Mostra reúne filmes da nova fase do cinema autoral alemão

O termo “Escola de Berlim” não se refere a uma escola de cinema, mas a um conceito cinematográfico, um estilo estético do cinema alemão que surgiu em meados dos anos 90 e que poderá ser apreciado e debatido na mostra que o CCBB realiza, em parceria com o Goethe-Institut, no Rio de Janeiro e em São Paulo, como parte das comemorações da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.

O debate será estimulado pelas presenças do curador Georg Seesslen e dos cineastas Ramon Zürcher (A Gatinha Esquisita), Nicolas Wackerbarth (Meia Sombra) e Thomas Arslan (Ouro e Nas Sombras), no Rio. O diretor Henner Winckler (Excursão Escolar) estará presente em São Paulo, que também contará com a participação do curador e de Thomas Arslan.

A mostra, que também é uma das atrações do Festival do Rio, exibirá 19 longas-metragens, produzidos entre 1990 e 2013, dirigidos pelos principais representantes da Escola de Berlim, como Christian Petzold (“Barbara”), Angela Schanelec, Thomas Arslan, Christoph Hochhäusler e Maren Ade. Grande parte dos filmes são inéditos, entre eles Marselha, de Angela Schalenec, exibido na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes, e Ouro, de Thomas Arslan, que participou da mostra competitiva do Festival de Berlim 2013. Será produzido um livro-catálogo com textos inéditos que poderá ser adquirido gratuitamente por quem assistir, pelo menos, cinco sessões da mostra.

A Escola de Berlim iniciou uma nova fase do cinema autoral da Alemanha, trouxe uma mudança de visão, de perspectiva e repensou a maneira de se fazer filmes.

Nos anos 90, o cinema alemão era dominado por comédias leves, coproduzidas pela televisão privada para o grande público. Em Berlim, um grupo de jovens cineastas formado por Christian Petzold, Angela Schanelec e Thomas Arslan, entre outros, começou a contrariar esse estilo fazendo filmes com uma estética super realista e objetiva. O foco de seus filmes se deslocou para o supostamente banal, para o dia a dia, e desse setting eles extraíram as questões que acharam relevantes.

Embora, nos dias de hoje, muitos cineastas da Escola de Berlim não tenham sido formados em Berlim e venham de outras cidades da Alemanha, como por exemplo Munique, o termo Escola de Berlim passou a ser usado para classificar um certo tipo de cinema marcado pelo realismo com que as histórias são contadas e pela mesma ideia teórica sobre filme como meio de reflexão. Eventos dramáticos e centrais são apresentados sem grande emoção e de forma objetiva, quase como secundários. A dramaturgia se desenvolve por dentro dos personagens quando eles olham para seu dia a dia.

Uma característica da  Escola de Berlim é a reflexão teórica como base. Um grupo de cineastas, entre eles Christian Petzold, Benjamin Heisenberg e Christoph Hochhäusler, publica duas vezes por ano a revista de cinema Revolver que reúne matérias escritas por cineastas e funciona como plataforma para a troca de ideias e de reflexão sobre questões cinematográficas.

A origem (e o próprio nome) da Escola de Berlim surgiu nos anos 70, quando um grupo de cineastas realizou filmes num ambiente operário. Harun Farocki fez parte desse grupo e foi professor na Escola de Cinema DFFB, em Berlim, onde Christian Petzold, o expoente mais conhecido da Escola de Berlim, era estudante. Até hoje, Farocki trabalha como roteirista em todos os filmes de Petzold. Diferentemente dos filmes dos anos 70, os filmes da  Escola de Berlim tratam de buscas de alternativas sociais e políticas sem que essas alternativas sejam mostradas.

Confira abaixo os filmes que compõem a mostra:

À Procura
(Auf der Suche, Alemanha/França, 2011, 89 min)
Direção e roteiro: Jan Krüger
Elenco: Corinna Harfouch, Nico Rogner, Valerie Leroy
Valerie não tem conseguido entrar em contato com seu filho Simon, médico alemão vivendo há algum tempo em Marselha, na França. Preocupada, ela decide ir até a cidade onde ele mora e pede ajuda a Jen, ex-namorada de seu filho, para que possa dar-lhe apoio em sua missão naquele território desconhecido. Chegando lá, elas encontram um apartamento abandonado. Cada pista que Valeria e Jen seguem dão em nada. Como alguém desaparece sem deixar vestígios? Como alguém que se pensava conhecer tão bem de repente se torna um desconhecido? E quem é Simon realmente?

