TAL – Televisión America Latina divulga selecionados do Concurso Caixa de Curtas

A TAL – Televisión America Latina divulga as obras vencedoras do Concurso Caixa de Curtas. São três trabalhos escolhidos em votação aberta pelo site do projeto (www.tal.tv) e também por um júri especializado. Na categoria ficção, foi escolhido En Espera, filmado no Equador pela diretora Gabriela Calvache. O filme argentino Copia A, de Gervasio Rodriguez Traverso e Pablo A. Diaz é o selecionado na categoria animação, e, por fim, a produção brasileira Luiz Poeta, dos diretores Bruno Benedetti, Fábio Eitelberg, Patrick Torres, Pedro Biava e Rafael Stedile, na categoria documentário.

Premiados com R$3 mil cada, as produções estão disponibilizadas no site da TAL, uma das maiores plataformas de divulgação e distribuição de conteúdo audiovisual da América Latina, além de serem distribuídas para uma rede com mais de 100 canais de televisão públicos e culturais de todo o continente.

A produção equatoriana En Espera, filmada em 2010, é a história de uma menina que vive entre a cidade e o campo. O espectador acompanha, em silêncio, a história de Carmen, que desce a colina no vilarejo onde mora para esperar uma van que a transporta até a cidade. Lá, o seu destino é desvelado de forma surpreendente. A obra já ganhou alguns prêmios no Japão, em Chicago, em São Paulo, no Chile e na França.

Na categoria animação, o argentino Copia A é uma bem-humorada história de um projetista de filmes que se diverte na sala de projeção e descobre, sem querer, uma nova forma de ter prazer. Após a descoberta, ele acaba gostando da sensação e a sua aventura tem desdobramentos inusitados. A obra também foi coroada em diversas premiações pelo mundo como no Única 2010, da Suíça, e o Festival Internacional de Animação de Montevidéu. A RECAM – Reunião Especializadas de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul – concedeu para esta obra de animação um prêmio extra de USD 2 mil.

Com a história de um poeta de 103 anos do interior de São Paulo, o documentário Luiz Poeta, conta a trajetória de Luiz Beltrame de Castro, um homem simples que trabalhou a vida inteira com a terra, lutou em diversas marchas do Movimento dos Sem Terra e narrou em versos sua vida. A sua poesia conta a sua história, sua paixão pela terra e pela viola, assim como da sua família, composta por diversos filhos, netos, bisnetos e tataranetos. O filme, de 2012, teve lançamento na Casa das Rosas, em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.