Retrospectiva Samuel Fuller

Samuel Fuller (1912-1997) foi rotulado de comunista, anarquista, direitista, fascista, primitivo, belicista, iconoclasta, gênio. Independente como poucos, escrevia, produzia e dirigia. Fez filmes violentos e subversivos que recriavam uma fluência jornalística, combinando personagens marginalizados pelo cinema hegemônico, situações limítrofes e temas sociais para travar um embate ético e moral com a sociedade americana pós-Segunda Guerra Mundial.

Com curadoria de Julio Bezerra, Samuel Fuller: Se você morrer, eu te mato! é uma retrospectiva integral dedicada a um dos cineastas mais importantes da história do cinema, com seus 24 filmes dirigidos ao longo de 40 anos, entre eles obras-primas como Anjo do Mal (Pick up on South Street, 1953), Paixões que Alucinam (Shock Corridor, 1963), O Beijo Amargo (The Naked Kiss, 1964) e o polêmico Cão Branco (1982), engavetado pela Paramount e nunca lançado nos cinemas americanos, episódio que levou Fuller a mudar-se para a França. A mostra também inclui dois documentários sobre o grande cineasta.

Crítico feroz do cinema hollywoodiano – que para ele era sinônimo de cinema não adulto –, Fuller fazia filmes baratos que lançavam mão de gêneros comerciais, arrecadavam dinheiro, mas eram ao mesmo tempo desprezados. Poucos realizadores sintetizaram o perfil do cineasta maldito e iconoclasta como ele, sempre com um charuto na boca e pronto para a briga quando o assunto era sua independência.

Nascido em 1912 em Worcester, Massachussets, Fuller era filho de pais judeus vindos da Rússia e Polônia. Seu trabalho como repórter policial introduziu-o ao submundo das prisões e execuções, ensinando-o a escrever sem adjetivos. Lutou na Segunda Guerra Mundial como um soldado do Exército americano, na divisão conhecida como “The Big Red One”. No fim da Guerra, o pelotão de que fazia parte invadiu o campo de concentração de Falkenau, na Tchecoslováquia. Fuller havia ganhado da mãe uma câmera 16mm. Seu capitão lhe ordenou que filmasse as imagens do campo. Foi seu primeiro filme.

Desde então, ele esteve interessado pelo outro lado da história, sempre, como disse certa vez Inácio Araújo, “entrando pela porta dos fundos”. Seus filmes têm um aspecto retorcido e turbulento, pouco otimista e nada glamouroso. Sua estreia, um western, Eu Matei Jesse James (1949), não conta a história do famoso pistoleiro, mas acompanha Bob Ford, o amigo que atirou nele pelas costas.

Bob Ford não está sozinho. A ele juntam-se outras figuras do submundo, como o Skip McCoy de Anjo do Mal (1953) e Tolly Devlin de A Lei dos Marginais (1961), além de outsiders como a descendente de chineses Angie Dickinson de No Umbral da China (1957) ou o policial nissei de O Quimono Escarlate (1958). Além deles, somam-se os repórteres amorais, detetives infiltrados, prostitutas regeneradas de Casa de Bambu (1955), Paixões que Alucinam (1963) e O Beijo Amargo (1964).

Samuel Fuller tornou-se herói para toda uma geração de cineastas, convidado para atuar em filmes como O Amigo Americano (1977), de Wim Wenders, 1941 (1979), de Steven Spielberg, e Pierrot, Le Fou (1968), de Jean-Luc Godard. Neste último, quando o personagem de Jean-Paul Belmondo o pergunta o que é o cinema, Fuller arrisca uma definição possível: “O cinema é um campo de batalha. É amor, ódio, ação, violência, e morte. Em uma palavra: emoção”.

OS FILMES DA MOSTRA

La Madonne et le Dragon
1990, 90 min
Título Alternativo: Tinikling
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: Jennifer Beals, Luc Merenda, Patrick Bauchau, Samuel Fuller
Classificação Indicativa: 16 anos
A história de dois fotógrafos de notícias que cobrem a revolução do povo nas Filipinas.

