Em Busca de um Lugar Comum

Anunciadas mundo afora como principal palco das mazelas sociais brasileiras, as favelas cariocas são hoje, paradoxalmente, um dos mais sedutores cenários do Rio de Janeiro para os estrangeiros.

Cravada na luxuosa zona sul do Rio de Janeiro, a Favela da Rocinha tornou-se a mais visitada da cidade, recebendo cerca de cinco mil turistas por mês, os quais são ciceroneados por uma dezena de agências e guias independentes locais. Ao excursionar pela anunciada “maior favela da América Latina” nota-se que os tours já fazem parte do cotidiano dos moradores, que por sua vez criam as mais variadas adaptações de sua estrutura sócio-cultural, ou mesmo as encenam, para extrair algum proveito no recebimento dos gringos.

Em Busca de um Lugar Comum é um documentário sobre os encontros e as formas de representação existentes durantes estes passeios. Um filme que investiga o estabelecimento das favelas cariocas enquanto destinos turísticos, um fenômeno que, diante das transformações políticas e sociais em curso na cidade, se apresenta em franca expansão. A partir da imersão no universo dos tours pela Favela da Rocinha, acompanha-se o processo de condução dos passeios pelos guias, investigando seus discursos e roteiros padronizados, cujas estratégias de encantamento dos visitantes forçam os limites da ética.

O documentário não se furta de propor uma reflexão acerca do processo de pacificação das comunidades cariosas. Não à toa, a equipe do documentário escolheu acompanhar 12 passeios turísticos ao longo do ano de 2011 – às vésperas da ocupação da Rocinha por forças policiais para instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) –  quando a expectativa na comunidade era crescente e os guias passavam a tratar do assunto.

Além da Rocinha, a equipe acompanha as tentativas da agência Forest Tour de realizar passeios na Cidade de Deus visando expandir os seus negócios, já que a Rocinha era, naquele momento, um local muito disputado. Em uma caminhada de reconhecimento pela Cidade de Deus, um guia projeta ao lado do comandante da UPP um possível roteiro e atrações turísticas na comunidade, criando um retrato bastante revelador das relações de poder da polícia nas comunidades pacificadas.

O argumento original do filme é fruto da parceria entre o diretor Felippe Schultz Mussel e a socióloga e pesquisadora Bianca Freire-Medeiros, autora do livro Gringo na Laje (2009), resultado de sua pesquisa sobre o turismo nas favelas cariocas desenvolvida no âmbito do Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas.

Em Busca de um Lugar Comum estreia no Rio de Janeiro no dia 19 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.