Fórum Brasil de Televisão discute os próximos desafios da indústria do audiovisual no país

A 15ª edição do Fórum Brasil de Televisão, encontro independente de negócios em programação de TV da América Latina, será realizado na próxima semana, nos dias 4 e 5 de junho, no World Trade Center, em São Paulo. Cerca de 70 palestrantes e debatedores, representando pelo menos 50 canais de TV aberta e por assinatura, nacionais e internacionais, estarão presentes para interagir com a comunidade de produção e discutir suas principais questões.

Esta edição do fórum tem como mote principal a TV que o mercado brasileiro deseja construir para o futuro. A programação do evento inclui dez painéis em que serão debatidos os principais temas envolvendo questões como modelos de negócios, financiamento de produção, crescimento do mercado, qualidade e conteúdo. Complementam a programação workshops de negócios e regulatórios, encontros com executivos de produção e programação dos principais canais de TV por assinatura nacionais e internacionais, rodadas de negócios, além de apresentação de cases de sucesso na produção de conteúdo para TV.

Veja a seguir a programação completa dos dois dias do evento:

Painéis

O Painel de abertura “A TV que queremos” discutirá o futuro do conteúdo audiovisual a partir das condições geradas nos últimos anos para a criação de uma indústria de produção independente no Brasil. Participam: Cao Hamburger; Belisário Franca, da Giros; Gil Ribeiro, da Conspiração; e Rogério Gallo, da Turner.

O Painel “On-demand: perspectivas de crescimento e o risco regulatório” discutirá as plataforma de VOD que vêm se apresentando como uma opção de output para a produção, mas ainda enfrenta restrições e vive sob o peso de uma regulamentação ainda não atualizada para sua realidade. Participam: Fernando Magalhães, da Net Serviços; Nelson Sato, da Sato Company; e Raphael Crescente, da CSQ Advogados.

“Exemplos internacionais: Israel, Turquia e Portugal” é o painel sobre como países de dimensão e população muito menores que as do Brasil vêm conseguindo se posicionar no mercado internacional como grandes produtores de roteiros, formatos e produções acabadas. O papel das empresas e dos governos na construção destes mercados. Participam: Farrell Meisel, da Global Agency (Turquia); Amos Neumann, da ArmozaFormats (Israel); e Miguel Stanley, da White Life (Portugal).

O painel “Financiamento da produção: dilemas e soluções” debaterá os mecanismos e as formas de aprimorá-los para que a indústria flua de forma mais ágil. Participam: Sabrina Nudeliman Wagon, da Elo Company; Christian de Castro, da Zooks Consultoria e Comunicação; Georgia Costa Araújo, da Coração da Selva; Reynaldo Marchezini, da Mixer; e Eduardo P. Rocha, da Trivèlla Investimentos. Moderador: Paulo Markun, da Revanche Produções.

Painel ComKids: “A America Latina e a indústria da animação”: de todos os gêneros audiovisuais é a animação seriada a que melhor tem se desenvolvido no mercado. A animação quer se firmar como indústria em nosso continente e nos últimos anos está se profissionalizando na America Latina com apoio dos governos através de fomento, formação e programas de incentivo. Participam: Marcos Magalhães, do Anima Mundi; Rosana Manfredi, do Expotoons (Argentina); e Sabrina Nudeliman, da Elo Company. Moderador: Geraldo Leite, Singular/ComKids.

Painel “Mecanismos de financiamento para conteúdo audiovisual na América Latina”: como funcionam os diferentes países do continente no que toca ao apoio estatal à produção audiovisual. As oportunidades de integração. Participam: Steve Solot, da Rio Film Commission; e Rodrigo Salinas, do CQS Advogados. Moderador: Daniela Pfeiffer, Animus Consultoria.

Keynote internacional: Um dos maiores experts globais em plataformas digitais mostra as inovações com que a BBC vem trabalhando em diversas frentes, como interatividade, segunda tela, TV everywhere e VOD over the top. Keynote: Ralph Rivera, diretor de Future Media, BBC.

Painel “As virtudes e os gargalos do modelo brasileiro”: o Brasil conseguiu impulsionar sua produção para a televisão nos últimos anos, obtendo até alguma projeção internacional. Nosso conteúdo ganha market share nas salas de cinema e na TV por assinatura. Como aproveitar este momento? O que pode ser feito para transformar uma boa fase em um ciclo permanente de crescimento? Participam: Rosana Alcântara, da Ancine; Gilberto Toscano, do CQS Advogados; Cícero Aragón, do BoxBrazil; e Marco Altberg, da ABPITV.

Painel “Desenvolvimento local”: a criação da SP Cine, a retomada de Paulínia e as novas linhas da RioFilme mostram a estratégia das cidades para desenvolver indústrias criativas fortes. Participam: Juca Ferreira, secretário de Cultura de São Paulo; e Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura do Rio de Janeiro.

Painel “Alô, alô, o valor das chamadas”: tão importante quando produzir e programar é fazer a divulgação apropriada da programação, chamando a atenção do espectador e garantindo a manutenção da audiência. Criatividade e agilidade são chave nesta técnica. Participam: André Saddy, do anal Brasil; Marcelo Caetano, da Record; Jimmy Leroy e Celso Teixeira, da Viacom; e Chico Leão, da TV Globo.