Uma Rua Sem Volta
Street of no Return
1989, 35 mm, 93 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Jacques Bral, Samuel Fuller
Elenco: Keith Carradine, Valentine Vargas, Bill Duke, Andréa Ferréol, Samantha Fuller
Classificação Indicativa: 16 anos
Depois de alcançar o sucesso, cantor tem sua carreira arruinada ao disputar o amor de uma mulher com um criminoso que destrói sua garganta no meio de uma luta. Baseado em livro de David Goodis.

Ladrões do Amanhecer
Les voleurs de la nuit
1984, 35 mm, 98 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Olivier Beer, Samuel Fuller
Elenco: Véronique Jannot, Bobby Di Cicco, Stéphane Audran, Claude Chabrol
Classificação Indicativa: 16 anos
François e Isabelle se conhecem em um escritório de desempregados. Ele é violoncelista e ela, historiadora de arte. Os dois acabam se apaixonando e tentam ganhar dinheiro como músicos de rua, mas nada parece dar certo. Isabelle sugere, então, que eles roubem três escritórios.

Cão Branco
White Dog
1982, 35 mm, 90 min, 1.78 : 1
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller, Curtis Hanson
Elenco: Kristy McNichol, Christa Lang, Vernon Weddle
Classificação Indicativa: 16 anos
Uma jovem aspirante a atriz encontra um cão branco perdido na rua e resolve adotá-lo. Ela aos poucos percebe que se trata de um animal treinado a vida toda para atacar pessoas negras (a exemplo dos ‘cães brancos’ da África do Sul). Ao perceber o comportamento racista do cachorro, ela o entrega a um treinador de animais, ele próprio negro, para tentar reeducar o animal. Baseado no romance de Romain Gary.

Agonia e Glória
The Big Red One
1980, 35 mm, 113 ou 162 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: Lee Marvin, Mark Hamill, Robert Carradine, Stéphane Audran
Classificação Indicativa: 16 anos
O filme funciona como o diário de combate da famosa Primeira Infantaria americana durante a Segunda Guerra Mundial, mostrando como se lutou, como se suou e sangrou na guerra e, talvez, como foi possível sobreviver a ela. Ao mesmo tempo que participam de importantes eventos do conflito, o pelotão se envolve em diversos incidentes cotidianos dos civis involuntariamente envolvidos no horror da guerra.

Tubarão
Shark
1969, 35 mm, 92 min
Título Alternativo: Caine
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller, John Kingsbridge
Elenco: Burt Reynolds, Arthur Kennedy, Silvia Pinal, Barry Sullivan
Classificação Indicativa: 16 anos
Um atirador perde sua carga perto de uma pequena cidade costeira do Sudão e fica preso por lá. Quando uma mulher o contrata para invadir um navio afundado nas águas infestadas de tubarões, ele vê a chance de compensar suas perdas.

Quando os Homens são Maus
The Meanest Men in the West
1967, 35 mm, 91 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller, Ed Waters
Elenco: Lee J. Cobb, Charles Bronson, Lee Marvin
Classificação Indicativa: 16 anos
Kalling McGuire é o pior dos homens do Oeste. Tão terrível quanto ele, só mesmo o seu principal inimigo: seu meio-irmão Harge. Em uma emboscada preparada por Kalling, os dois rivais se encontram. A partir dali, nada mais existe na vida de cada um deles.

O Beijo Amargo
The Naked Kiss
1964, 35 mm, 90 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: Constance Towers, Anthony Eisley, Michael Dante
Classificação Indicativa: 16 anos
Kelly (Constance Towers) resolve mudar de vida e vai trabalhar como enfermeira de um hospital infantil para deficientes físicos numa pequena cidade. Mas em Grantville ela descobrirá que a perfeição e a tranquilidade do lugar escondem pessoas mesquinhas e doentes, que podem até machucar as mais indefesas criaturas.

