Cine Ceará divulga programação de sua 23ª edição

Na manhã dessa segunda-feira, 19, o diretor-geral do Cine Ceará, festival ibero-americano de cinema, Wolney Oliveira, apresentou a programação completa da 23ª edição do evento, que acontecerá de 7 a 14 de setembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Concorrem ao Troféu Mucuripe os filmes inscritos nas categorias longa-metragem (divididos em filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica) e curta-metragem (filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica).

Disputam o Troféu Mucuripe de longa-metragem as seguintes produções ibero-americanas: Se Deus Vier que Venha Armado, de Luis Dantas (Brasil); Emak Bakia, de Oskar Alegria (Espanha); Olho Nu, de Joel Pizzini (Brasil); Rincón de Darwin, de Diego Fernández Pujol (Uruguai-Portugal); El Paciente Interno, de Alejandro Solar Luna (México); La Película de Ana, de Daniel Diaz Torres (Cuba); Mercedes Sosa, la Voz de Latinoamérica, de Rodrigo H. Vila (Argentina); e Solidões, de Oswaldo Montenegro (Brasil).

Já na mostra competitiva de curtas-metragens, participam os filmes brasileiros Au Revoir, de Milena Times (PE); ED.,de Gabriel Garcia (RS); Em Cartaz, de Fernanda Teixeira (RJ); Jessy, de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge (BA);Mauro em Caiena, de Leonardo Mouramateus (CE); O Melhor Amigo, de Allan Deberton (CE); O Pacote, de Rafael Aidar (SP); O Pai do Gol, de Luiz Ferraz (SP); O que Lembro, Tenho, de Rafael Barbosa (AL); Pintas, de Marcus Vinicius Vasconcelos (SP); Quinha, de Caroline Oliveira (PE); e Sanã, de Marcos Pimentel (MG).

Os prêmios da crítica para melhor curta e longa-metragem serão concedidos pela Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Para o melhor longa, de acordo com o júri oficial, será concedido um prêmio especial no valor de 10 mil dólares. Haverá ainda a entrega do troféu Mucuripe de melhor curta da mostra Olhar do Ceará, definido por um júri de estudantes das universidades de Fortaleza.

O 23º Cine Ceará homenageará a cinematografia contemporânea de Portugal, trazendo longas e curtas produzidos nos últimos 15 anos e prestando também uma homenagem à atriz, cantora e cineasta portuguesa Maria de Medeiros, que fará um show de abertura e terá uma mostra especial. Ela vai receber o troféu “Eusélio Oliveira”, título máximo do festival.

Pela primeira vez sediado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cine Ceará também terá exibições no espaço da Caixa Cultural, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, na Universidade de Fortaleza (Unifor), no Mercado dos Pinhões e na Vila das Artes. Além das mostras Portugal Contemporâneo (com 14 produções, entre curtas e longas-metragens) e mostra Maria de Medeiros – que reúne filmes dirigidos e/ou interpretados por ela, com destaque para Repare Bem, filmado recentemente, sobre a ditadura militar brasileira – a programação contará com a mostra Olhar do Ceará, composta apenas por produções de realizadores cearenses sociais, e as mostras sociais Terceira Idade, Acessibilidade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, e a mostra Canal Brasil.

Completam a programação os seminários Diálogos Visuais: o Cinema de Portugal, A Lei 12.485 e o Mercado Audiovisual Brasileiro e as oficinas O Cinema de Quentin Tarantino, Direção de Fotografia, Câmera e Iluminação Cinematográfica e Cinema de Animação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.