CurtaDoc divulga última lista de filmes selecionados para a terceira temporada

Ao longo de 2013, o CurtaDoc, programa voltado para fomentar a cultura do documentário na televisão, ampliou suas ações em toda América Latina. Neste ano, o portal recebeu muitas inscrições e aumentou o número de filmes disponíveis no acervo online (http://curtadoc.tv), fortalecendo-o como janela para o audiovisual latino-americano.

Em 2014, o CurtaDoc estreará uma temporada inédita no Sesc TV. O início da exibição está previsto para fevereiro. Segue, abaixo, a lista com os 148 filmes selecionados para essa temporada.

100% Boliviano, Mano, de Alice Riff (13’39’’, 2013, SP, Brasil)

440Hz, de Fernando M. Russo (16′, 2011, SP, Brasil)

9546 Km, de Sergio Locatelli, (3’39”,2013,Peru)

A arte do retratoLuiz Mauro Vasconcellos, de Elisa Maria Cabral (9’33”, 2012, PB, Brasil)

Abrasivo, de Lucas Gervilla (18’47″, 2011, SP, Brasil)

Adios a Cuba, de Fabio Meira (4’39″, 2006, Brasil-Cuba)

A ditadura da especulação, de Zé Furtado (12’40”, 2012, DF, Brasil)

A força de um grito, de Edson Silva (16’13”, 2008, BA, Brasil)

Além das 7 cores, de Camila Biau (19’27″, 2012, SP, Brasil)

Al otro lado de la cordillera, de Rodrigo Salinas (20’, 2013, Chile-Argentina)

A mão que borda, de Caroline Mendonça (15’01”, 2013, SE, Brasil)

Amor post mortem, de Armando Fonseca (11’44″, 2013, Brasil-Espanha-Cuba)

A mulher no alto do morro, de Cássio Pereira dos Santos (11’18″, 2012, MG, Brasil)

Anônimo, de Joana Rennó e Leonardo Barcelos (16’25″, 2000, MG, Brasil)

A passagem, de Marc Dourdin (4’59”,2011, SP, Brasil)

Aquelas mulheres, de Matilde Teles e VerenaKael (19’54’’, 2010, RJ, Brasil)

Arquitetos do mar, de Marcelo Abreu Góis (20’16″, 2006, BA, Brasil)

Asepsia, de Gustavo Vinagre (5′, 2010, Brasil-Cuba)

Bajo el mismo techo, de Talía García Aach (13′, 2009, Cuba)

Baldosas en Buenos Aires, de Carmen Guarini (10’30, 2011, Argentina)

Barbeiros, de Luiz Ferraz e Guilherme Aguilar (16’55”, 2012,SP, Brasil)

Barcos de Odivelas, de Angela Gomes e Cezar Moraes (14′, 2011, PA, Brasil)

Bar da Estação, de Leo Ayres (16’27″, 2009, MG, Brasil)

Barões, de Bruno Jorge (15’05″, 2009, SP, Brasil)

Bicho preto nasce branco, de Angelo Lima (13′, 2007, GO, Brasil)

Box 4, de Rogério Vilaronga (4’56″, 2011, BA, Brasil)

Braille: a vida pelo toque, de RodsonBaldan (24’01″, 2011, SP, Brasil)

Califa 33, de Yankodel Pino (26′, 2013, PR, Brasil)

Capitán, de Vinicius Ferreira (16’25″, 2011, Brasil-Cuba)

Cerveja Falada, de Demétrio Panarotto, Guto Lima, Luiz Henrique Gomes Martins (15’23″, 2010, SC, Brasil)

Cidade improvisada, de Alice Riff (19’05″, 2011, SP, Brasil)

ConnexionMunich, de Carlos Segundo (11’02″, 2012, SP, Brasil)

Corações ex-postos, de Ivi Brasil e Vitor Angelo (5’15″, 2004, SP, Brasil)

