Programa Ibermedia tem inscrições abertas para convocatórias 2016
O Programa Ibermedia, dedicado ao incentivo à coprodução de filmes de ficção e documentários realizados na comunidade ibero-americana, está com inscrições abertas para o recebimento de solicitações de apoio ao desenvolvimento de projetos de cinema e TV, e à coprodução de filmes ibero-americanos. O prazo para envio de propostas vai até o dia 25 de abril, e o processo deve ser realizado por meio do sistema de gestão de convocatórias Ibermedia.
Os projetos inscritos podem ser de ficção, documentário, animação, produções criativas que utilizem novas tecnologias, produções baseadas em material de arquivo, ou séries de TV. Os projetos com destinação para as salas de cinema devem ter no mínimo 60 minutos. Projetos voltados para a televisão ou para exploração em plataformas digitais devem ter duração mínima de 24 minutos, no caso de animações; 90 minutos, no caso de projetos de ficção; e 50 minutos, caso seja um projeto documental.
Além das fases de elaboração de roteiro, storyboard, captação de recursos e elaboração dos planos de financiamento e comercialização, os projetos devem prever, também, no caso de animações, pesquisa de referências e realização de um piloto, e a pesquisa de arquivos, caso trate-se de uma produção elaborada para valorizar o patrimônio audiovisual.
Cada proposta de Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão selecionada poderá receber até 15 mil dólares, desde que pelo menos 50% do orçamento do desenvolvimento do projeto já esteja garantido.
Para mais informações, acesse o regulamento da linha Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão.
O apoio à Coprodução de Filmes Ibero-americanos pode ser solicitado por empresas independentes de produção cinematográfica, originárias de um mínimo de dois países-membros do Ibermedia. São elegíveis os projetos de filmes de longa-metragem de ficção, de animação, e documentário com uma duração mínima de 70 minutos destinados à exploração comercial. Os projetos devem apresentar cooperação artística e técnica dos países-membros do fundo envolvidos.
Para longas de ficção e animação, o valor do empréstimo concedido poderá ser de até 150 mil dólares. Já os documentários podem receber até 100 mil dólares. Em todos os casos, o valor do apoio não pode ser superior a 50% do orçamento total do projeto.
Projetos que envolvam países integrantes do grupo 3 da CACI (Bolívia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai) poderão ter acesso a um apoio adicional de distribuição, para tornar a estreia e exibição em seu país mais efetivas, de acordo com termos específicos do regulamento.
Consulte a íntegra do regulamento da Linha de Apoio à Coprodução de Filmes Ibero-Americanos.
Pingback: Várias oportunidades para Cinema e Vídeo | Conversa de Artista