O Sol É para Todos

Considerado um dos romances mais importantes do século 20, O Sol É para Todos, da norte-americana Harper Lee, aborda a temática do racismo nos Estados Unidos dos anos 1930 a partir do olhar de uma criança. A obra venceu o Prêmio Pulitzer em 1961 e deu origem a um filme homônimo, que, com Gregory Peck no elenco, recebeu o Oscar de melhor roteiro adaptado em 1963.

Ao narrar uma história atemporal sobre a perda da inocência e os questionamentos do conceito de justiça, O Sol É para Todos se tornou um clássico moderno, que ainda hoje vende mais de um milhão de cópias por ano em língua inglesa. Sucesso também no Brasil, o título, editado pela José Olympio, retorna agora às livrarias com nova tradução e projeto gráfico.

Também este ano, no mês de agosto, a José Olympio lançará o novo livro de Harper Lee, Go set a Watchman, uma continuação de O Sol É para Todos. Ainda sem título em português, a obra, que foi escrita nos anos 1950 mas ficou inédita por todos esses anos, vem sendo aguardada com grande expectativa tanto no Brasil quanto no exterior.

A sensível Scout vive no Alabama com o pai, o advogado Atticus Finch, e o irmão mais velho, Jem. Em O Sol É para Todos, a pequena e impetuosa Scout, nossa narradora, fala sobre a vida em uma pacata cidade rural, descrevendo as travessuras inventadas por ela, o irmão e o amigo Dill. Na sua rotina aparentemente tranquila, entretanto, começam a surgir as marcas de uma sociedade intolerante e preconceituosa.

Designado para defender um negro acusado de estuprar uma mulher branca, Atticus precisa enfrentar as represálias da comunidade em que vive. Scout toma conhecimento do caso na escola, quando, no meio de uma briga, um colega lhe provoca dizendo que seu pai defende “pretos”. Sem entender direito a acusação, Scout pergunta ao irmão: “o que ele quis dizer com isso?”. A passagem dá início ao doloroso processo de amadurecimento de Scout, que, sem perceber, começa a lidar com conceitos como o de injustiça e intolerância.

Sucesso desde o seu lançamento, O Sol É para Todos se tornou um clássico moderno, lido e cultuado ainda hoje. Nos Estados Unidos, Já vendeu mais de 30 milhões de cópias. Recentemente, a leitura de O Sol É para Todos foi recomedada pelo presidente Barack Obama, que afirmou ser este “o melhor livro contra todas as formas de racismo”.

O Sol É para Todos (To kill a mockingbird)
Autor: Haper Lee
Tradução: Beatriz Horta
Editora: José Olympio
Páginas: 364
Preço: R$ 45,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.