O Mineiro e o Queijo

Depois de exibido nos cinemas de todo o Brasil, o documentário O Mineiro e o Queijo, de Helvécio Ratton, chega ao mercado em DVD no final de outubro. O filme revela as delícias e contradições do queijo minas artesanal: considerado patrimônio nacional, é proibido de circular fora de Minas Gerais.

No filme, os produtores abrem as portas de suas fazendas para mostrar a tradição passada de pai pra filho. Filmado nas belas regiões do Serro, Serra da Canastra e Alto Paranaíba, O Mineiro e o Queijo traz a palavra de produtores, pesquisadores e comerciantes. O filme traça um amplo painel sobre o queijo minas e investiga a estranha situação de um produto com quase 300 anos de história, mas impedido de ser comercializado fora de Minas. Afinal, o que é bom para os mineiros não é bom para os outros brasileiros?

Além do filme, o DVD traz conteúdos não exibidos no cinema. Um dos extras traz a produtora de queijo Romilda, da Serra da Canastra, que ensina a fazer um fantástico pão de queijo.

Helvécio Ratton é mineiro e vive em Belo Horizonte. Estreou na direção filmando no hospício de Barbacena o documentário Em Nome da Razão (1980). Dirigiu A Dança dos Bonecos (1986) e Menino Maluquinho (1995), filmes que marcaram o cinema brasileiro por tratarem o público infantil com sensibilidade e inteligência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.