ainda fazem parte dos objetivos da oficina a promoção de conhecimento de linguagens audiovisuais e das técnicas para a realização de filmes, ajudando o professor a se apropriar desses elementos e multiplicá-los.

Toda programação é oferecida gratuitamente ao público. Confira a relação das oficinas:

INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA/TV PARA INICIANTES
Instrutor: EDER DINAN – MG
Faixa etária: a partir de 18 anos
Período: 18/10 a 21/10 (quinta a domingo)
Horário: 13h às 18h
Carga horária: 20 horas
Número de vagas: 25

ANÁLISE DE ESTILOS CINEMATOGRÁFICOS (seleção do Júri Jovem para atuar na 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes)
Instrutor: CLÉBER EDUARDO – SP
Faixa etária: de 18 a 25 anos
Período: 19/10: 14h às 18h | 20/10: 10h às 13h | 15h às 18h | 21/10: 09h30 às 13h30 (sexta a domingo)
Carga horária: 14 horas
Número de vagas: 30

CONTEÚDO AUDIOVISUAL E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Instrutor: WLADIMIR WINTER – RJ
Faixa etária: a partir de 18 anos
Período: 19/10/2012 a 21/10/2012 (sexta a domingo)
Horário: 14h às 18h
Carga horária: 12 horas
Número de vagas: 30

DESENVOLVIMENTO E FORMATAÇÃO DE PROJETOS PARA TV
Instrutora: LETÍCIA FRIEDRICH – RJ
Faixa etária: a partir de 18 anos
Período: 20/10 a 21/10 (sábado e domingo)
Horários: 09h às 13h | 14h às 18h
Carga horária: 16 horas
Número de vagas: 25

CINECLUBE E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA ESCOLA
Instrutora: BETE BULLARA – CINEDUC – RJ
Faixa etária: a partir de 18 anos
Período: 20/10 (sábado)
Horários: 09h às 13h | 14h às 18h
Carga horária: 8 horas
Número de vagas: 30

WORKSHOP: A ECONOMIA DO AUDIOVISUAL NO BRASIL: OPORTUNIDADES E DESAFIOS
Instrutor: ALEXANDER PATEZ GALVÃO – ANCINE – RJ
Faixa etária: a partir de 18 anos
Período: 20/10 (sábado)
Horário: 09h30 às 13h
Carga horária: 3 horas
Número de vagas: 50

WORKSHOP: CONCEITOS E FERRAMENTAS PARA PITCHING DE UM PROJETO AUDIOVISUAL
Instrutores: STEVE SOLOT E KATE LYRA – RJ
Faixa etária: a partir de 18 anos
Período: 20/10 (sábado)
Horário: 14h30 às 17h30
Carga horária: 3 horas
Número de vagas: 25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.