Cinebiografia de Paulo Coelho abrirá o Festival de Paulínia
A cerimônia de abertura do 6º Paulínia Film Festival, no dia 22 de julho, terá a exibição Hors Concours da cinebiografia Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho, dirigida por Daniel Augusto, que fará sua pré-estreia mundial no festival com presença do diretor e do ator Julio Andrade, protagonista do longa-metragem.
Também na noite de abertura, o festival prestará homenagem aos 25 anos da distribuidora brasileira Imovision, com a presença de diversos diretores e atores dos filmes da distribuidora, entre eles Abel Ferrara, Jacqueline Bisset, Georges Gachot, Martinho da Vila, Toni Gatlif e Matheo Boisselier.
Os títulos internacionais que comemoram os 25 anos da Imovision e que farão avant première brasileira no evento são: O Samba, de Georges Gachot; As Férias do Pequeno Nicolau, de Laurent Tirard; A Pedra da Paciência, de Atiq Rahimi; Paraíso, de Mariana Chenillo; Geronimo, de Tony Gatlif; e O Casamento de May, de Cherien Dabis.
Os longas que concorrem aos prêmios do 6º Paulínia Film Festival são: A História da Eternidade, de Camilo Cavalcante (Ficção, PE); Aprendi a Jogar com Você, de Murilo Salles (Doc, RJ); Boa Sorte, de Carolina Jabor (Ficção, RJ); Casa Grande, de Fellipe Barbosa (Ficção, RJ); Castanha, de David Pretto (Ficção, RS); Infância, de Domingos Oliveira (Ficção, RJ); Neblina, de Fernanda Machado e Daniel Pátaro (Doc, SP/Paulínia); Sangue Azul, de Lírio Ferreira (Ficção, PE); e Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas (Ficção, SP).
Na mostra competitiva de curtas, estão: De Bom Tamanho, de Alex Vidigal (Ficção, BSB); Edifício Tatuapé Mahal, de Carolina Markowicz e Fernanda Salloum (Animação, SP); Jessy, de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge (Doc, BA); 190, de Germano Pereira (Ficção, SP); O Clube, de Allan Ribeiro (Ficção, RJ); O Bom Comportamento, de Eva Randolph (Ficção, RJ); O Menino que Sabia Voar, de Douglas Alves Ferreira (Animação, SP); e Recordação, de Marcelo Galvão (Ficção, SP).
Além dos longas e curtas que disputarão os prêmios, o 6º Paulínia Film Festival vai exibir seis filmes infantis, dublados em português, em sessões às 9h e 14h: Amazônia, de Thierry Ragobert (França/Brasil); Meu Pé de Laranja Lima, de Marcos Bernstein (Brasil); O Pequeno Nicolau, de Laurent Tirard (França); Zarafa, de Jean-Christophe Lie e Rémi Bezançon (França/Bélgica); A Guerra dos Botões, de Yann Samuell (França); e Minhocas – O Filme, de Arthur Nunes e Paolo Conti (Brasil).
Na tarde de domingo, no dia 27 de julho, será exibido o filme americano A Imigrante, do diretor James Grey, e no mesmo dia, o festival prestará homenagem ao cineasta brasileiro Cacá Diegues. À noite, no encerramento do festival, haverá a cerimônia de premiação dos filmes em competição e a exibição do longa Bem-vindo a Nova York, de Abel Ferrara.