Bangalô
(Bungalow, Alemanha, 2002, 84 min)
Direção: Ulrich Köhle
Elenco: Lennie Burmeister, Devid Striesow, Trine Dyrholm
Paul tem 19 anos e está cansado do tédio da vida de cidade pequena. Sua decisão de servir o exército só piorou as coisas. Não que ele esteja orgulhoso de seu compromisso com o país, pois sua única motivação para entrar para se alistar foi ofender sua família de esquerda. Um dia, ele decide fugir do serviço e vai para o bangalô onde seus pais moram, que está vazio enquanto eles viajam de férias. Ao chegar, Paul fica surpreso ao descobrir que Max, seu irmão mais velho, e sua namorada, Lene, também estão lá, planejando desfrutar de alguns agradáveis ​​ dias juntos.

Caminho do Bosque
(Milchwald, Alemanha, 2003, 90 min)
Direção: Christoph Hochhäusler
Elenco: Judith Engel, Sophie Charlotte Conrad, Leonard Bruckmann
Sylvia, madrasta de Lea e Konstantin, vai buscá-los na escola e decide fazer compras com eles do outro lado da fronteira com a Polônia. Até que uma discussão feroz irrompe e ela, num impulso, para o carro no meio do nada, joga as crianças para fora e vai embora furiosa. Quando ela volta, poucos minutos depois, não há mais sinal dos dois. Depois de uma rápida busca, Sylvia decide voltar para casa, culpada. Enquanto isso, Lea e Konstantin são encontrados por Kuba, um entregador, que promete ajudá-los. Mas a essa altura as crianças têm dificuldade em acreditar na palavra de um adulto.

A Cidade Abaixo
(Unter dir die Stadt, Alemanha, 2010, 110 min)
Direção: Christoph Hochhäusler
Elenco: Nicolette Krebitz, Robert Hunger-Bühler, Mark Waschke
Um homem e uma mulher se conhecem em uma exposição e compartilham um momento fugaz de atração. Dias depois, um segundo encontro casual os leva a um café inocente e os dois estranhos – ambos casados ​​– se deixam levar pelo fascínio inexplicável que sentem um pelo outro. Svenja é curiosa e aceita ir a um hotel com Roland, mas ela não consuma o affair. Alto executivo no banco onde o marido de Svenja trabalha, Roland está acostumado a conseguir aquilo que quer e decide interferir na transferência do marido dela para a Indonésia. Sem saber das maquinações de Roland, Svenja agora já não resiste.

A Doença do Sono
(Schlafkrankheit, Alemanha/França/Holanda, 2011, 91 min)
Direção e roteiro: Ulrich Köhler
Elenco: Pierre Bokma, Jean-Christophe Folly, Jenny Schily, Hippolyte Girardot
Ebbo e Vera passaram a maior parte dos últimos 20 anos em diferentes países da África. Ebbo é gerente em um programa de tratamento de doença do sono. Vera sente-se cada vez mais perdida em uma comunidade de expatriados em Yaoundé, capital de Camarões. Ela não consegue aguentar a separação de sua filha, que foi estudar em um internato na Alemanha. Ebbo precisa então desistir de sua vida na África, ou acabará perdendo sua esposa. Anos depois, Alex, jovem de origem congolesa, viaja a Camarões. Em vez de encontrar novas perspectivas, acaba encontrando Ebbo, um homem perdido e destrutivo.

Dreileben: Algo Melhor do que a Morte
(Dreileben: Etwas Besseres als den Tod, Alemanha, 2011, 88 min)
Direção e roteiro: Christian Petzold
Elenco: Jacob Matschenz, Luna Mijovic, Vijessna Ferkic, Rainer Bock
Um grande hospital nos arredores de uma pequena cidade no meio da floresta da Turíngia. É aqui que Johannes realiza seu serviço militar alternativo. O médico-chefe, diretor geral do lugar e amigo da família, foi quem o recrutou. Johannes conhece Ana. Na noite do primeiro beijo entre os dois, um criminoso sexual escapa do hospital. Sua fuga e a busca frenética da polícia acompanham a história de Johannes e Ana – uma história de amor sem futuro e que transcende fronteiras. Primeira parte da trilogia Dreileben.

Dreileben: Não me Siga
(Dreileben: Komm mir nicht nach, Alemanha, 2011, 88 min)
Direção: Dominik Graf
Elenco: Jeanette Hain, Susanne Wolff, Mišel Matičević
Em algum lugar na floresta da Turíngia – uma região mítica cheia de lendas e superstições – vaga um criminoso sexual. Johanna, psicóloga da polícia, é enviada para a região. Ela fica hospedada na casa de sua amiga Vera e seu marido Bruno, que vivem na Turíngia há algum tempo. Velhas histórias e antigos sentimentos ressurgem. É quando as duas mulheres chegam à conclusão de que, dez anos antes, em Munique, as duas tiveram um caso com o mesmo homem, ao mesmo tempo, sem nunca terem se conhecido. Segunda parte da trilogia Dreileben.

