Cinema belga contemporâneo é tema de mostra e debates

A Mostra Cinema Belga Contemporâneo, que acontece de 14 a 26 de janeiro, na Caixa Cultural de São Paulo, é dedicada aos novos talentos da cinematografia da Bélgica, em especial aos jovens diretores cuja produção se desenvolveu essencialmente a partir dos anos 2000, como Dominique Abel, Fiona Gordon, Bouli Lanners, Koen Mortier, Lucas Belvaux, Olivier Smolders, Joachim Lafosse, Ursula Meier e outros cineastas reconhecidos e premiados internacionalmente.

Os filmes selecionados representam a produção belga recente em critérios de qualidade e de diversidade cultural. Há produções faladas em francês e flamengo, criadas por homens e mulheres, produzidas apenas na Bélgica ou em parceria com países vizinhos (França, Suíça, Holanda). Algumas delas adotam um estilo narrativo clássico (Oxigênio, prêmio revelação no European Film Awards, Propriedade Privada, menção honrosa no Festival de Veneza), enquanto outros flertam com a videoarte (Black Night) ou ainda com o cinema underground (ExDrummer e Aaltra, ambos selecionados no Festival de Roterdã).

No que diz respeito aos gêneros, há comédias, dramas, romances e mesmo filmes de terror. Esta mostra reúne de forma inédita uma série de estudos a respeito desta produção audiovisual. Preenche, portanto, uma lacuna que existia no estudo do audiovisual e traz ao grande público abordagens acerca da produção cinematográfica da Bélgica.

Além da exibição gratuita das obras, a mostra Cinema Belga Contemporâneo oferecerá dois minicursos sobre o tema, ministrados pelo crítico e mestre em teoria de cinema Bruno Carmelo. Haverá também dois debates com o público, contando com as presenças dos críticos e historiadores da arte Filipe Furtado e Martinho Jr., e dos críticos de cinema Heitor Augusto e Francis Vogner dos Reis.

A programação completa da mostra está disponível no site www.cinemabelgacontemporaneo.com.

 

Mostra Cinema Belga Contemporâneo
Data: de 14 a26 de janeiro de 2014 (terça-feira a domingo)
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça de Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Capacidade: 50 lugares
Entrada: Franca (os ingressos deverão ser retirados com 1 hora de antecedência)
Classificação etária: 18 anos

Minicurso Reflexões sobre a produção cinematográfica belga
Data: 25 e 26 de janeiro
Horário: 18h
Capacidade: 30 lugares
Inscrições: pelo site http://www.cinemabelgacontemporaneo.com

Debates Reflexões sobre a produção cinematográfica belga
Datas: 18 de janeiro (sábado) – debate com Francis Vogner dos Reis & Heitor Augusto / 24 de janeiro (sexta) – debate com Filipe Furtado & Martinho Junior
Horário: 18 horas
Capacidade: 50 lugares
Entrada: Franca (os ingressos deverão ser retirados com 1 hora de antecedência. Também poderão participar os espectadores das sessões das 16h)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.