Maratona de filmes celebra os 50 anos do personagem Zé do Caixão
Encerrando a programação do Mês da Cultura Independente na Cinemateca Brasileira, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, na madrugada de 27 para 28 de setembro, acontece uma maratona comemorando os 50 anos de Zé do Caixão.
O personagem, que surgiu em pesadelo de seu criador, José Mojica Marins, é um agente funerário niilista, odiado na cidade onde vive e obcecado em encontrar uma “mulher superior” capaz de gerar seu filho perfeito. No caminho, enfrentará tudo e todos para atingir seu objetivo.
Lendário personagem do cinema brasileiro, Zé do Caixão aparece pela primeira vez em À Meia-Noite Levarei sua Alma, lançado comercialmente nos cinemas em 9 de novembro de 1964, um grande sucesso que marcou profundamente nossa cultura popular. Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver, de grande invenção visual, é o segundo filme da trilogia, lançado em 1967. O destaque fica para a sequência do inferno gelado, filmado em cores quentes. Projeto planejado por Mojica desde 1966, Encarnação do Demônio traz Zé do Caixão saindo da cadeia depois de trinta anos preso e decidido a concluir seu plano: encontrar a mulher capaz de gerar seu perfeito herdeiro.
Todos os filmes serão exibidos em 35 mm. A programação completa pode ser conferida no site www.cinemateca.gov.br.
Maratona Zé do Caixão
Data: 27/09, sábado, a partir das 23h
Local: Cinemateca Brasileira – Zona Sul. Largo Senador Raul Cardoso, 207 – São Paulo/SP
Entrada: grátis