Da voz libertadora à voz do Cariri, de Flávio Alex Farias (20’37”, 2008, PB, Brasil)

Desacerto, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques (17’18″, 2011, SP, Brasil)

Desde el lejano sur,  de Ana Tipa ( 25’54″, 2010, Uruguai)

 Deseos sobre rieles, de Adriana Sosa e Gustavo Vergara (20’23″, 2010, Argentina)

De utopías vivas, de Colectivo Audiovisual “Monstruo del Palo” (10’09’’,2012, Argentina)

Diálogos, de Alice Riff (19′, 2011, SP, Brasil)

Do morro?, de MykaelaPlotkin e Rafael Montenegro (20’07”, 2010, PB, Brasil)

El mundo de Raúl, de HorizoeGarcia e Jessica Rodriguez (22’26″, 2010, Cuba)

El predicador, de Guillermo Brinkmann (11’45″, 2012, Venezuela)

El sueño de Rodolfo, de Barbara Alves, Barbara Radwanska e Cristina Ceballos (8’15″, 2013, Brasil-Cuba)

Encanto, de Julia De Simone (17′, 2007, RJ, Brasil)

En mi tribuna, de Victor Carrera (12’09″, 2009, Equador)

Entranhas, de Marcelo Abreu Góis (18’20″, 2008, BA, Brasil)

Entre vãos, de Luísa Caetano (19’50”, 2010, DF, Brasil)

Espacio Moneda, de Ximena Pereira (7’03”, 2013, Chile)

Espaços lavadouros, de Laurita Caldas (10’01″, 1999, PB, Brasil)

Está en tus ojos, de Sergio García Locatelli e Sean Schoenecker (6’13”, 2011, Peru)

Estudo para o vento, de Aline Portugal e Julia De Simone (9’31″, 2011, RJ, Brasil)

Estudo sobre o tempo, de AmelSaadi e Pedro de Filippis (19’18″, 2011, MG, Brasil)

Exilio, de Magalí Nieva (1’40”, 2013, Argentina)

Existen, de Esteban Insausti (21’15”, 2006, Cuba)

Exu – além do bem e do mal, de Werner Salles Bagetti (23’05″, 2012, AL, Brasil)

Feira livre, de Isaac Chueke (18’10″, 2003, RJ, Brasil)

 Fez a barba e o choro, de Tatiana Nequete (21’39″, 2011, RS, Brasil)

Fidel y las cucharitas, de Raquela Conde (21’14”, 2005, Cuba)

Filhos do trem, de Fernanda Benichio, Marcelo Fernando Domingues, Reinaldo Silva e Leonardo Rodrigues (5′, 2005, SP, Brasil)

Flores em vida, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques (12’11”, 2008,SP, Brasil)

Fome de bola, de Isaac Chueke (20’35″, 2010, RJ, Brasil)

Goles y metas, de GingerGentile e Gabriel Balanovsky (6′, 2009, Argentina)

Hijos de la tierra, de Diego Sarmiento (15’13″, 2013, Peru)

Hombre vs meteorito, de Gabriel Balanovsky (10’41″, 2009, Argentina)

Horneros, de Julia Tiscornia (13’43″, 2010, Argentina)

Huyendo del tiempo perdido, de Cinthia Rajschmir (6′, 2013, Argentina)

Imitación, de Paula Herrera (4’11’’, 2012, Argentina)

Infinito Hermeto, de Diego Arraya (25′, 2003,SP,Brasil)

Informe sobre la inequidad, de Pablo Nisenson (10’30”, 2011,Argentina)

Inspiración, de Valentina Baracco Pena (5’46”, 2009,Uruguai)

Intervenhaaqui, de Sidney Dore (14′, 2011, RJ, Brasil)

 Jose Manuel, la mula y el televisor, de Elsa Cornevín (14′, 2003, Cuba)

Jnichimtaktik (Nuestras flores), de Monica Parra (4’37″, 2012, Argentina)

Juanita, de Andrea Ferraz (7’19’, 2011,PE, Brasil)

KinOpoÉTicaS – KatariKamina, de Pedro Dantas (14’55″, 2011, Brasil-Chile).

