Paulínia anuncia realização da 5ª edição do festival de cinema este mês
Encerrado no ano passado pela gestão anterior da Prefeitura de Paulínia, o Paulínia Festival de Cinema volta ao calendário de festivais já neste mês de dezembro, entre os dias 11 e 14. Em 2014, o festival retornará ao período de quando iniciou, no meio do ano, já marcado para a última semana de julho.
O V Paulínia Festival de Cinema terá uma programação enxuta, com cinco longas, incluindo o que será exibido para escolas da rede municipal de ensino, e não terá mostra competitiva, mas vai homenagear os profissionais premiados nas edições anteriores. As sessões seão abertas ao público com entrada franca.
Entre os longas estão Confie em Mim, de Michel Thikhomiroff; Entre Vales, de Philippe Barcisnki; O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra, e Serra Pelada, de Heitor Dhalia, que encerra o evento no sábado, dia 14. Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, será exibido diariamente na programação infanto-juvenil, antecedido por filmes dos alunos da escola de stop motion.
Além da exibição de filmes, o festival terá seis mesas debatedoras com personalidades do meio cinematográfico nacional e internacional.
O I Paulínia Festival de Cinema foi realizado em 2008, depois da criação do Polo Cinematográfico de Paulínia, complexo de estúdios destinado a servir de palco e motor dos novos filmes brasileiros. Porém em abril de 2012, o então Prefeito de Paulínia suspendeu o festival e as atividades do Polo da cidade.