Mostra realiza encontro de coprodução entre o Brasil e os Países Nórdicos

O Encontro Brasil e Países Nórdicos, que será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, no Itaú Cultural, é uma plataforma de intercâmbio interdisciplinar em que profissionais do Brasil, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia irão discutir e desenvolver novas possibilidades de coprodução, bem como novas estratégias promissoras para a distribuição, exibição e venda do cinema independente. O encontro é fruto da parceria do Programa Cinema do Brasil com a Mostra Internacional de Cinema.

O evento, que contará com a presença de Manoel Rangel (Presidente da Ancine) e André Sturm (Presidente do Cinema do Brasil) na abertura, estará aberto ao público em todas as mesas do dia 28. Já no dia 29, as reuniões serão exclusivas para produtores e projetos já selecionados.

Confira abaixo a programação completa do evento:

Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 149 Bela Vista – São Paulo

Dia 28 de outubro
(Sala Itaú cultural & Sala Multiuso) – Tradução Simultânea português/inglês

09:30 – 10:30 – ABERTURA – Discurso de boas-vindas dos Organizadores e Governos

Manoel Rangel (Ancine); André Sturm (Cinema do Brasil); Petter Mattsson (Representante dos Países Nórdicos); Apresentação: Renata de Almeida (Mostra).

10:30 – 12:30 – APRESENTAÇÃO – O CONTEXTO INSTITUCIONAL DO AUDIOVISUAL NO BRASIL E NOS PAÍSES NÓRDICOS –Estatísticas, evolução da indústria, Market Share e oportunidades para coproduções internacionais. – 15 minutos de fala para cada país.

Brasil – Eduardo Valente (ANCINE); Suécia – Pia Lundberg (Swedish Film Institute); Dinamarca – Christian Juhl Lemche (Danish Film Institute);Finlândia – Kati Nuora (Finnish Film Institute); Islândia – Christof Wehmeier (Icelandic Film Centre); Mediação: Ana Letícia Fialho (Cinema do Brasil)

12:30 – 13:45 – Intervalo

14:00 – 15:30 – BRASILEIROS E NÓRDICOS – CINEMA INFANTOJUVENIL: OPORTUNIDADES E FRONTEIRAS DE CRIAÇÃO E PRODUÇÃO – As questões da infância e da juventude, e os modos de vê-las nas políticas públicas de cultura e do cinema. Como os realizadores nórdicos veem e proporcionam a experiência estética e cinematográfica dedicada às crianças e jovens?

A experiência brasileira, seus desafios e oportunidades. A formação de público, as políticas públicas, os processos educativos e culturais relacionados ao cinema.  A televisão como espaço de fomento de produções – um ponto em comum.

Marcos Nisti (Instituto Alana e Produtor Maria Farinha Filmes); Beth Carmona (Produtora, Diretora Geral do comKids e Diretora de conteúdos da Singular Arquitetura de Mídia); Frederick Howard – Produtor (Noruega); Lilja Ósk Snorradóttir – Produtora (Islândia); Linda Hamback – Produtora (Suécia); Davíð Óskar Ólafsson – Produtor (Islândia); Mediação: Patricia Durães – Diretora (Grupo Espaço de Cinema/ Coordenadora – Festival da Juventude)

15:30 – 17:00 – BRASILEIROS E NÓRDICOS: CINEMA INFANTOJUVENIL: NARRATIVAS E MODOS DE CONTAR – Os diferentes modos de contar estórias. Os conflitos e dramas infantis, a naturalidade de tratar temas difíceis na produção dos países nórdicos. A regionalidade e a herança oral brasileira. As mitologias eslavas, indígenas, sertanejas e urbanas nas histórias infantojuvenis.

Cao Hamburger – Produtor e Realizador cinema e TV (Brasil); Alê Abreu – Produtor e Realizador de animação (Brasil); Ana Luiza Azevedo – Realizadora e Produtora – Casa de Cinema de Porto Alegre (Brasil); Linda Hamback – Produtora (Suécia); Lars Hellebust – Produtor (Noruega) – Oscar de Melhor Curta Animação em 2008 (Pedro e o Lobo); Charlotte Pedersen – Produtora (Dinamarca); Mediação: Vanessa Fort – Coordenadora Geral do comKids, Produtora e Roteirista.

17:00 – 17:30 – Coffee Break

17:30 – 19:00 – TERRITÓRIOS EXÓTICOS – POSSIBILIDADES DE COPRODUÇÃO EM CINEMA E TELEVISÃO E ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO ENTRE BRASIL E PAÍSES NÓRDICOS.

Paula Cosenza – Produtora Bossa Nova (Brasil); André Sturm – Distribuidor Pandora Filmes (Brasil); Mikkel Jersin – produtor (Dinamarca); Miia Haavisto – produtora (Finlândia); Levan Akin – diretor (Suécia); Miira Paasilinna – sales agent (Finlândia); Michel Schonnemann – produtor (Dinamarca); Mediação: Charlotte Pedersen (Dinamarca)

Dia 29 de outubro
(Sala Vermelha & Sala Multiuso) – EVENTOS FECHADOS

10:00 – 10:45 – SALA VERMELHA – Estudo de Caso – Olmo e a Gaivota, de Petra Costa e Lea Glob – coprodução Dinamarca – Brasil desenvolvida durante CPH:DOX:LAB 2012.

Charlotte Pedersen (produtora); Tiago Pavan (produtor); Petra Costa (diretora)

10:45 – 11:00 – Intervalo

11:00 – 12:00 – SALA VERMELHA – Conhecendo os projetos brasileiros – Produtores brasileiros, em busca de parceiros nórdicos, apresentam seus projetos – 10 a 15 minutos por projeto.

12:15 – 13:15 – SALA VERMELHA – Conhecendo os projetos nórdicos – Produtores nórdicos, em busca de parceiros sul-americanos, apresentam seus projetos – 10 a 15 minutos por projeto.

13:30 – 14:30 – Intervalo

15:00 – 17:00 – SALA MULTIUSO – One to One meetings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.