Sopro

A neblina passeia entre as montanhas. Um vilarejo se revela em meio ao relevo acidentado. Um boi morto serve de alimento para outros animais. Porcos e cachorros dormem enquanto o riacho segue seu curso até encontrar um menino. Estas cenas introduzem a vida de uma pequena vila isolada no interior de Minas Gerais, onde moram poucas famílias que quase não tem contato com o mundo exterior.

Com ritmo sereno, “Sopro”, primeiro documentário de longa-metragem dirigido por Marcos Pimentel, leva o público a um passeio por imagens da convivência entre o homem e a natureza, algumas vezes conflituosa, outras harmônica, mas sempre evidente. A imensidão das paisagens contrasta com os detalhes da vida do ser humano, numa experiência única para o olhar.

Realizado sem diálogos e sem o uso de entrevistas ou locução, o longa observa o cotidiano deste microcosmo e tem como matéria-prima a essência da condição humana em simbiose com a natureza. Entre junho e 2010 e novembro de 2011, a equipe de filmagem visitou a região diversas vezes para registrar os poucos moradores do local em suas rotinas de silêncio e introspecção.

O filme, que recebeu cinco prêmios e participou de mais de 15 festivais e mostras nacionais e internacionais, tem estreia prevista para 4 de dezembro, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, em São Luis e em Aracaju, com distribuição da Lume Filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.