Morro dos Prazeres

O novo documentário da cineasta Maria Augusta Ramos, “Morro dos Prazeres”, entra em cartaz no país no dia 29 de novembro. O longa teve suas primeiras sessões no Brasil no último Festival de Brasília, onde venceu os prêmios de melhor direção (Maria Augusta Ramos), melhor fotografia (Leo Bittencourt e Gui Gonçalves) e melhor som (Felippe Mussel), na competição de documentários.

O filme fecha uma trilogia, ao lado dos longas anteriores de Maria Augusta, “Justiça” (2004) e “Juízo” (2007), sobre os sentidos da lei para os cidadãos e para os sujeitos encarregados de fazê-la valer. “Morro dos Prazeres” também foi exibido na 37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que aconteceu de 18 a 31 de outubro.

O documentário é uma crônica sobre o cotidiano de uma comunidade no Rio de Janeiro um ano após a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Como “Justiça” e “Juízo”, o filme lança um olhar sobre o modo de viver e de pensar de seus personagens e aborda algumas questões centrais da sociedade brasileira, como a noção de justiça e cidadania, as questões de gênero, as fronteiras entre vida pública e privada, e as distorções geradas pelo abismo social.

A pré-estreia do filme acontecerá no dia 25 de novembro, segunda-feira, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta (Rua Augusta 1.475 – São Paulo). A sessão será seguida de debate com a diretora Maria Augusta Ramos e Daniel Cerqueira, diretor da diretoria de estudos e políticas do estado, das instituições e da democracia (Diest) do IPEA e professor da FGV. A mediação do debate será do repórter especial da Folha de São Paulo, Mario César Carvalho. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do cinema a partir das 19h do mesmo dia.

Em dezembro, Maria Augusta Ramos será homenageada em festival na Varsóvia, Polônia, onde terá seus filmes exibidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.