Dreileben: Um Minuto no Escuro
(Dreileben: Eine Minute Dunkel, Alemanha, 2011, 90 min)
Direção: Christoph Hochhäusler
Elenco: Stefan Kurt, Eberhard Kirchberg, Imogen Kogge
Frank Molesch, um homem condenado por homicídio e crimes sexuais, aproveita uma oportunidade para fugir do hospital em que está internado. Ele se esconde em uma floresta na região da Turíngia. Mas o isolamento do mundo e o fato de que está sendo caçado pela polícia causam-lhe mudanças e ele começa a ter cada vez mais medo. A polícia usa tudo o que tem a seu alcance para tentar encontrá-lo, mas é uma detetive em licença médica que fica mais próxima da verdade. Última parte da trilogia Dreileben.

Excursão Escolar
(Klassenfahrt, Alemanha, 2002, 86 min)
Direção: Henner Winckler
Elenco: Steven Sperling, Sophie Kempe, Maxi Warwel
Um retrato dos mistérios da puberdade e dos encantos do primeiro amor. Um grupo de cerca de 20 adolescentes de Berlim está fazendo um passeio obrigatório patrocinado pela escola: uma viagem de ônibus para a costa báltica da Polônia. Cigarros e bebidas correm solto, assim como brincadeiras em geral. A história é focada na popular Isa e no solitário Ronny, que, muito lentamente, começa a se aproximar da menina. Diferente da versão da adolescência criada pelo cinema de Hollywood, Ronny, Isa e seus colegas são ao mesmo tempo estranhamente divertidos e dolorosamente sinceros.

Férias
(Ferien, Alemanha, 2007, 91 min)
Direção roteiro e produção: Thomas Arslan
Elenco: Angela Winkler, Karoline Eichhorn, Uwe Bohm
É verão em uma casa de campo remota no meio de uma floresta. Os habitantes deste refúgio, vivendo longe do resto do mundo, são Anna, seu marido Robert e seu filho Max. Laura, filha do primeiro casamento de Anna, chega de Berlim com seu marido Paul e seus filhos para passar as férias. As coisas começam bem, com uma série de agradáveis caminhadas, mergulhos no lago e refeições em família no jardim. O clima positivo é interrompido quando a mãe de Anna fica gravemente doente e passa a precisar de cuidados. Em pouco tempo, os problema entre Laura e Paul começam a se tornar evidentes.

A Gatinha Esquisita
(Das merkwürdige Kätzchen, Alemanha, 2013, 72 min)
Direção e roteiro: Ramon Zürcher
Elenco: Jenny Schily, Anjorka Strechel, Mia Kasalo
Poderia ser um sitcom americano, não fosse tudo tão surreal. Em um apartamento em Berlim, uma família se reúne para uma tarde de rituais prosaicos: uma conversa em torno da mesa de jantar, o conserto de uma maquina de lavar ou pequenos reparos, como pregar um botão que foi deliberadamente arrancado. Em uma cadeia de ações e reações cuidadosamente encenada, os mais simples gestos familiares ganham aos poucos contornos absurdos, onde até animais e objetos desempenham novos papéis.  Uma espirituosa fábula sobre os encantos que a rotina pode reservar.

Marselha
(Marseille, Alemanha, 2003, 95 min)
Direção e roteiro: Angela Schanelec
Elenco: Maren Eggert, Alexis Loret, Marie-Lou Sellem
Sophie, uma jovem fotógrafa alemã, troca seu apartamento com um estudante de Marselha, na França. É fevereiro e Marselha parece uma cidade difícil. Sophie mergulha na cidade, sozinha, e tira fotografias. Em uma oficina mecânica, pede ao jovem Pierre que lhe consiga um carro. Dois dias depois, eles se reencontram e passam a noite em um bar, encantados pelos mistérios um do outro. Quando Sophie retorna a Berlim, é imediatamente tomada por sua vida anterior: seu amor por Ivan, marido de sua melhor amiga, ainda domina. Até que ela decide viajar para Marselha pela segunda vez.

