Projeto Memória do Esporte Olímpico divulga os vencedores

Foram selecionados os nove roteiros vencedores da 2ª Edição do Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro. Cada um deles receberá R$ 230 mil para a produção de seus filmes. No total, serão mais de R$ 2 milhões em recursos, que vão contribuir para formar uma memória audiovisual da história do Brasil nas Olimpíadas. O projeto é patrocinado pela Petrobras e tem o apoio da ESPN Brasil, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Cinemateca Brasileira.

A última etapa classificatória aconteceu no dia 6 de novembro, na Cinemateca Brasileira. As 24 produtoras classificadas (de 122 inscritas), tiveram 20 minutos para defender seus projetos para uma banca de jurados composta por José Trajano, Newton Cannito, Elisa Tomelli, Heber Moura e Lina Chamie.

Além de novas modalidades abordadas, o concurso deste ano trouxe projetos que pautaram atletas paraolímpicos. Um deles venceu o edital e terá como tema a corredora e campeã olímpica, Terezinha Guilhermina. Serão produzidos curtas sobre os Jogos Olímpicos de Moscou (1980), basquete masculino, atletismo, judô, natação, vôlei masculino, ciclismo e hipismo. O Memória do Esporte Olímpico contará ainda com a produção de um longa-metragem da diretora Laís Bodanzky.

Os documentários da primeira edição do projeto estão sendo exibidos em mostras, escolas públicas e em caravanas itinerantes pelo País, como parte do esforço em unir educação, esporte e cidadania, a partir de ações do programa Esporte Educacional, capitaneado por Ana Moser. As produtoras deverão concluir seus filmes até maio de 2013.

Os projetos vencedores de 2012 são:

“Três Pontos: Basquete, Rap e o Jejum”, de Rafael Terpins – A Fantástica Fábrica de Filmes
“Um Homem que voa: Nelson Prudêncio”, de Adirley Queirós de Andrade – Bananeira Filmes
“O Brasil na Terra do Misha”, de Silvio Tendler – Caliban Produções Cinematográfica
“A valsa do pódio”, de Bruno Carneiro, personagem Terezinha Guilhermina (paraolímpico) – Cinematográfica Superfilme
“Ippon – A superação olímpica de Rogério Sampaio”, de Carlos Vinicius Borges – El Desierto Filmes
“55s4′ – A Virada”, de Ricardo Dias, personagem Manoel dos Santos (natação) – Francisco Ramalho Junior Filmes
“Viagem – O Saque que mudou o vôlei”, de Giuliano Aissa Zanelato, personagens Montanaro, Wiliam e Renan  – Gaia SP Produções Cine Vídeo
“A volta ao Mundo de Anésio Argenton”, de Fernando Muniz Acquarone – Janeiro Filmes
“No meio do caminho tinha um obstáculo…”, de Carlos Diegues, Baloubet (Hipismo) – Luz Mágica Produções Audiovisuais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.