John Carpenter tem seus principais filmes reunidos em retrospectiva

John Carpenter, um dos diretores contemporâneos mais conceituados entre críticos e cinéfilos, terá 14 de seus principais filmes exibidos em São Paulo, na tela do CineSesc. A mostra, que acontece de 5 a 14 de outubro, tem parceria do Festival do RioA retrospectiva terá clássicos como “Fuga de Nova York”, “Assalto ao 13º DP”, “O Enigma de Outro Mundo”, “Elis Vivem” e “Vampiros”, entre outros.

Carpenter começou sua carreira ligado ao cinema de gênero, com filmes de horror ou de temática sobrenatural. Após anos de sucesso nessa área, o cineasta foi “descoberto” como um grande autor, cujo cinema complexo vai muito além dos gêneros em que trabalha. Críticos renomados e revistas conceituadas como a francesa Cahiers du Cinema dedicaram análise, críticas e discussões sobre o talento de John Carpenter e a qualidade e importância de seus filmes.

Programação e filmes:

Dark Star 
(Dark Star) de John Carpenter. Com Brian Narelle, Cal Kuniholm, Dre Pahich, Dan O’Bannon. Estados Unidos, 1974. 83min. Em pleno século XXII, a nave Dark Star está chegando ao fim de sua missão, que durou vinte anos: destruir planetas instáveis que estivessem na rota da colonização terrestre. A nave conta com quatro tripulantes mais seu falecido comandante, que continua a se comunicar através de um processo de suspensão criogênica. No entanto, o grupo terá de enfrentar sérios problemas quando Mother, o computador central da nave, não consegue evitar que uma bomba autoconsciente, com delírios de grandeza, exploda. Além disso, um corpo alienígena invade a nave, aterrorizando sua tripulação.
Não recomendado para menores de 16 anos
05/10, 08/10. Sexta, às 16h30. Segunda, às 14h. 

Fuga de Los Angeles 
(Escape from L.A.) de John Carpenter. Com Kurt Russell, Steve Buscemi, Stacy Keach . Estados Unidos, 1996. 101min. No ano 2000, a cidade de Los Angeles é separada do continente por uma série de terremotos e é transformada em um enorme presídio. Treze anos depois, o terrorista Cuervo Jones seduz a filha do presidente e a convence a roubar de seu pai um detonador que pode extinguir toda a energia elétrica do planeta. Ele a leva para L.A., de porte do detonador. O mercenário Snake Plissken é chamado para ajudar no resgate, sendo enviado para a ilha com o prazo de nove horas para completar seu plano, caso contrário será morto. Continuação de Fuga de Nova York (1981).
Não recomendado para menores de 16 anos
05/10, 07/10. Sexta, às 14h. Domingo, às 21h30. 

Halloween – A Noite do Terror 
(Halloween) de John Carpenter. Com Donald Pleasence, Jamie Lee Curtis, Tony Moran. Estados Unidos, 1978. 91min. Na noite do dia das bruxas de 1963, na pequena cidade de Haddonfield, o menino Michael Myers, de seis anos, mata a facadas suas irmã adolescente. Ele é preso e condenado a viver num hospital psiquiátrico para sempre. No entanto, 15 anos depois, às vésperas de mais um dia das bruxas, ele escapa de seu cárcere e parte em direção à sua cidade. Dr. Loomis, seu psiquiatra, é o único a atentar para o perigo iminente e vai atrás de Michael. Enquanto isso, três amigas adolescentes, Annie, Linda e Laurie, planejam mais uma pacata noite de Halloween, sem saber o perigo que está vindo em sua direção.
Não recomendado para menores de 18 anos
05/10, 08/10, 13/10. Sexta, às 21h30. Segunda e sábado, às 16h30.

Aterrorizada 
(The Ward) de John Carpenter. Com Amber Heard, Mamie Gummer, Danielle Panabaker, Laura-Leigh. Estados Unidos, 2010. 88min. Em 1966, Kristen, uma jovem perturbada, põe fogo numa casa de fazenda abandonada. A polícia a leva para um hospital psiquiátrico, onde ela fica internada em uma ala com outras quatro jovens. Ela é colocada no quarto de Tammy, uma interna que foi assassinada recentemente por forças sobrenaturais. Kristen começa, então, a ser assombrada pelo fantasma de Alice, uma antiga interna do local, que é quem as suas companheiras dizem ter matado Tammy. Uma a uma, as meninas são mortas e Kristen terá que descobrir o verdadeiro segredo de Alice para conseguir escapar de sua própria morte. Festival de Toronto.
Não recomendado para menores de 16 anos
06/10, 10/10. Sábado e quarta, às 14h. 

