Mostra exibe filmes de países árabes e de raízes islâmicas
De 29 de novembro a 5 de dezembro, o CineSesc exibe o festival Cinema do Oriente Médio. São longas e médias realizados em países árabes ou com raízes islâmicas. Entre os principais destaques, estão “Cortinas Fechadas”, do premiado cineasta iraniano Jafar Panahi, codirigido por Kambuzia Partovi, “A Última Sexta-feira”, do diretor jordaniano Yahya Alabdallah, “Os Infiltrados”, do palestino Khaled Jarrar e o filme afegão “Wajma”, do diretor Barmak Akram.
Confira os filmes que fazem parte da mostra:
74 – A reconstituição de uma luta (74 – The reconstitutionof a struggle / 74 – Istiaadat li nidal)
Direção: Raed e Rania Rafei
Líbano, 2012, 95 minutos, documentário.
1974: estudantes protestam contra o aumento da mensalidade na Universidade Americana de Beirute. Por 37 dias, eles ocuparam escritórios da universidade. Com a revolta estudantil de 1974 como ponto de partida, os cineastas Rania e Raed Rafei dirigem um documentário sobre as questões centrais da revolução e da democracia. Além de uma reencenação meticulosa, eles incluem improvisações teatrais em que os ativistas de hoje dão sua interpretação das ações dos líderes estudantis de 1974.
A desintegração (La désintégration)
Direção: Philippe Faucon
França, 2011, 78 minutos, ficção.
Os jovens Ali, Nasser e Hamza vivem em uma carente região ao redor de Lille, na França. Um dia, eles conhecem Djamel, um pouco mais velho que eles, mas cujas ideias firmes e o forte carisma os impressionam. Percebendo as fraquezas e frustrações dos jovens, o manipulador Djamel passa a doutriná-los com a sua visão do Islã. Sem perspectivas e alimentados pela revolta contra uma sociedade na qual nasceram, mas a qual não pertencem, os jovens se veem seduzidos pelo fanatismo religioso e pelo terrorismo.
A última sexta-feira (The last Friday – Al juma alakheira)
Direção: Yahya Alabdallah
Jordânia/Emirados Árabes Unidos, 2011, 88 minutos, ficção.
Quando um pai divorciado de 40 anos descobre que precisa se submeter a uma cirurgia urgente nos próximos quatro dias – uma cirurgia que ele não tem dinheiro para pagar –, ele é forçado a lidar com a vida da qual se isolou por muito tempo.
Cortinas fechadas (Closedcurtain – Pardé)
Direção: Jafar Panahi e Kambuzia Partovi
Irã, 2013, 106 minutos, ficção.
Os dois são fugitivos: um homem com seu cachorro que a lei islâmica proíbe por considerá-lo sujo e uma moça que participou de uma festa clandestina às margens do Mar Cáspio. Eles se escondem em uma casa de campo isolada, janelas cobertas por cortinas, e se observam com suspeita. Por que ele raspou a cabeça? Como ela sabe que ele está sendo perseguido pela polícia? Ambos são prisioneiros nessa casa fechada num lugar hostil. Vozes de policiais podem ser ouvidas à distância, mas também o som tranquilizante do mar. De repente, o diretor entra em cena e as cortinas se abrem. Instaura-se uma situação absurda: dois personagens de um roteiro, ambos à procura de seu diretor e observando-o.
Herança (Inheritance)
Direção: Hiam Abbass
Palestina/Israel/Turquia/França, 2012, 88 minutos, ficção.
Uma família palestina mora no norte da Galileia e se reúne para celebrar o casamento de uma das filhas. Conflitos internos explodem entre membros diferentes da família. A tensão aumenta quando o pai entra em coma e fica mais próximo da morte.
Manuscritos não queimam (Manuscriptsdon’tburn – Dast-Neveshtehaanemisoosand)
Direção: Mohammad Rasoulof
Irã, 2013, 125 minutos, ficção.
Morteza contrata Khosrow, um assassino profissional, para executar um homicídio que pareça ser um suicídio. Em cima da hora, no entanto, a dupla é obrigada a mudar seus planos. Baseado numa história real. Com este thriller político, o diretor Mohammad Rasoulof, um dos mestres do cinema iraniano, desafia o regime de seu país e a proibição do governo para que ficasse 20 anos sem filmar. Por isso, os nomes de todo o elenco e equipe são mantidos em segredo, a fim de preservar sua segurança. Vencedor do prêmio FIPRESCI da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2013.
O Imã e eu (Imamand I)
Direção: Khalid Shamis
África do Sul/Inglaterra, 2011, 80 minutos, documentário.
Filme sobre a vida, a morte eo legado doImãAbdullahHaron, clérigoislâmicoquefoi rotulado comoum terroristapela polícia de segurançana década de 1960, detido em maio de 1969edeclarado mortoemsetembrodo mesmo ano. O Imãera o avô do cineasta, eo documentárioacompanha o recorrido de um netopara entendera história dessa figura influente que, em sua memória infantil, foi erigida comoum mártir.
Os descrentes (Lesmécréants)
Direção: Mohcine Besri
Marrocos/Suíça, 2012, 88 minutos, ficção.
