O Credo da Violência

Com adaptação garantida para o cinema, que inclui Christian Bale no elenco, O Credo da Violência é uma saga sobre a complexidade do passado. O enredo gira em torno de dramas pessoais que se passam durante a Revolução Mexicana no início do séc. XX, no sangrento deserto da fronteira do México com os Estados Unidos. O premiado escritor Boston Teran constrói uma narrativa carregada de emoções do passado: as vidas do criminoso Rawbone e do oficial John Lourdes se cruzam de forma abrupta no deserto mexicano, mas a história por trás desse encontro é o elemento mais enigmático da jornada.

Rawbone é um experiente criminoso que abandonou a mulher e o filho para ter uma vida errante na fronteira entre os Estados Unidos e o México. O contexto da época não poderia ser mais propício para que ele vivesse como um fora da lei. No México de 1910, a paisagem pulsa com a força da revolução iminente, uma atmosfera rica em oportunidades para Rawbone e o momento perfeito para atividades ilícitas.

O território mexicano é uma bomba prestes a explodir: um governo fraco, rebeldes, as companhias estrangeiras de exploração de petróleo e o comércio clandestino de armas são partes desse cenário. O experiente Rawbone não desperdiça isso. Ao assaltar um caminhão que trafegava por Sierra Blanca, ele se depara com uma chance de ouro. Melhor do que planejava, o simples roubo se transforma numa incrível oportunidade para o contrabando. O veículo que roubou está repleto de munições – mercadorias valiosas na fronteira em tempos de revolução.

Contudo, o presente do destino se torna uma armadilha quando ele encontra John Lourdes, oficial do Bureau of Investigation. Para não ir para a cadeia, Rawbone faz então um acordo: ele deve entregar o caminhão e a mercadoria nos campos de petróleo mexicanos, sob a tutela de Lourdes. Mas o fora da lei não percebe que, na verdade, já conhecia o agente do passado.

Juntos, os dois devem seguir em uma missão pelo deserto mexicano em uma viagem perigosa com a aproximação da revolução. A possibilidade de a missão ruir surge cada vez mais concreta diante deles. Mas além dos perigos da jornada, a revelação dos mistérios do passado pode ter um efeito ainda mais devastador em suas vidas.

Sobre o autor: Boston Teran é autor de seis romances, publicados em vários países e já recebeu inúmeros prêmios e indicações, incluindo o Internacional IMPAC Dublin Literary Award. Atualmente, mora no México.

O Credo da Violência
Autor: Boston Teran
Tradução: Gabriel Zide Neto
Editora: Record
Páginas: 288
Preço: R$ 39,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.