Alegorias do Subdesenvolvimento – Cinema Novo, Tropicalismo e Cinema Marginal

“Alegorias do Subdesenvolvimento – Cinema Novo, Tropicalismo e Cinema Marginal” (CosacNaify), de Ismail Xavier, revê filmes clássicos deste período sob a ótica da análise estética.

O nosso maior pesquisador das estéticas do cinema analisa nesta obra as relações das alegorias e o do subdesenvolvimento, tema base principal do cinema novo e do cinema marginal. Através de oito filmes realizados entre 67 e 70, Ismail faz uma reflexão sobre o trabalho autoral destes cineastas e a identidade nacional.

“Ismail filma os filmes”, afirma Miguel Wisnik na apresentação do livro. Refere-se à profundidade de análise em filmes como “Terra em Transe”, de Glauber Rocha, “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla, “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, “O Anjo Nasceu” e “Matou a Família e Foi ao Cinema”, de Júlio Bressane, e “Bang Bang”, de Andrea Tonacci.

Esta nova edição apresenta uma junção da tese de doutorado, defendida na Universidade de Nova York, com a tese de livre-docência da USP, publicada pela primeira vez em 1993.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.