Projeto Memória do Esporte Olímpico lança sua terceira edição

O projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que fomenta a produção da história dos grandes atletas que representaram o país nos jogos olímpicos, chega à sua terceira edição. Com as edições anteriores do projeto, lançadas respectivamente em 2011 e 2012, foram realizados 20 filmes, sendo 18 curtas (26 min) e dois médias (52 min).

Para o edital deste ano, lançado no dia 13 de agosto, estão previstos R$ 2 milhões em recursos. A seleção pública é aberta a qualquer produtora de vídeo do Brasil inscrita na ANCINE e vai contemplar nove documentários, de 26 minutos, com R$ 230 mil cada um.

As inscrições serão feitas online, por meio do site do projeto (www.memoriadoesporte.org.br), até o dia 14 de outubro. A concorrência contará com duas etapas de seleção. Na primeira, serão analisadas as propostas conforme sua relevância e aderência ao edital. Na segunda fase, os classificados concorrerão entre si em um pitching (defesa oral), feito para uma banca de profissionais que definirá os nove finalistas.

Memória do Esporte Olímpico Brasileiro teve início em 2011 com o lançamento do primeiro edital. Em 2012, os 10 títulos (9 de 26 min e um de 52 min) produzidos com os recursos desse edital foram exibidos em salas de cinema – Cine Olido e Reserva Cultural; na TV – ESPN e Rede Record; e também no CEUs.

Neste ano de 2013, os filmes que resultaram do segundo edital estão sendo exibidos na ESPN, e também na Cinemateca Brasileira, além de outros espaços cinematográficos. Ainda neste ano, haverá exibição dos filmes na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Para 2014, quando serão lançados os títulos da terceira edição, estão previstas exibições nos grandes festivais de cinema do país, além da ESPN e de uma TV aberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.