Programa Ibermedia anuncia projetos selecionados na convocatória de 2013

Entre os dias 11 e 14 de novembro, autoridades de 18 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela) estiveram presentes na cidade portuguesa do Estoril, durante a XV Reunião Ordinária da Conferência de Autoridades Cinematográficas de Iberoamérica – CACI. O encontro foi presidido por Manoel Rangel, diretor-presidente da ANCINE e secretário-executivo da CACI, e contou com a participação do assessor internacional da agência, Eduardo Valente.

Além de iniciativas de integração entre os países membros e discussões sobre o cenário atual do audiovisual da região ibero-americana, a pauta incluiu o andamento dos programas criados e gerenciados pela CACI. O mais antigo e importante deles, o Programa Ibermedia, anunciou na ocasião sua seleção para a convocatória de 2013.

Entre os 119 projetos selecionados, há três coproduções majoritárias brasileiras: “Quatro Histórias e Meia”, de Lúcia Murat (coprodução com Portugal); “O Circo de Santo Amaro”, de Chico Teixeira (com o Chile); e “Pão sem Cebola”, de Alice de Andrade (com a Costa Rica). Além desses, quatro projetos brasileiros de desenvolvimento foram premiados (“Campo Grande”, da Tambellini Filmes; “Carmen”, de Leonardo Mecchi; “Desterro”, da Filmes de Abril; e “Pendular”, da Esquina Produções), e mais dois projetos de formação (os workshops BR LAB e Workshop E-TAL).

Finalmente, empresas brasileiras também estão envolvidas em algumas coproduções que têm outros países como majoritários, como é o caso dos projetos uruguaios “Mi Mundial”, “Outra História do Mundo” e “Maracanã”; e do argentino “O Mistério da Felicidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.