O Enigma de Outro Mundo 
(The Thing) de John Carpenter. Com Kurt Russell, Wilford Brimley, Keith David. Estados Unidos, 1982. 109min. Uma expedição de cientistas na Antártica é surpreendida por um helicóptero que sobrevoa a área caçando um cachorro. Quando o helicóptero explode, eles ficam sem saber o motivo da perseguição e levam o cão para seu abrigo. Durante a noite, o animal ataca outros cães, iniciando o que parece ser uma epidemia alienígena: os infectados têm seus corpos dominados pela força extraterrestre. Os membros do grupo passam a desconfiar uns dos outros, sem saber quem teria sido transformado. MacReady, um piloto de helicóptero, decide lutar contra a infestação e investigar quem dentre eles ainda é humano.
Não recomendado para menores de 16 anos
06/10, 11/10. Sábado, às 21h30. Quinta, às 16h30. 

Starman – O Homem das Estrelas
(Starman) de John Carpenter. Com Jeff Bridges, Karen Allen, Charles Martin Smith. Estados Unidos, 1984. 115min. No fim dos anos 1970, a nave espacial Voyager 2 enviou ao espaço um convite para vidas extraterrestres virem conhecer o planeta Terra. Anos depois, um alienígena decide aceitar o convite, mas, ao chegar aqui, é surpreendido pela destruição de sua nave. Ele toma a forma de um homem recém-falecido e pede ajuda a uma jovem viúva para chegar a uma cratera longe dali, onde será resgatado por seus companheiros. Inicialmente assustada e relutante, ela acaba decidindo ajudá-lo e eles terão apenas três dias para chegar ao seu destino. Indicado ao Oscar de melhor ator (Jeff Bridges).

Não recomendado para menores de 12 anos
06/10, 09/10, 14/10. Sábado, às 16h30. Terça, às 14h. Domingo, às 21h30.

Fuga de Nova York 
(Escape from New York) de John Carpenter. Com Kurt Russell, Lee Van Cleef, Ernest Borgnine. Reino Unido / Estados Unidos, 1981. 99min. Num futuro distópico, no ano de 1997, a ilha de Manhattan é transformada em uma gigantesca prisão de segurança máxima onde ninguém além de prisioneiros podem entrar. Nove anos depois, ao sofrer um ataque terrorista, o avião do presidente dos Estados Unidos cai na ilha. O presidente sobrevive, mas é tomado como refém pelos bandidos. A polícia oferece a “Snake” Plissken, um ex-soldado das forças especiais que se tornou um fora da lei, uma oferta: entrar em Manhattan e resgatar o presidente em 24 horas em troca do perdão por seus crimes. Plissken reluta, mas acaba aceitando o desafio.
Não recomendado para menores de 16 anos
07/10, 10/10. Domingo, às 16h30. Quarta, às 21h30. 

Os Aventureiros do Bairro Proibido 
(Big Trouble in Little China) de John Carpenter. Com Kurt Russell, Kim Cattrall, Dennis Dun . Estados Unidos, 1986. 99min. O motorista de caminhão Jack Burton leva seu amigo Wang Chi ao aeroporto para encontrar sua namorada, Miao Yin, que está chegando de viagem. O que eles não imaginam, no entanto, é que os olhos de esmeralda da moça serão alvo da perseguição de duas gangues de Chinatown. Saindo do aeroporto, Miao Yin é sequestrada pelo mágico imortal Lo Pan, que precisa se casar com uma donzela que tenha os olhos como os dela, para reaver sua forma física. Jack, ao lado de Wang Chi, vai enfrentar as maiores aventuras para conseguir resgatar a jovem das garras do mal e ainda reaver seu caminhão.
Não recomendado para menores de 14 anos
07/10, 09/10, 12/10. Domingo, às 14h. Terça, às 16h30. Sexta, às 16h30. 

Vampiros de John Carpenter
(Vampires) de John Carpenter. Com James Woods, Daniel Baldwin, Sheryl Lee, Thomas Ian Griffith. Estados Unidos / Japão, 1998. 108min. Quando criança, Jack Crow viu seus pais serem assassinados por vampiros. Hoje, ele vive por vingança e lidera um grupo de caçadores. Numa noite, após um bem-sucedido extermínio de um bando de vampiros, seu grupo sofre uma represália e é dizimado por Valek, o mestre do mal. Jack descobre que o vilão está tramando um grande plano: encontrar a Cruz Negra, que fará com que os vampiros possam andar sob a luz do sol. Ele se junta, então, a Tony Montoya, seu único colega ainda vivo, e a um padre inexperiente com a missão de encontrar a cruz antes de seu maior inimigo.
Não recomendado para menores de 18 anos
08/10, 11/10. Segunda, às 21h30. Quinta, às 14h.