Seguindo ordens de seu líder espiritual, três jovens muçulmanos sequestram um grupo de atores prestes a sair em turnê com seu novo espetáculo. Quando os sequestradores chegam ao local do cativeiro, eles ficam sem comunicação com sua base de operações. Seguem-se sete dias de uma situação sem saída, em que ambos os lados são forçados a conviver, confrontando-se e colocando em xeque seus preconceitos.
Os guardiões( The gatekeepers)
Direção: Dror Moreh
Alemanha/Bélgica/França/Israel, 2012, 101 minutos, documentário.
Seis ex-dirigentes da ShinBet, agência de inteligência e contraterrorismo de Israel, saem do anonimato, discutindo abertamente sua atuação clandestina envolvendo tortura, execuções e bombardeios. À admissão de atos ilegais que sempre justificaram em nome da proteção de seu país, estes homens, na meia-idade, acrescentam surpreendentes reflexões em torno da segurança e da paz com os palestinos.
Os infiltrados (Infiltrators – Mutasalilun)
Direção: Khaled Jarrar
Palestina/Líbano/Emirados Árabes Unidos, 2012, 70 minutos, documentário.
O documentáriosegue osesforços depalestinospara atravessaro imenso muroque separa osterritórios palestinosdeIsrael.Usandoum estiloobservacionalque busca não fazer nenhumcomentáriosobre a ação, o filme geraum enorme sentimento deurgência, envolvendo o espectador emcada uma das sucessivas tentativas de ultrapassar essa barreira.
Para toda a vida (Lifelong – Hayatboyu)
Direção: Asli Özge
Turquia/Alemanha/Holanda, 2013, 102 minutos, ficção.
Ela é uma artista respeitada e Can é um arquiteto de sucesso. Eles vivem em uma casa estilosa que Can construiu para ambos em um dos bairros mais badalados de Istambul. Apesar de a paixão ter diminuído ao longo dos anos, o respeito e a admiração que um sente pelo outro mantêm o relacionamento de pé. Um dia, porém, ela entreouve um telefonema de Can e começa a ficar desconfiada. Ela começa a apresentar sintomas somáticos e desenvolver sentimentos conflitantes em relação ao marido, levando o casamento a uma grande crise.
Wajma (Wajma, na Afghan love story)
Direção: Barmak Akram
Afeganistão/França, 2013, 85 minutos, ficção.
Em Cabul, Mustafa, um garçom, seduz a jovem estudante Wajma. O par começa uma relação, ciente de que estão quebrando algumas regras sociais. Depois que Wajma descobre que está grávida, não está mais tão segura de que Mustafa vai se casar com ela, e a notícia da relação dos dois se espalha. O pai dela terá que escolher entre a preservação da honra da família ou o amor por sua filha.
Yema
Direção: Djamila Sahraoui
Argélia/França, 2012, 90 minutos, ficção.
Em uma pequena casa abandonada na área rural da Argélia vive Ouardia, uma mulher sofrida que se ocupa de enterrar seu filho Tarik, assassinado por radicais. Ela suspeita que seu outro filho, Ali, líder de um grupo armado islâmico, esteja envolvido de alguma forma na morte do irmão, uma vez que um de seus capangas é enviado até o local para observá-la. Abalada pela dor da perda e revoltada com o comportamento do filho, Ouardia tenta refazer sua vida apesar da violência que cerca seu mundo. Mas o que fazer quando seus próprios filhos estão se matando? Festival de Veneza 2012.
Quando eles dormem (Quandilsdorment)
Direção: Maryam Touzani
Marrocos, 2012, 18 minutos, ficção.
Uma jovem viúva mãe de três crianças cuida de sua família com a ajuda do pai, que tem uma relação especial com a menina mais nova. Depois de sua morte repentina, a garota, sensível e incômoda, não vai deixar ninguém se interpor entre ela e o avô.
O sopro de Zaar (Whisperof Zaar)
Direção: Farshad Fareghi
Irã, 2012, 26 minutos, documentário.
Os habitantes do litoral sul do Irã acreditam em jinns, os espíritos dos ventos. Quando a mente de alguém é possuída, ela perde o controle e entram num estado chamado de DivBaad (vento demoníaco), que traz consigo emoções como a loucura e a melancolia.
In searchofoilandsand (precisamos traduzir este título, mas como não vi o filme não sei se fazê-lo literal)
Direção: Wael Omar e Phillipe Dib
Egito/Estados Unidos, 2012, 58 minutos, documentário.
Cenas de umfilme – nunca visto antes – realizado por membros da família real egípcia, poucas semanas antes do golpe de Estados de 1952 que os derrubou do poder. Um olhar dos últimos dias de uma corte, retratados por MahmoudSabit, parente do rei Fakour e guardião desse mundo a desaparecer.
A programação completa pode ser conferida no site www.sescsp.org.br.
Mostra COM – Cinema do Oriente Médio
Data: De 29 de novembro a 5 de dezembro
Local: CineSesc – Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César – São Paulo/SP – Tel.: 11 3087.0500
Ingressos: Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 12,00; R$ 6,00; R$ 2,40. Segunda, terça e quinta: R$10,00; R$5,00; R$2,00. Quarta: R$8,00; R$4,00; R$1,60.