APRO e Sebrae lançam a primeira Bíblia Transmídia do Brasil

A APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançaram a primeira Bíblia Transmídia do Brasil e da América Latina. A iniciativa do Programa de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual “Objetiva – Empreendedorismo em Foco” visa apoiar o desenvolvimento de projetos multiplataformas com base na metodologia MAMP (Multi Audiência Multi Plataforma) criada pelo grupo e Associação EraTransmídia.

O Guia foi elaborado por Rodrigo Dias Arnaut, pesquisador, curador, presidente da EraTransmídia e professor do curso sobre o mesmo tema na FAAP, com colaboração de Rodrigo M. Terra, Diretor de TV e Vídeo, criador de formatos televisivos multiplataforma e consultor transmídia, e a revisão final foi feita por Dimas Dion, Diretor de Comunicação, e Solange Eiko Uhieda, Vice Presidente, ambos da EraTransmidia. A metodologia apresentada é composta por cinco etapas que tem por objetivo auxiliar os empresários do setor na criação e desenvolvimento de projetos transmídias. As fases foram nomeadas por Universo Ficcional, Audiência, Janelas e Suportes, Estratégia e Empreendedorismo. Os capítulos indicam como aplicar a técnica MAMP na elaboração de cada etapa de uma Bíblia Transmídia.

Com a execução da cartilha, o Brasil será precursor em inovação na área da comunicação, cultura e entretenimento. O guia se torna um incentivo para o mercado e chega para apoiar uma cadeia produtiva única, e assim garantir um ciclo de vida maior aos projetos e melhor rentabilidade às produtoras.

O Guia traz ainda um “checklist” como forma de validação dos processos que facilitarão a produção e movimentação de cada projeto.

O programa “Objetiva – Empreendedorismo em Foco” conta com a parceria do SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) e da ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.