Meia Sombra
(Halbschatten, Alemanha/França, 2013, 80 min)
Direção e roteiro: Nicolas Wackerbarth
Elenco: Anne Ratte-Polle, Leonard Proxauf, Emma Bading
Em um dia nublado de verão, Merle chega à casa de campo de Romuald, seu namorado, no sul da França. De jaqueta e malas na mão, ela encontra as portas trancadas. Ele a convidou para visitá-lo, mas parece que decidiu viajar para algum outro lugar. Mas a casa não está vazia: logo Merle percebe que tem que chegar a um acordo com os filhos de Romuald. Ela vai ajudar na comemoração do aniversário de 13 anos da jovem Emma e lidar com os abusos de Felix, o filho adolescente que vê a sua presença como uma provocação. Logo, no entanto, quase não se sente mais a falta de Romuald.

Nas Sombras
(Im Schatten, Alemanha, 2010, 85 min)
Direção e roteiro: Thomas Arslan
Elenco: Mišel Matičević, Karoline Eichhorn, Uwe Bohm, Rainer Bock
Trojan é um ladrão que acaba de sair da cadeia, depois de cumprir pena por alguns anos por assalto à mão armada. Ele volta imediatamente para a o crime ao conseguir uma arma, e sai em busca de novas oportunidades de golpes e roubos. Ele também vai atrás do mandante do crime que o colocou atrás das grades, exigindo sua parte do dinheiro. Ao lado de sua ex-namorada Nora e de Nico, um ladrão veterano, Trojan começa a planejar um arriscado assalto a um carro blindado. Ele só não sabe que um policial está em seu encalço.

Saudade
(Sehnsucht, Alemanha, 2006, 88 min)
Direção e roteiro: Valeska Grisebach
Elenco: Andreas Müller, Ilka Welz, Anett Dornbusch
Um homem e uma mulher vivem em uma vila não muito longe de Berlim. O casal é inseparável; ele se amam desde que eram crianças. Ambos estão agora em seus 30 e poucos anos: ele é soldador e membro auxiliar da brigada de incêndio; ela trabalha algumas horas por semana como faxineira e canta em um coro. Um dia, o homem sai em viagem de negócios e, depois de uma noite de bebedeira, acorda no apartamento de outra mulher. Esta ligação não muda seu amor por sua esposa, mas, por mais que tente, ele não consegue encontrar o caminho de volta à sua antiga vida.

A Segurança Interna
(Die innere Sicherheit, Alemanha, 2000, 108 min)
Direção: Christian Petzold
Roteiro: Christian Petzold e Harun Farocki
Elenco: Julia Hummer, Barbara Auer, Richy Müller, Rogério Jaques
Clara e Hans, um casal de ex-terroristas, vivem na clandestinidade com Jeanne, sua filha adolescente, durante anos. Em algum lugar de Portugal, eles conseguem estabelecer identidades semioficiais, até que um momento de desatenção faz tudo desmoronar e eles precisam fugir novamente. É quando acabam chegando à Alemanha. Lá, sua filha reencontra Heinrich, um surfista por quem se apaixonara em Portugal. Enquanto isso, os pais, ao roubarem um banco, são capturados tentando fugir. Um misto de filme político e o retrato de uma adolescente virando adulta.

Todos os Outros
(Alle Anderen, Alemanha, 2009, 119 min)
Direção e roteiro: Maren Ade
Elenco: Birgit Minichmayr, Lars Eidinger, Hans-Jochen Wagner
Gitti e Chris são um estranho casal que passa um feriado juntos, isolados no campo. Um retrato íntimo de duas pessoas da maneira como só pode ser quando estão sozinhas: seus rituais secretos, seus disparates, seus sonhos não realizados e suas pequenas lutas de poder. Um evento aparentemente sem importância – um encontro com outro casal – serve para desestabilizar o relacionamento deles. Não só o outro casal é mais bem-sucedido, como os dois também conseguem esconder os convencionais perfis de gênero sob uma fachada de modernidade. Melhor atriz (Minichmayr) e grande prêmio do júri no Festival de Berlim.

Viver na RFA
(Leben – BRD, Alemanha Ocidental, 1990, 83 min)
Direção e produção: Harun Farocki
Um documentário de gênero sobre a Alemanha em 1990 em que as pessoas reais assumem os papéis de si mesmas, o filme explora a ideia de que nada é feito no país sem cuidadosa preparação. Seja em uma aula de como se portar no parto ou numa base de treinamento militar, em todo lugar se vê o esforço incessante de estar preparado para uma emergência de “realidade”. Um retrato de uma sociedade em que parir, morrer, chorar, matar e cuidar de necessitados são atos ensinados e aprendidos em instituições estatais ou privadas. Melhor documentário de 1990 pela Associação de Críticos da Alemanha.