KinOpoÉTicaS – Torpellino, de Pedro Dantas (10’19″, 2010, Brasil-Chile)

Koridel, de Carlos Gómez de laEspriella (23’10″, 2011, Venezuela)

 Kwe´sxThegnxisa: Nuestra Mirada, de Mónica Mondragón (27’54″, 2012, Colômbia)

La chirola, de Diego Antonio Mondaca (25’37”, 2008, Cuba)

Lady Christiny, de Alexandre Lino (12’26’’, 2006, RJ, Brasil)

Las cartas de la Plaza Santo Domingo, de Tatiana Carvalho Costa (11’01″, 2009, Brasil-México)

Las cartas mías (un primer puñado de ellas) de Natalia Solórzano Vásquez (21’05″, 2013, Espanha-Costa Rica)

La renoleta celeste, de Gerardo Cáceres (12’35″, 2008, Chile)

La voz de los sobrevivientes, de Marta Rodriguez (16′, 1980, Colômbia)

Lejos, de Carol Vilela (19′, 2013, RJ, Brasil)

Líneas del encuentro, de Francisco Rios Flores (7’20″, 2010, Argentina)

Linhas em mãos, de Hopi Chapman (15’35″, 2007, CE, Brasil)

Linha de fogo, de Marcelo Abreu Góis e Uirá Meneses (18’09″, 2009, BA, Brasil)

Los animales, de Paola Buontempo (8’43″, 2012, Argentina)

Los Blanco, de Leo Ayres (8’48″, 2009, Brasil-Cuba)

Los chicos invisibles, de Mario Levit, (26’12″, 2011, Argentina)

Matadores de Victoria, de Juan Carlos Dall’Occhio e Agustín Kazah (11’32″, 2011, Argentina)

Maestros de Ribera, de Mario Bravo Gallardo (11’43″, 2013, Chile)

Manguezal do Jequiá, de Marcio Isensee e Sá (3’55″, 2010, RJ, Brasil)

Marias, de Wes Gondim (27’30″, 2013, DF, Brasil)

Mapuche – Gente de latierra, de Fábio Al’camino, Fernando Silva, JamilaVenturini, (27’10″, 2012, Brasil-Argentina-Chile)

Mbyárekópyguá, a luz das palavras, de Kátia Klock e Cinthia Creatini da Rocha (18′, 2012, SC, Brasil)

Mercado adentro, de Guido de Paula (16’41″, 2009, Argentina)

Miguel Batista, construtor de imagens, de José Luís de Freitas (15’01″, 2010, SP, Brasil)

Mobilizou Geral – A longa década de 80 na fotografia de Vera Jursys, de Vera Jursys (15′, 2012, SP, Brasil)

Murales por la Identidad: Jorge Cuello, de Mauro Osorio (10’54″, 2013, Argentina)

No haydolorajeno, de Marta Rodriguez e Fernando Restrepo (22′, 2012, Colômbia)

O fio da história, entre agulhas e tecidos, de Kátia Klock (15′, 2000, SC, Brasil)

O homem da massa, de Marcelo Abreu Góis (23’23”, 2013,BA, Brasil)

Oma, de Michael Wahrmann (22′, 2011,SP, Brasil)

O maior samba do mundo, de Naira Martins (21’48″, 2012, RJ, Brasil)

O que Bererico vai pensar, de Diego Scarparo (27’35″, 2012, ES, Brasil)

O sonho guardado, de Mon Ross (13’40″, 2012, Argentina)

O tom da cor do som, de Daniel Choma (7’07”, 2011, SC, Brasil)

O último tropeiro, de Felipe Shikama e Guina Pereira (5′, 2012, SP, Brasil)

