Patricio Guzmán, autor de “Batalha do Chile”, ganha filme sobre sua trajetória na Mostra SP

O chileno Patricio Guzmán, autor da trilogia “A Batalha do Chile”, sobre os fatos que antecederam e culminaram no golpe militar, que derrubou Salvador Allende (1908–1973), chega às telas da XXXVIII Mostra SP como personagem principal de um documentário francês: “Filmar Obstinadamente, um Encontro com Patrício Guzmán”, de Boris Nicot.

O filme registra as ideias de um dos mais festejados documentaristas do mundo ibérico. Aliás, o único a ocupar duas vagas na lista dos 50 maiores documentários da história do cinema, promovida recentemente pelo BFI (Instituto Britânico de Cinema) e pela revista Sigth and Sound. Em 12lugar, está “Nostalgia da Luz”, de 2010. Em décimo-nono, “A Batalha do Chile” (Parte I – A Insurreição da Burguesia/1975, Parte II – O Golpe de Estado/1977, e Parte III – O Poder Popular, 1979).

O Brasil – já que a obra de Eduardo Coutinho é pouco conhecida no exterior – não conseguiu emplacar nenhum título na lista. A Argentina marcou presença com “La Hora de los Hornos”, de Fernando Solanas & Octavio Getino, e a Espanha, com “Terra sem Pão”, do mestre Luis Buñuel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.