Inscrições abertas para as Oficinas de Cinema do Festival de Vitória

Além de exibir uma extensa programação de filmes, o Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo, que acontece entre 12 e 17 de setembro, contará com atividades voltadas para o aperfeiçoamento profissional. Este ano, o evento vai oferecer Oficinas de Cinema com profissionais reconhecidos nacionalmente por seus trabalhos no cinema e na TV. O escritor e roteirista José Roberto Torero oferecerá a Oficina de Roteiro, a cineasta e produtora capixaba Sáskia Sá vai ministrar a Oficina de Produção e o consagrado diretor de cinema Jorge Bodanzky, a Oficina de Direção. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de setembro.

Para se inscrever em uma das oficinas é preciso entregar 12 litros de leite (tipo longa vida integral) na sede da Galpão Produções no endereço Rua Professora Maria Cândida da Silva, 115, Bairro República – Vitória/ES. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. Todas as caixas de leite arrecadadas serão doadas para o Hospital Santa Rita.

Nas oficinas, que acontecerão de 12 a 16 de setembro, das 8 às 12h, serão apresentados os principais conceitos para a escrita de roteiros, etapas de produção e direção de filmes. Estudantes, profissionais e demais interessados com mais de 15 anos podem se inscrever. Cada uma das turmas terá 20 vagas.

A Oficina de Roteiro será comandada por José Roberto Torero. Escritor, cineasta, roteirista, jornalista e colunista, Torero é formado em Letras e Jornalismo, além de ter cursado pós-graduação em Cinema e Roteiro. Ele é autor de diversos livros, além de ter escrito diversos roteiros para cinema e TV, como em Retrato Falado, da Rede Globo. Na oficina, serão abordadas as diferenças entre argumento e um roteiro de ficção. Os participantes aprenderão para que serve e como se formata um roteiro, como trabalhar os diálogos e as cenas, como transformar contos e histórias em roteiros e muitos outros aspectos relacionados à área.

A Oficina de Direção será ministrada por Jorge Bodanzky, formado em cinema pela Escola de Design de Ulm, na Alemanha. Bodanzky iniciou sua carreira como fotógrafo e sua estreia como diretor de cinema aconteceu na década de 1970, com “Iracema,– uma Transa Amazônica”. Esse documentário ficcional, um dos filmes brasileiros mais premiados da década em festivais nacionais e internacionais, abriu caminho para uma sólida carreira, que inclui mais de 10 longas-metragens e dezenas de documentários para as TVs brasileira, alemã, francesa e italiana, como diretor, fotógrafo e produtor. Durante o curso, serão discutidas as funções de um diretor de cinema a partir da análise de filmes de diversos formatos, tais como ficção, docudrama e documentário. Jorge Bodanzky também passará aos alunos noções de direção de ator, câmera, som, iluminação e montagem, sempre através de exemplos e exercícios práticos.

Sáskia Sá conduzirá a Oficina de Produção. Com trabalhos como diretora e produtora, Saskia Sá é mestre em Educação pela Ufes e cine-educadora com prática em educação de nível superior e oficinas de realização em diversas áreas do audiovisual. Também dirigiu e roteirizou curtas-metragens de ficção “A Fuga” e “Mundo Cão” e dos documentários “Moda e Vestuário Capixaba”. Já realizou trabalhos de direção de produção, assistência de direção, figurino e roteiro em vários filmes. É produtora na Mostra Produção Independente, da ABD Capixaba, além de atuar como júri e curadora de mostras e festivais de cinema e como avaliadora de diversos editais da área do audiovisual nacionais e internacionais. Foi presidente da ABD Capixaba, diretora da ABD Nacional e vice-presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros.

Mais informações estão disponíveis no site do festival, www.festivaldevitoria.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.