Cinemateca Brasileira realiza retrospectiva de Karim Aïnouz

A Cinemateca Brasileira apresenta, de 18 de abril a 4 de maio, em São Paulo, a filmografia do diretor Karim Aïnouz. A retrospectiva inclui, além de seus longas, os curtas-metragens do cineasta.

Com uma filmografia iniciada em 1993, com o curta-metragem Seams, Karim Aïnouz é um dos mais importantes cineastas contemporâneos. Sua estreia na direção de longas-metragens foi com Madame Satã, um dos filmes mais impactantes dos anos 2000. Brilhantemente interpretado por Lázaro Ramos, o filme traz um protagonista em busca de transformação, a sexualidade como um pulso vital e um trabalho de grande beleza plástica – características que têm permeado seus filmes seguintes.

O Céu de Suely, seu segundo longa-metragem, estreou no Festival de Veneza, obtendo recepção calorosa. No Brasil, recebeu os prêmios de melhor filme, diretor e atriz para Hermila Guedes no Festival do Rio de 2006. Com excelente fotografia de Walter Carvalho, O Céu de Suely trabalha a paisagem do sertão de maneira original, incorporando-a à psicologia de sua personagem, que vive um eterno desejo de trânsito e reinvenção.

Em parceria com Marcelo Gomes, Karim realiza em seguida Viajo porque Preciso, Volto porque te Amo.  Todo filmado a partir de uma câmera subjetiva, Viajo… reúne imagens documentais colhidas pelos diretores nos anos 1990, articuladas a uma narrativa ficcional contada em primeira pessoa pela voz do protagonista, interpretado por Irandhir Santos. Excelente exercício de montagem, foi premiado em diversos festivais brasileiros e internacionais, entre os quais o Festival do Rio de 2009 (melhor direção e fotografia).

Inspirado na canção Olhos nos olhos, de Chico Buarque, Karim filma O Abismo Prateado, um longa de coração partido, numa bela parceria com Alessandra Negrini. O filme teve sua estreia no Festival de Cinema de Cannes na mostra Quinzena dos Realizadores em 2011.

Além dos longas, a mostra destaca outros trabalhos de Karim, como Rifa-me, curta-metragem inspirado num cordel e que deu origem a O Céu de SuelyPaixão Nacional, filme que encontra ecos em seu novo longa, Praia do Futuro; e Seams, curta documental onde entrevista suas cinco tias e que marcou sua estreia como diretor.

Também excelente diretor de atores, seus filmes trazem marcantes atuações de seu elenco – como Lázaro Ramos e Marcélia Cartaxo em Madame Satã, Hermila Guedes e João Miguel em O Céu de Suely, Irandhir Santos em Viajo porque Preciso, Volto porque te Amo e Alessandra Negrini em O Abismo Prateado. A eles, juntam-se Wagner Moura, Clemens Schick e Jesuíta Barbosa em Praia do Futuro, novo filme de Karim Aïnouz com estreia marcada para o dia 15 de maio.

 

Retrospectiva Karim Aïnouz
Data: 18 de abril a 4 de maio
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – próximo ao Metrô Vila Mariana – (11) 3512-6111 (ramal 215) – www.cinemateca.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.