Yella
(Yella, Alemanha, 2007, 89 min)
Direção e roteiro: Christian Petzold
Elenco: Nina Hoss, Devid Striesow, Hinnerk Schönemann
Melhor atriz no Festival de Berlim 2007 (Nina Hoss)
Yella deixa sua pequena cidade no leste da Alemanha por um trabalho promissor e uma nova vida do outro lado do rio Elba. Em Hanôver, ela conhece Philipp, jovem executivo de uma empresa de capital, que lhe dá emprego como sua assistente. Embora não tenha conhecimento do mundo do capital de risco, ela logo descobre que tem um talento especial para lidar com empresários sem escrúpulos. As negociações se tornam um jogo emocionante. Parece que Yella finalmente vai conseguir tudo o que sempre quis. Mas vozes estranhas a afligem: são verdades de seu passado voltando para assombrá-la.

Programação São Paulo

11 de Setembro – Quarta-feira

17h – Yella, 89 min, 35mm, 12 anos
19h – A gatinha esquisita, 72 min, bluray, livre 

12 de Setembro – Quinta-feira

15h – Nas Sombras, 85 min, 35mm, 12 anos
17h – Marselha, 95 min, 35mm, livre
19h – A Segurança Interna, 108 min, 35mm, 12 anos 

13 de Setembro – Sexta-feira

15h – Férias, 91 min, 35mm, livre
17h – A Cidade Abaixo, 110 min, 35mm, 12 anos
19h – Saudade, 88 min, 35mm, 12 anos      

14 de Setembro – Sábado

14h – Bangalô, 84min, 35mm, 12 anos
16h – A Doença do Sono, 91 min, 35mm, livre
18h – Todos os outros, 119 min, bluray, 12 anos

15 de Setembro – Domingo

14h – Dreileben: Algo melhor do que a morte, 88 min, bluray, 12 anos
16h – Dreileben: Um minuto no escuro, 90 min, bluray, 12 anos
18h – Dreileben: Não me siga, 88 min, bluray, 12 anos

18 de Setembro – Quarta-feira

17h – Caminho do Bosque, 90 min, beta, 12 anos
19h – À Procura, 89 min, 35mm, livre

19 de Setembro – Quinta-feira

14h45 – Todos os outros, 119 min, bluray, 12 anos
17h – Férias, 91 min, 35mm, livre
19h – Excursão Escolar, 86 min, 35mm, 12 anos

20 de Setembro – Sexta-feira

15h – A Doença do Sono, 91 min, 35mm, livre
17h – Marselha, 95 min, 35mm, livre
19h – PALESTRA COM FILIPE FURTADO

21 de Setembro – Sábado

14h – Meia Sombra, 80 min, bluray, 12 anos
16h – DEBATE COM HENNER WINCKLER, diretor de “Excursão Escolar”; MARCO DUTRA, diretor de “Trabalhar Cansa”; e GUSTAVO PIZZI, diretor de “Riscado”; mediação de LUIZ RANGEL
18h – Yella, 89 min, 35mm, 12 anos

22 de Setembro – Domingo

14h – À Procura, 89 min, 35mm, livre
16h – A gatinha esquisita, 72 min, bluray, livre
18h – A Cidade Abaixo, 110 min, 35mm, 12 anos

25 de Setembro – Quarta-feira

17h – Viver na RFA, 83 min, DVD, 16 anos
19h – Nas Sombras, 85 min, 35mm, 12 anos 

26 de Setembro – Quinta-feira

15h – Saudade, 88 min, 35mm, 12 anos
17h – Dreileben: Algo melhor do que a morte, 88 min, bluray, 12 anos
19h – PALESTRA COM FILIPE FURTADO

27 de Setembro – Sexta-feira

15h – Bangalô, 84 min, 35mm, 12 anos
17h – Dreileben: Um minuto no escuro, 90 min, bluray, 12 anos
19h – Meia Sombra, 80 min, bluray, 12 anos

28 de Setembro – Sábado

14h – Excursão Escolar, 86 min, 35mm, 12 anos
16h – Dreileben: Não me siga, 88 min, bluray, 12 anos
18h – Caminho do Bosque, 90 min, beta, 12 anos

 

Mostra Escola de Berlim

CCBB São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112, Centro, tels. (11) 3113.3651 e (11) 3113.3652. Cinema (70 lugares)
De 11 a 28 de setembro de 2013 (quarta a domingo)
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Sessões em DVD: gratuitas.

CCBB Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel (21) 3808-2020. Salas de Cinema 1 (98 lugares)
De 27 de setembro a 14 de outubro de 2013 (quarta a segunda-feira)
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

Informações: www.bb.com.br/cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.