Filme de abertura do BIFF terá presença da atriz Hélène Vincent

Hélène Vincent é uma das mais consagradas atrizes do teatro, televisão e cinema franceses. Protagonista de Uma Primavera com minha Mãe (Quelques Heures de Printemps), filme que será exibido na abertura do II BIFF – Festival Internacional de Cinema de Brasília, que acontece de 13 a 23 de junho, a atriz vem ao Brasil para a noite de abertura do evento. O filme lhe rendeu a terceira indicação ao prêmio César, do Festival de Cannes.

Jocelyne Hélène Nain nasceu em 1943, casou-se com o diretor e ator Pierre Vincent e é mãe do realizador Thomas Vincent. Iniciou sua carreira como atriz de teatro, em 1966. Foi sob a direção do cineasta René Allio, que lhe ofereceu seu primeiro papel no cinema, em Les Camisards (1969), depois em Pierre et Paul (1970), que Hélène Vincent fez sua estreia no cinema. Depois, trabalhou com Bertrand Tavernier em Que la Fête Commence, de 1975, e com Diane Kurys, em Cocktail Molotov (1979).

Após uma ausência de dez anos das grandes telas, ela fez uma participação na comédia de Etienne Chatiliez, La Vie est um Long Fleuve Tranquille, que lhe valeu o César de melhor atriz coadjuvante, em 1989. Três anos mais tarde, foi novamente indicada ao prêmio César, desta vez por J’embrasse pas, de André Techiné.

Hélène Vincent interpretou uma jornalista em Trois Couleurs – Bleu, longa-metragem que integra a trilogia de Krzysztof Kieslowski, em 1993. Sua presença no cinema ainda integra a filmografia de outros nomes consagrados como Jean-Louis Benoît, Alain Berliner e Coline Serreau. Paralelamente, desenvolveu uma premiada carreira na televisão – onde participa de séries de sucesso – e no teatro – o que já lhe valeu um prêmio Molière e duas outras indicações, bem recentes, em 2010 e em 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.