Avanti Popolo
Avanti Popolo, longa-metragem de estreia do cineasta Michael Wahrmann, recebeu quatro prêmios no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O longa foi escolhido como melhor diretor (Michael Wahrmann), melhor ator coadjuvante para Carlos Reichenbach (1945-2012), melhor filme pelo voto da crítica (Prêmio Abraccine) e o Prêmio Saruê (concedido pela editoria de cultura do jornal “Correio Brasiliense” para o melhor momento do festival), também para cineasta Carlos Reichenbach.
Avanti Popolo entra em cartaz no próximo dia 12 de junho nos cinemas, após participar de vários festivais internacionais, além do Festival de Brasília. Em novembro de 2012, o filme venceu o prêmio principal da Mostra Cinema XXI do Festival de Roma, e em janeiro deste ano integrou a seleção do Festival de Roterdã. Ainda no início de 2013, Michael Wahrmann recebeu o prêmio de melhor diretor no prestigiado FICUNAM, no México, e participou do BAFICI (Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independente), Indie Lisboa, FID Marseile e o Festival de Edimburgo, entre outros. O filme também foi um dos destaques da programação da 37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
A forma ficcional, que desvenda ao longo do filme a relação entre pai e filho, é inspirada em histórias e personagens reais, adaptadas aos protagonistas, que representam eles mesmos. Os “não-atores” assumem para si uma história que não lhes pertencem, como se fosse deles, assim criando uma intimidade e verossimilhança dentro do filme.
Através do resgate de imagens Super-8mm, captadas pelo seu irmão nos anos 70, André tenta reavivar a memória do seu pai, que há 30 anos espera seu filho desaparecido durante a ditadura militar.