Paixões Que Alucinam
Shock Corridor
1963, 35 mm, 101 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: Peter Breck, Constance Towers, Gene Evans
Classificação Indicativa: 16 anos
Um presunçoso e respeitado jornalista compromete-se a resolver um assassinato cometido num hospício. Para tanto, ele se interna como louco na própria instituição, mesmo sob protestos da namorada stripper. A princípio, o jornalista sente prazer em simular sua loucura, mas, aos poucos, perde a lucidez em contatos com os outros internos, principalmente com os que testemunharam o assassinato.

Mortos que Caminham
Merrill’s Marauders
1962, 35 mm, 98 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Milton Sperling, Samuel Fuller
Elenco: Jeff Chandler, Ty Hardin, Peter Brown
Classificação Indicativa: 16 anos
O General Frank D. Merrill conduz os 3.000 voluntários americanos de sua 5307 Composite Unit, conhecidos como “Merrill’s Marauders”, atrás das linhas japonesas pelas selvas de Burma. Baseado no livro de Charlton Ogburn Jr.

A Lei dos Marginais
Underworld U.S.A
1961, 35 mm, 99 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: Cliff Robertson, Dolores Dorn, Beatrice Kay, Samuel Fuller
Classificação Indicativa: 16 anos
Aos quatorze anos, Tolly Devlin, um pequeno delinquente, vê seu pai sendo assassinado em um beco. Vinte anos mais tarde, descobre que os assassinos fazem parte do alto escalão do sindicato do crime, e infiltra-se nele para pôr sua vingança em prática.

O Quimono Escarlate
The Crimson Kimono
1959, 35 mm, 82 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: Victoria Shaw, Glenn Corbett, James Shigeta
Classificação Indicativa: 16 anos
Em Los Angeles, dois amigos, veteranos combatentes da Guerra da Coréia, trabalham juntos como detetives da divisão de homicídios e estão encarregados de resolver o assassinato de uma dançarina. Durante as investigações, eles se apaixonam por uma misteriosa mulher.

Proibido!
Verboten!
1959, 35 mm, 93 ou 87 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: James Best, Susan Cummings, Tom Pittman
Classificação Indicativa: 16 anos
Uma história de amor entre um soldado americano e uma alemã durante a Segunda Guerra mistura-se ao tema da impaciência da população local em relação aos ocupantes e ao mercado negro. A situação complica-se com as intrigas de um grupo de militantes neonazis.

Dragões da Violência
Forty Guns
1957, 35 mm, 79 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: Barbara Stanwyck, Barry Sullivan, Dean Jagger, John Ericson, Gene Barry
Classificação Indicativa: 16 anos
Jessica Drummond é uma fazendeira de pulso firme que comanda uma equipe de quarenta homens. Ela vive tirando o irmão de encrencas. Quando Griff Bonnell chega à pequena cidade, Jessica experimenta um sentimento novo e seu irmão acaba sendo preso.

Renegando o Meu Sangue
Run of the Arrow
1957, 35 mm, 86 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: Rod Steiger, Sara Montiel, Brian Keith
Classificação Indicativa: 16 anos
Ao final da Guerra Civil, soldado confederado que não aceita a derrota é capturado e por fim adotado pela tribo Sioux. Com o acirramento do conflito entre brancos e índios, ele assume o papel de intermediário.

No Umbral da China
China Gate
1957, 35 mm, 97 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: Gene Barry, Angie Dickinson, Nat King Cole, Lee Van Cleef
Classificação Indicativa: 16 anos
Um grupo de mercenários precisa atravessar o território inimigo durante a guerra do Vietnã para destruir um depósito de armas.

Casa de Bambu
House of Bamboo
1955, 35 mm, 102 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Harry Kleiner
Elenco: Robert Ryan, Robert Stack, Shirley Yamaguchi
Classificação Indicativa: 16 anos
No Japão, ex-soldados americanos integram uma gangue violenta envolvida em assassinatos, jogos e assaltos. A morte de um sargento americano numa ação criminosa coloca a polícia do Exército americano no caso: um militar consegue se infiltrar na quadrilha dos assaltantes com a ajuda de uma mulher japonesa.