Workshops

Workshop “A propriedade intelectual na obra audiovisual”: tema fundamental para a formação, proteção e exploração econômica do ativo (intangível), primeiro e principal, dos produtores, a obra. Serão abordados temas como a) A relevância da propriedade intelectual – formação e proteção de ativos intangíveis no setor audiovisual; b) Os direitos autorais e conexos – princípios elementares a serem observados quando da produção audiovisual; e c) A propriedade intelectual nas obras de animação – a aquisição de direitos e a exploração econômica de personagens, nomes e título da obra – a convergência do direito autoral e da propriedade industrial. Apresentação: Dr. Petrus Barreto, da Petrus Barretto Advogados Associados.

Workshop Senac “Alternativas de Financiamento para o Audiovisual”: professores do Senac apresentam formas de financiar ou aumentar os recursos de uma produção através de mecanismos alternativos aos incentivos fiscais, como productplacement, crowfunding e sociedade com modelo de participação (joint venture). Participam: Gil Mazziotti, da Produto em Cena; Estela Renner, diretora e roteirista de publicidade e TV; Raquel Lemos, advogada e sócia da empresa Lemos Consultoria. Moderadora: Eva Laurenti, coordenadora da pós-graduação em Produção Audiovisual – Projeto e Negócio do Senac.

Cases

Estas sessões proporcionam a análise de casos de sucesso em produções para a TV, com diferentes modelos de formatação de negócios, financiamento e veiculação. Serão apresentados:

“SOS Pé na Bunda” , da programadora Turner. Participam: Silvia Elias, diretora de produção da Turner; Luciana Rodrigues, VP de Innovation – departamento de Ad Sales/ integração com clientes, da Turner; Rita Moraes, produtora executiva da Los Bragas; e Mica Rocha, apresentadora e criadora do programa.

“Que Talento!” , da Cinefilm/Disney Channel.

“A Bola” , da Pindorama/TV Globo; Fernando Acquarone e Susana Campos.

“East Los High” , da Alquimistas; Christian de Castro.

“Encuentrosen Brasil” , da Santa Rita Filmes/HBO; Marcelo Braga.

“Cinelab” , da Boutique Films/Canais NBC Universal; Tiago Mello (Boutique Filmes) e Ana Cristina Paixão (Universal).

Moderação: Marcos Ribeiro de Moraes, Senac.

Encontros

Nestas sessões, executivos de aquisição e coprodução de canais de TV aberta e por assinatura de todo o mundo vão expor aos produtores suas demandas de programação, facilitando a realização de negócios ao longo dos dois dias de evento.

Encontro com Canais Band: conversa sobre as linhas de programação, aquisição e coprodução com os canais por assinatura do grupo e com a TV Bandeirantes, que vem produzindo séries com produtores independentes. Participam: Eduardo Ramos, do Arte 1; Mário Diamante, da Band.

Encontro com Discovery: as supervisoras de produção, responsáveis por receber projetos para o grupo Discovery, apresentam informações sobre como oferecer ideias para os canais. Participam: Livia Ghelli, diretora de programação, do Discovery Networks Brasil; Carolina Telles, supervisora de produção; Gabriela Varallo, supervisora de produção.

Encontro com Viacom: um bate-papo com os responsáveis pela programação e conteúdo original dos canais Nickelodeon, VH1, Comedy Central e MTV, mostrando as linhas de programação, os conteúdos procurados e os modelos de negócio. Participam: Roberto Martha e Tiago Worcman.

Encontro com Fox: uma conversa com os responsáveis pela programação e produção original dos canais Fox, FX, FoxLife, Nat Geo, Fox Sports e Baby TV. Participam: Franco, VP de programação e conteúdo; Marcello Braga, diretor de conteúdo; Marcel Della Negra, diretor online; Carlos Queiroz, creative solutions manager; e Paulo Elisa Chalfon, content manager.

Encontro com BoxBrazil: uma apresentação da programadora nacional responsável por quatro canais de TV por assinatura: Prime BoxBrazil, Music BoxBrazil, Fashion TV e Travel BoxBrazil. Participa: Cícero Aragón, do BoxBrazil.

Encontro com CinebrasilTV: a programadora brasileira anuncia seus editais para o FSA, com três linhas de séries. Participa: Tereza Trautman, do CinebrasilTV.

Também serão realizados os seguintes encontros: com TV Cultura e TV Rá Tim Bum, com Rita Okamura, da TV Cultura; A&E/History, com Yara Camargo, executive producer, do History/A&E/Bio; TV Brasil, com Rogério Brandão, diretor de programação; WooHoo, com Antonio Ricardo; Sony, com Alberto Niccoli; Curta!, com Julio Worcman, diretor geral; TV Escola, com Rafael Carneiro, coordenador de multimídia; e ESPN com Denise Elias.

Rodada de Negócios

A rodada de negócios é uma atividade de networking em que executivos de programação dos canais conversam com produtores que tenham interesse em produzir com os respectivos canais. Participam este ano os canais Off, Multishow, GNT, +Globosat, Bis, Curta!, Prime Box Brazil, Travel Box Brazil, Music Box Brazil, Fashion TV.

 

O programa completo com os horários pode ser conferido no site www.forumbrasiltv.com.br/programa.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.