Através

Após passar pelo 10º Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo, 48º Festival de Brasília e fazer sua estreia internacional no 41º Festival de Cinema Ibero-Americano de Huelva, o filme “Através” entra agora em cartaz na capital paulista, no próximo dia 26 de novembro. As exibições em três salas de cinema da cidade (Caixa Belas Artes, Cine Olido e CCSP) integram a programação da Spcine no Circuito Municipal de Cultura, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura que inclui uma extensa agenda de eventos culturais em equipamentos da Prefeitura. No Cine Olido e no CCSP as entradas tem preço popular: R$ 1.

“Através” é um filme independente realizado por três jovens diretores, André Michiles, Diogo Martins e Fábio Bardella. O longa-metragem costura ficção e documentário para seguir a viagem da personagem Cintia por uma Cuba em transição.

O filme se passa em 2012 e 2013, momento em que o presidente de Cuba, Raúl Castro, revoga a lei da “carta branca”, autorizando as viagens ao exterior sem a necessidade de permissões especiais. Agora, o país passa por um período de mudanças. Cintia também está em transformação e em busca de suas raízes. Ela vive um dilema: se aceita o convite do namorado para mudar para os Estados Unidos.

“Através” encontra pelo caminho da sua narrativa um paralelo com o atual momento de abertura Cubano e o início de uma reaproximação com os EUA após meio século de distanciamento das relações comerciais e diplomáticas entre as nações.

“Através” é uma produção da Estrangeira Filmes. Foi realizado com baixo orçamento, de forma independente e coletiva. Os custos de cerca de R$ 40 mil foram bancados pelos próprios diretores. O longa contou com o apoio do Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC).

A gravação ocorreu entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. Os três diretores passaram 45 dias em Cuba, cruzando a ilha de oeste a leste. Partindo de Havana, a equipe percorreu dez cidades de carro, trem e ônibus até chegar a Uvero, um vilarejo encravado no coração da Sierra Maestra, na origem da revolução.

A protagonista Cintia Paredes é uma jovem atriz cubana. Ela foi escolhida durante processo de casting com dezenas de atrizes viabilizado pelo ICAIC na ilha. Filha de professora de teatro, Cintia mora em Havana e também é professora de inglês, espanhol e matemática. Durante as filmagens por Cuba, em Cienfuegos, ela passa a noite de natal com os avós verdadeiros, flertando, assim, como em outros momentos do filme, com o encontro entre criação ficcional e realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.