Periferias interiores, de Sergio García Locatelli (19’40″, 2009, Espanha-Peru)

Piove, ilfilmdi Pio, de Thiago Brandimarte Mendonça (15′, 2012, Brasil-Itália)

Primera sangre, de Ramiro Longo (10’01”, 2012, Argentina)

Pontos de vista: adotivo, de Rodrigo Souto (11′, 2013, SP, Brasil)

Projeto pássaros de sub-bosque, de Pablo Corbett (15′, 2010, SP, Brasil)

Retratos, de Leo Tabosa e Rafael Negrão (17’27″, 2010, PE, Brasil)

Repol, de Gabriel Tabatcheik e Gustavo Ulisse (15′, 2009, PR, Brasil)

Riloq’oläj maya’ q’aq’ – El fuego sagrado maya, de Ezequiel Sanchez (21’58″, 2012, Guatemala)

Rio de mulheres, de Cristina Maure e Joana Oliveira (21′, 2009, MG, Brasil)

Salão dos Artistas, de José Faustino Neto (12’46”, 2012, AL, Brasil)

Samba de quadra, de Gustavo Mello (17’33”, 2009, SP, Brasil)

Sangre enelplomo, de Miguel Pereira (11′, 2011, Argentina, Brasil)

Santuario, de José Miguel Matamala (13’31″, 2011, Chile)

Sem perder a ternura, de Marcia Paraíso e Ralf Tambke (23′, 2012, SC, Brasil)

Sin felicidad, de Dzigapy (3’43, 2012, Paraguai)

Si seguimos vivos, de Juliana Fanjul (23’, 2010, Cuba)

Sintonia, de Raquel Pinheiro e Arthur B. Senra (6’40”, 2012, MG, Brasil)

Sírios em transição, de Marina Darmaros e WissamMoukayed (15’35”, 2013, SP, Brasil)

Skin destination, de Adriana Trujillo (10’17”, 2012, México)

Sopra la città,sotto la montagna, de Rodrigo Dutra, Angela Pastores e Federico Gonzo (15’03″, 2012, Brasil-Itália)

Thefreakingfuckingsitar Player, de Marco Dellacosta (14’30″, 2013, SP, Brasil)

Tiempo robado, de Silvia Tello (11’27, 2011, Peru)

Tierra fresca y mojada, de Alejandro Ferlinie Daniel Peraza (22’12”, 2013, Costa Rica)

Toda esta sangre en el monte, de Martín Céspedes (22′, 2012, Argentina)

Transcrever, de Paulo Murilo Fonseca e Pollyana Ferrari (19’46″, 2012, SP, Brasil)

Trombas e formoso: memórias de uma luta, de Gabriela Marques Gonçalves (18’53″, 2010, GO, Brasil)

Uakti, de Rafael Conde (12′, 1987, MG, Brasil)

Último retrato, de Abelardo de Carvalho (9’27”, 2009, RJ, Brasil)

Um rio invisível, de Renata Druck (24’21″, 2009, SP, Brasil)

Verdejar, de Marcio Isensee e Sá (5’58″, 2011, RJ, Brasil)

Versos da Ilha, de Daniel Choma (13’04”, 2013,SC, Brasil)

Viva Cabo Verde, de Marcia Rego, Hermes Illana e Alan Langdon(16’,2002, SC,Brasil)

 Vlado e Birri: encontros, de Marina Weis e Laura Faerman (11’27”, 2012, Brasil-Argentina)

XukuruOrorubá, de Marcilia Barros  (15’46,1986, BA,Brasil)

Yo dual, de Alana Simões (13′, 2007, Cuba)

Yolanda O, de Ronald Díaz V. (25′, 2011, Costa Rica)

Yo no te puedo llamar, de Horizoe García (3′, 2009, Cuba)

Walter Franco, de Bel Bechara e Sandro Serpa (24’44”, 2000,SP, Brasil)

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