Mostra apresenta um recorte do sertão brasileiro contemporâneo

A mostra de cinema Ser Tão Pop, que será exibida na Caixa Cultural Rio de Janeiro de 30 de setembro a 12 de outubro (terça-feira a domingo), e na Caixa Cultural Fortaleza, de 18 a 23 de novembro, apresenta 16 longas e 15 curtas-metragens com um recorte do sertão brasileiro contemporâneo. A seleção de filmes reúne títulos premiados em festivais nacionais e internacionais, e que revelam o sertão sem antigos estereótipos.

Entre os destaques da programação, está o filme Baile Perfumado, considerado emblemático da produção nacional recente. Dirigido por Lírio Ferreira e Paulo Caldas, a película renovou o cinema pernambucano inaugurando, em 1997, uma nova forma de falar do sertão. O Céu de Suely, de Karim Aïnouz, embora não pernambucano, dialoga com as produções do Estado de Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus e Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo, codirigido com Aïnouz) e Claudio Assis (Baixio das Bestas), também presentes na programação.

Tradicionalmente, o cinema brasileiro procurou localizar seus personagens no sertão, como o ambiente para se falar e se buscar uma identidade nacional. Cineastas como Humberto Mauro, Lima Barreto, Glauber Rocha, Ruy Guerra, entre outros, construíram filmes de repercussão internacional voltando seus olhares para essa região geográfica. O cangaço é, talvez, o mais forte desdobramento dessa cultura e também está representado nas telas, assim como o sertão do sertanejo mítico, da miséria, da luta pela terra, e do homem em potencial revolução.

A mostra contará, ainda, com palestra do pesquisador Hernani Heffner, no dia 3 de outubro, às 20h, com o tema A representação do Sertão no cinema brasileiro. E, no dia 7 de outubro, também às 20h, com o debate Os Múltiplos Sertões, com Lírio Ferreira e Paulo Caldas, diretores de Baile Perfumado, e mediação do curador Aristeu Araújo.

A programação completa da mostra está disponível no site www.haverfilmes.com.br/sertaopop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.