Mostra exibe obras restauradas do cinema brasileiro

A Cinemateca Brasileira apresenta, entre os dias 8 de junho e 7 de julho, a terceira edição da mostra Clássicos & Raros do nosso Cinema. Uma das principais iniciativas de difusão e preservação do cinema brasileiro organizadas pela instituição, a mostra exibe uma seleção de obras consagradas e produções obscuras do cinema brasileiro, em versões restauradas e cópias novas.

A mostra se tornou um projeto exemplar para o trabalho desenvolvido pela Cinemateca. Além de optar por um critério de curadoria abrangente, que considera a história do cinema brasileiro como espaço de manifestações variadas, o evento também se diferencia por ações de preservação como a confecção de novas matrizes para a maior parte dos títulos selecionados. Tudo isso aliado à discussão sobre o fazer cinematográfico.

Dentre as várias atrações programadas para a terceira edição da retrospectiva, destacam-se a homenagem ao fotógrafo e diretor Aloysio Raulino, que terá três de seus curtas apresentados em versão restaurada; a exibição do raríssimo curta-metragem de Rogério Sganzerla, Quadrinhos no Brasil; e a apresentação de clássicos como O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha, A Morte Comanda o Cangaço, de Carlos Coimbra, e Conversas no Maranhão, de Andrea Tonacci. Quanto às raridades há muito fora das telas, destacam-se Katucha… a Mulher Desejada, de Paulo R. Machado, Mulheres e Milhões, de Jorge Ileli, Engraçadinha Depois dos Trinta, de J. B. Tanko, e Mundo Estranho, de Francisco Eichorn.

Os artistas Aurora Duarte, Paulo Sacramento, Andrea Tonacci, Maurice Capovilla e João Silvério Trevisan compõem o elenco de convidados que irão conversar com o público sempre aos sábados.

 

CLÁSSICOS & RAROS DO NOSSO CINEMA – 3ª EDIÇÃO

Data: de 8 de junho a 7 de julho
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – próxima ao Metrô Vila Mariana
Informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.