Tormenta Sob os Mares
Hell and High Wate1954, 35 mm, 103 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Jesse L. Lasky Jr., Samuel Fuller
Elenco: Richard Widmark, Bella Darvi, Victor Francen
Classificação Indicativa: 16 anos
Um cientista e sua equipe rumam ao Ártico em um submarino em busca de provas de um iminente ataque comunista que poderia culminar com a Terceira Guerra Mundial.

Anjo do Mal
Pickup on South Street
1953, 35mm, 75 min, 1.37 : 1
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: Richard Widmark, Jean Peters, Thelma Ritter
Classificação Indicativa: 16 anos
Skip McCoy é um batedor de carteiras que furta a bolsa de Candy no metrô. Dentre os objetos roubados está um microfilme a ser contrabandeado para o exterior por espiões comunistas. Espiões americanos que seguiam a mulher para identificarem os agentes inimigos percebem a ação criminosa, mas não conseguem deter a fuga de Skip. Todos agora estão atrás dele.

A Dama de Preto
Park Row
1952, 35mm, 83 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: Gene Evans, Mary Welch, Bela Kovacs
Classificação Indicativa: 16 anos
No final do século 19, um jornalista consegue abrir seu próprio jornal e logo se transforma num grande sucesso. A herdeira de um dos maiores jornais da cidade começa uma forte oposição contra ele.

Baionetas Caladas
Fixed Bayonets!
1951, 35mm, 92 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: Richard Basehart, Gene Evans, Michael O’Shea
Classificação Indicativa: 16 anos
Durante a intervenção chinesa na Guerra da Coreia, um general americano recebe ordens para recuar sua divisão além do rio, tendo que atravessar uma ponte aberta ao fogo comunista. Ele decide tentar enganar os inimigos e deixa na retaguarda um pelotão de 48 homens, colocando-o numa passagem estreita nas montanhas, com ordens de “fazer bastante barulho”.

Capacete de Aço
The Steel Helmet
1951, 35mm, 85 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: Gene Evans, Robert Hutton, Steve Brodie
Classificação Indicativa: 16 anos
Durante a Guerra na Coreia, um sargento e um jovem órfão se unem a um grupo de soldados norte-americanos. Eles procuram abrigo num templo budista, imaginando estarem a salvos.

O Barão Aventureiro
The Baron of Arizona
1950, 35mm, 97 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: Vincent Price, Ellen Drew, Vladimir Sokoloff
Classificação Indicativa: 16 anos
Um drama histórico sobre uma página esquecida da formação política dos Estados Unidos: James Addison Reavis, um trapaceiro notório que se arvorou em dono do estado do Arizona por volta de 1872.

Eu Matei Jesse James
I Shot Jesse James
1949, 35mm, 81 min
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller
Elenco: Preston Foster, Barbara Britton, John Ireland
Classificação Indicativa: 16 anos
O filme oferece um retrato de Bob Ford, o homem que matou  seu próprio amigo Jesse James pelas costas para receber perdão da justiça e poder casar com a namorada.

ESPECIAIS

Samuel Fuller, Cineasta Independente
Samuel Fuller, Independent Filmaker
1967, 68 min
Direção: André S. Labarthe
Classificação Indicativa: 12 anos
Filme em vinte e três breves capítulos, no qual o diretor Samuel Fuller apresenta suas ideias sobre política, música, racismo, comunismo, violência, crime, dinheiro, a guerra e a Estátua da Liberdade. O documentário faz parte da série “Cineastas do Nosso Tempo”.

Fuller à Mesa
Fuller à la Table
1982, 11 min
Direção: André S. Labarthe
Classificação Indicativa: 12 anos
Sentado à mesa de montagem, Fuller revê a primeira sequencia do filme “Anjo do Mal” (1953). O cineasta fala do roteiro e mais especificamente sobre esta famosa cena, que se passa dentro do metrô, reconstruído em estúdio. O curta faz parte da série televisiva “Cinéma Cinémas”.

