Festival que une cinema e alimentação começa em Goiás

O Slow Filme Festival – Festival Internacional de Cinema, Alimentação e Cultural Local, que acontece de 11 a 14 de setembro, em Pirenópolis, Goiás, é o único em seu perfil no Brasil e pioneiro na América Latina. A quinta edição do evento traz uma programação de títulos que foram destaques em festivais como Berlim e NYC Food Festival e que chegam ao país pela primeira vez.

Um dos grandes destaques deste ano é o espanhol El Somni – El Celler de Can Roca, recentemente exibido em Berlim com grande repercussão. O filme, com direção de Franc Aleu, apresenta uma experiência levada a cabo pelos chefs e irmãos Joan, Josep e Jordi Roca, proprietários do restaurante El Celler de Can Roca, de Girona, Espanha, considerado por algumas publicações internacionais como o melhor do mundo. Eles convidaram grandes nomes de diferentes áreas artísticas para participar de um banquete em que a comida era misturada à música, às artes plásticas, à poesia. El Somni – El Celler de Can Roca apresenta o registro deste momento único, de sonho (Somni), como o título indica. A exibição do documentário tem o apoio do Instituto Cervantes, em Brasília.

Em parceria com a Embaixada da França, o festival recebe, como convidado especial, o chef francês Bernard Charret, proprietário do restaurante Les Chandelles Gourmandes, da cidade de Larçay, centro da França, que trabalha somente com fornecedores que atuam segundo práticas limpas para o meio ambiente. Ele vai conversar com o público, após a sessão do documentário francês Esses Queijos que Assassinamos’ (Ces Fromages qu’on Assassine), dirigido por Jean-Charles Denian e Joel Santoni. Além disso, no domingo, dia 14, no Restaurante Montserrat, do também chef Juan Pratginestos, almoço com menu especialmente preparado pelo chef francês. As reservas podem ser feitas pelo e-mail slowfilmefestival@gmail.com.

No total, serão 20 filmes, dentre ficções, documentários e animações, de longa e curta-metragem, em sua grande maioria inéditos no Brasil, exibidos ao longo de 10 sessões e acompanhados de conversas e palestras.

Na noite de abertura, 11 de setembro, serão exibidos três curtas-metragens nacionais: Baru – A Castanha do Cerrado’ (com um registro da colheita e quebra da castanha do cerrado, dirigido por Diego Mendonça e Farid Abdeinour), Você Sabe de Onde Vêm seus Alimentos (do Coletivo Aura, que apresenta a famosa Feira dos Agricultores de Porto Alegre) e Coragem é um Dom’ (dirigido por Tiago Carvalho, sobre o trabalho de um casal de agricultores do sertão baiano). A sessão começa às 19 horas, no Cine Pireneus.

Slow Filme é inspirado no Slow Food on Film, festival realizado em Bolonha, na Itália, e intimamente ligado ao movimento Slow Food internacional. O festival brasileiro conta com a parceria dos convívios do Slow Food Brasil que atuam na região do cerrado, através da antropóloga Kátia Karam.

O festival também destaca o inédito A la Bizkaina, documentário que apresenta o molho que está no DNA da gastronomia do País Basco. A programação conta ainda com filmes como o inglês Black Gold – Wake Up and Smell the Coffee (Ouro Negro, Acorde e Sinta o Aroma do Café), que mostra a luta de um produtor etíope de café por negociações mais justas. The Fruit Hunters’(Os Caçadores de Frutas) que revela pessoas de vários continentes que lutam para preservar as frutas em seu habitat natural. O premiado Himself He Cooks (O Ritual da Comida) – escolhido melhor filme no NYC Food Film Festival 2013 – que apresenta o trabalho de voluntários que preparam 100 mil refeições diárias na Índia. The Chile Film – O Sangue Vermelho e Verde do Novo México sobre a importância da pimenta chile para a cultura do Novo México. E o longa-metragem GMO OMG, documentário norte-americano sobre os alimentos transgênicos e a indústria de alimentos e como afetam a saúde do planeta e a liberdade de escolha das pessoas, dentre muitos outros.

O Slow Filme exibirá também, pela primeira vez no Brasil, em parceria com a Academia Barilla (centro de valorização e difusão da gastronomia regional italiana, situado em Parma), filmes como Peperoni, sobre uma antiga tradição dos casamentos da Calábria, em cuja refeição abundam receitas com pimentões, e Com abóbora se faz tortelli com os costumes de uma pequena cidade da província de Mântua que incluem a preparação de tortelli de abóbora nos dias de neve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.