Assalto à 13a DP
(Assault on Precinct 13) de John Carpenter. Com Austin Stoker, Darwin Joston, Laurie Zimmer . Estados Unidos, 1976. 91min. No violento bairro de Anderson, em Los Angeles, uma delegacia de polícia está em seu último dia de atividade, com uma equipe reduzida comandada pelo tenente Bishop. Eles têm em suas celas um grupo de presos em transferência para um presídio. Perto dali, um grupo de bandidos mata uma menina e o dono de um carrinho de sorvetes. Enraivecido, o pai da menina mata o assassino de sua filha e é perseguido por aquela gangue. Ele encontra refúgio na delegacia, que passa a ser alvo dos ataques dos bandidos. Agora encurralado, o grupo terá que lutar por sua sobrevivência. London Film Festival 1977.
Não recomendado para menores de 18 anos
09/10. Terça, às 21h30

Memórias de Um Homem Invisível 
(Memoirs of an Invisible Man) de John Carpenter. Com Chevy Chase, Daryl Hannah, Sam Neill . Estados Unidos / França, 1992. 99min. Nick Halloway, um yuppie da bolsa de valores, conhece Alice numa noite em um bar e se apaixona por ela. No dia seguinte, ao visitar um laboratório onde tem uma reunião de negócios, sofre um acidente que o torna invisível. David Jenkins, um agente da CIA, é chamado para cuidar do caso. Ele, no entanto, tem sórdidas intenções com relação ao futuro de Nick, querendo transformá-lo no mais poderoso agente secreto do mundo. Com a ajuda de Alice, Nick tem de fugir de David e tentar encontrar uma solução para seu estado de invisibilidade. Baseado no romance de H. F. Saint.
Não recomendado para menores de 14 anos
10/10, 13/10. Quarta, às 16h30. Sábado, às 14h. 

Eles Vivem 
(They Live) de John Carpenter. Com Roddy Piper, Keith David, Meg Foster. Estados Unidos, 1988. 93min. John Nada, um operário desempregado, vaga pelas ruas de Los Angeles, até que encontra trabalho numa construção. Seus novos colegar o levam para dormir em um abrigo, onde ele encontra por acaso óculos especiais que o fazem ver o mundo como ele realmente é: parte dos seres humanos são na verdade alienígenas disfarçados e o planeta é dominado por uma sucessão de mensagens subliminares como “Durma”, “Conforme-se” e “Obedeça”. Ele decide, então, encontrar o grupo de resistência que produziu aqueles óculos e se juntar a eles na luta contra a dominação da Terra.
Não recomendado para menores de 16 anos
11/10 e 14/10. Quinta, às 21h30. Domingo, às 16h30

Fog – A Bruma Assassina 
(The Fog) de John Carpenter. Com Adrienne Barbeau, Jamie Lee Curtis, Janet Leigh. Estados Unidos, 1980. 89min. Antonio Bay, uma pequena cidade litorânea da Califórnia, está às vésperas de comemorar seu centenário. Em uma noite tomada por estranhos acontecimentos, o padre Malone descobre um antigo diário escondido nas paredes de sua igreja. O documento revela a verdadeira história da fundação da cidade: em 1880, os pioneiros de Antonio Bay causaram deliberadamente um acidente de barco na região para evitar que uma colônia de leprosos se fixasse na cidade vizinha. Agora, cem anos depois, uma misteriosa névoa toma conta da cidade, dentro dela estão as vítimas daquele acidente, em busca de vingança.
Não recomendado para menores de 16 anos
12/10, 14/10. Sexta, às 21h30. Domingo, às 14h. 

Fantasmas de Marte 
(Ghosts of Mars) de John Carpenter. Com Natasha Henstridge, Ice Cube, Pam Grier . Estados Unidos, 2001. 98min. No século XXII, Marte foi quase totalmente colonizada por terráqueos. Um grupo de policiais intergaláticos comandado por Melanie Ballard é enviado a uma colônia de minério naquele planeta para escoltar Desolation Williams, um perigoso bandido, de volta à Terra. Ao chegarem lá, porém, encontram a área totalmente desolada. Eles descobrem que os habitantes locais abriram uma porta subterrânea construída pelos antigos moradores, libertando fantasmas marcianos que agora dominam a região. Williams tem de se juntar ao grupo de Ballard na luta para conseguir voltar à Terra vivo.
Não recomendado para menores de 16 anos
13/10. Sábado, às 21h30. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.