Goiânia Mostra Curtas divulga programação de debates, encontros e palestra

O Goiânia Mostra Curtas divulgou a lista de debates, encontros, palestra e lançamento literário que integram a 14ª edição do festival, que acontecerá entre os dias 7 a 12 de outubro, no Teatro Goiânia (Goiás).

A programação deste ano trará debates com pesquisadores, professores, profissionais do setor e gestores públicos de todo o Brasil para discutirem temas atuais sobre a produção audiovisual; Agora é Regionalizar: O Mercado Regional de Produção Audiovisual e Academia x Mercado.

O evento também promove o lançamento da obra literária Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro, do escritor e professor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Arthur Autran.

O primeiro debate, “Agora é Regionalizar: O Mercado Regional de Produção Audiovisual”, tem como tema a regionalização do mercado audiovisual. Será discutida a real regionalização como garantia da igualdade de direitos no acesso à demanda de produção de obras audiovisuais, assim como do mercado televisivo aberto e fechado. Além disso, o debate ainda percorrerá as discussões sobre a garantia e cobertura dos serviços especializados audiovisuais, inclusive nos locais em situação de maior dificuldade de acesso. São ao todo cinco profissionais que participam do debate, entre eles o Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Mário Borgneth, e a mediadora Kátia Ludemann, sócia diretora do Unblock Content. Além disso, diversos representantes de emissoras de televisão, entre elas SESC TV, Rede Record, TV Anhanguera e Agência Goiana de Comunicação (Agecom). O debate acontece no dia 8 de outubro, às 9h30, no Hotel Papillon. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 19 de agosto, através do site oficial do festival (www.goianiamostracurtas.com.br).

O debate “Academia x Mercado” irá refletir os mecanismos adotados pelas escolas na preparação do aluno para a entrada no mercado cinematográfico. O intuito é demarcar a situação das escolas em relação aos pontos cruciais pelos quais passa a atual produção, distribuição e exibição cinematográfica, com suas linhas de financiamento, formação cultural e estética e, principalmente, o direcionamento e os rumos do ensino e do mercado no país. O debate acontece no dia 10 de outubro, às 14h30, na Vila Cultural. São ao todo sete debatedores que formam a mesa de discussão, entre eles a montadora e professora da Universidade de São Paulo (USP), Vânia Debs, e o montador, roteirista e professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Giba Assis Brasil. Além deles, pesquisadores de outras universidades compõem a mesa, a exemplo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Quem realiza a mediação do debate é o programador de cinema e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Humberto Neiva.

Com o título “Introdução ao Fundo Setorial do Audiovisual”, a consultora de TV Mariana Brasil apresenta um panorama geral do que é o Fundo Setorial do Audiovisual, como ele funciona e quais são as suas linhas de atuação. A palestra acontece no dia 10 de outubro, às 11h, no Hotel Papillon. As inscrições para garantia de vaga podem ser realizadas também através do site oficial da Goiânia Mostra Curtas.

Mariana trabalha há 20 anos no mercado de produção independente de audiovisual, sendo que há nove atua na área de Coordenação de Produção de projetos audiovisuais em produtoras e em emissora de TV. Foi gerente de produção na TV Cultura/SP na Diretoria de Documentários e Produção Independente, onde gerenciou mais de 120 produções próprias ou independentes que consolidaram sua experiência na área de formatação, apresentação e gerenciamento de projetos. Fazem parte também do seu universo de conhecimento as políticas públicas de incentivo ao audiovisual.

Já o encontro anual da Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás (ABD-GO) na 14ª Goiânia Mostra Curtas tem como objetivo discutir o cenário do fomento ao setor audiovisual e as políticas públicas voltadas às áreas nas três esferas do poder público (municípios, Estado de Goiás e União), com ênfase no debate sobre o Fundo Setorial do Audiovisual e as perspectivas abertas com o incentivo à regionalização da produção independente. O encontro acontece no dia 7 de outubro, às 14h, no Hotel Papillon. Também faz parte da programação do festival o Encontro de Realizadores, com mediação de Fabrício Cordeiro, às 10h, e o Encontro de Realizadores de Festivais, no dia 11 de outubro, às 10h, no Hotel Papillon.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.