O Mundo de Jia Zhangke
Testemunha de um momento de grandes transformações na sociedade chinesa, Jia Zhangke vivenciou e registrou o processo acelerado de mudanças vivido pelo país no período entre a Revolução Cultural e a abertura ao capitalismo, assistindo à demolição de cidades inteiras e abalando profundamente os hábitos da população.
Sua obra, rica em referências à China tradicional, mas com capacidade de comunicar noções universais, se situa entre a ficção e o documentário. Seus personagens são habitantes de cidades médias, a meio caminho entre as aldeias rurais e as metrópoles, mineradores e trabalhadores de fábricas, artistas e marginalizados.
O volume, fartamente ilustrado com fotos inéditas dos filmes e dos bastidores, contém uma longa entrevista realizada pelos autores com o cineasta e textos em que o próprio Jia conta de sua juventude, seu processo criativo e suas referências cinematográficas. Traz também ensaios de Jean-Michel Frodon e Walter Salles que situam a produção de Zhangke em relação às gerações do cinema chinês e examinam detalhadamente filme a filme. Além de entrevistas com membros de sua equipe e um texto da pesquisadora e professora da ECA-USP Cecília Mello.
O livro será lançado pela Cosac Naify na 38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que é a coeditora da obra.
O Mundo de Jia Zhangke
Autor: Jean-Michel Frodon
Organização e entrevistas: Walter Salles e Jean-Michel Frodon
Textos: Walter Salles, Jean-Michel Frodon, Cecília Mello e Jia Zhangke
Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro
Editora: Cosac Naify
Páginas: 336 / 102 ilustrações
Preço: R$ 59,90