PROGRAMAÇÃO – SÃO PAULO

Quarta, 20 de março

14h – No Umbral da China (China Gate / DVD / 97 min / 1957 / 16 anos)

16h – La Madonne et Le Dragon (DVD / 90 min / 1990 / 16 anos)

18h – Mortos que Caminham (Merrill’s Marauders / 35 mm / 96 min / 1962 / 16 anos)

20h – Beijo Amargo (Naked Kiss / 35 mm / 90 min / 1964 / 16 anos)

Quinta, 21 de março

15h – Agonia e Glória (Big Red One / 35 mm / 162 min / 1980 / 16 anos)

18h – O Barão Aventureiro (The Baron of Arizona / DVD / 97 min / 1950 / 16 anos)

20h – Proibido! (Verboten! / 16 mm / 93 min / 1959 / 16 anos)

Sexta, 22 de março

16h – Tubarão (Shark / DVD / 92 min / 1969 / 16 anos)

18h – Cão Branco (White Dog / 35 mm / 90 min / 1982 / 16 anos)

20h – Capacete de Aço (The Steel Helmet / 16 mm / 85 min / 1951 / 16 anos)

Sábado, 23 de março

15h – Beijo Amargo (Naked Kiss / 35 mm / 90 min / 1964 / 16 anos)

17h – Samuel Fuller, Cineasta Independente (Samuel Fuller, Independent Filmaker / 1967 / 68 min / 12 anos) + Fuller à Mesa (Fuller à la Table / 1982 / 11 min / 12 anos), ambos de André S. Labarthe

19h – Agonia e Glória (Big Red One / 35 mm / 162 / 1980 / 16 anos)

Domingo, 24 de março

14h – Rua sem Volta (Street of no Return / 35 mm / 93 min / 1989 / 16 anos)

16h – A Dama de Preto (Park Row / 35 mm / 83 min / 1952 / 16 anos)

18h – Cão Branco (White Dog / 35 mm / 90 min / 1982 / 16 anos)

Quarta, 27 de março

14h – Tormenta sob os Mares (Hell and High Water / DVD / 103 min / 1954 / 16 anos)

16h – Baionetas Caladas (Fixed Bayonets! / 92 min / 1951 / 16 anos)

18h – O Quimono Escarlate (The Crimson Kimono / 35 mm / 82 min / 1959 / 16 anos)

20h – A Lei dos Marginais (Underworld USA / 16 mm / 99 min / 1961 / 16 anos)

Quinta, 28 de março

16h – Quando os Homens são Maus (The Meanest Men in the West / DVD / 91 min / 1967 / 16 anos)

18h – Paixões que Alucinam (Shock Corridor / 35 mm / 101 min / 1963 / 16 anos)

20h – DEBATE

Sexta, 29 de março

16h – Eu Matei Jesse James (I Shot Jesse James / DVD / 81 min / 1949 / 16 anos)

18h – Ladrões do Amanhecer (Les Voleurs de La Nuit / 35 mm / 98 min / 18 anos)

20h – Dragões da Violência (Forty Guns / 35 mm / 79 min / 1957 / 16 anos)

Sábado, 30 de março

16h – Casa de Bambu (House of Bamboo / 102 min / 1955 / 16 anos)

18h – O Quimono Escarlate (The Crimson Kimono / 35 mm / 82 min / 1959 / 16 anos)

20h – Paixões que Alucinam (Shock Corridor / 35 mm / 101 min / 1963 / 16 anos)

Domingo, 31 de março

14h – Renegando o Meu Sangue (Run of the Arrow / 35 mm / 89 min / 1957 / 16 anos)

16h – Dragões da Violência (Forty Guns / 35 mm / 79 min / 1957 / 16 anos)

18h – Anjo do Mal (Pickup on South Street / 35 mm / 75 min / 1953 / 16 anos)

 

Samuel Fuller: Se você morrer, eu te mato!
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Produção e Organização: Julio Bezerra
São Paulo: 20 a 31 de março de 2013
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Cinema (70 lugares)
Rua Álvares Penteado 112, Centro, tels. (11) 3113.3651 e (11) 3113.3652
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)
Sessões em DVD: gratuitas
www.bb.com.br/cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.