Maratona de filmes celebra os 50 anos do personagem Zé do Caixão

Encerrando a programação do Mês da Cultura Independente na Cinemateca Brasileira, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, na madrugada ​de ​27 para 28 de setembro, acontece uma maratona comemorando os 50 anos de Zé do Caixão.

O personagem, que surgiu em pesadelo de seu criador, José Mojica Marins, é um agente funerário niilista, odiado na cidade onde vive e obcecado em encontrar uma “mulher superior” capaz de gerar seu filho perfeito. No caminho, enfrentará tudo e todos para atingir seu objetivo.

Lendário personagem do cinema brasileiro, Zé do Caixão aparece pela primeira vez em À Meia-Noite Levarei sua Alma, lançado comercialmente nos cinemas em 9 de novembro de 1964, um grande sucesso que marcou profundamente nossa cultura popular. Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver, de grande invenção visual, é o segundo filme da trilogia, lançado em 1967. O destaque fica para a sequência do inferno gelado, filmado em cores quentes. Projeto planejado por Mojica desde 1966, Encarnação do Demônio traz Zé do Caixão saindo da cadeia depois de trinta anos preso e decidido a concluir seu plano: encontrar a mulher capaz de gerar seu perfeito herdeiro.

Todos os filmes serão exibidos em 35 mm. A programação completa pode ser conferida no site www.cinemateca.gov.br.

 

Maratona Zé do Caixão
Data:
 27/09, sábado, a partir das 23h
Local: Cinemateca Brasileira – Zona Sul. Largo Senador Raul Cardoso, 207 – São Paulo/SP
Entrada: grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.