Mostra exibe clássicos do cinema restaurados

O ciclo Il Cinema Ritrovato On Tour, que acontece de 5 a 19 de maio em São Paulo, exibirá, no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mário de Andrade, clássicos do cinema restaurados que fizeram parte da programação do festival italiano Il Cinema Ritrovato e, em sua maioria, foram restaurados pelo laboratório L’Immagine Ritrovata, pertencente à Cineteca di Bologna.

O Il Cinema Ritrovato, organizado pela Fondazione Cineteca di Bologna anualmente já há 30 anos na cidade de Bolonha, é dedicado sobretudo à exibição de obras recentemente restauradas. A Cineteca possui ainda um dos principais laboratórios da Europa especializado na restauração de filmes, o L’Immagine Ritrovata. Grande parte dos filmes exibidos no evento paulistano foram restaurados por este laboratório.

Para esta segunda edição em terras brasileiras (a primeira edição teve lugar em 2011, sob o nome de A Imagem Reencontrada: Homenagem ao Il Cinema Ritrovato), foram selecionados 13 programas, a maior parte deles compostos por clássicos italianos. Porém, houve também uma especial preocupação de abrir espaço a clássicos do cinema mundial.

Entre os filmes programados, estão previstas obras que foram restauradas graças aos esforços da The Film Foundation, que se dedica à proteção e à preservação da história do cinema por meio, entre outras iniciativas, da restauração de filmes fundamentais da cinematografia de países em desenvolvimento. A The Film Foundation já restaurou filmes brasileiros, mexicanos, indianos, africanos. As obras que este ano apresentamos são A Cor da Romã (Sayat Nova, URSS, 1969), de Sergei Parajanov (o corte que foi objeto da restauração da Film Foundation foi o armênio, justamente, aquele que melhor correspondia à vontade do diretor em relação à forma de seu filme) e Estrela Encoberta de Nuvens (Meghe Dhaka tara, Índia, 1960), de Ritwik Ghatak.

Os demais programas trazem filmes de Charles Chaplin, Mario Casarini, Roberto Rossellini e Jean Renoir, entre outros. Destaque para o filme Spartaco (Spartaco, il Gladiatore della Tracia, Itália, 1913), de Giovanni Vidali, cuja restauração foi apenas possível graças ao fato de que existia uma cópia preservada da obra na Cinemateca Brasileira, pois, na época em que o filme foi lançado, ele estreou no Brasil.

Também merece especial atenção a versão restaurada do mítico filme de Jean Renoir, Um Dia no Campo (Une Partie de Campagne, França, 1936, 40 min.). Foram tantos os imprevistos em torno da filmagem deste média-metragem que Renoir acabou por abandonar o set e nunca, efetivamente, terminou a obra. Sua montagem foi realizada apenas quase uma década depois.

A programação inclui também a palestra “Uma conversa sobre restauração cinematográfica”, com Fernanda Coelho, pesquisadora com mais de 30 anos de experiência na preservação audiovisual, e um curso sobre a obra de Roberto Rossellini ministrado por Luiz Carlos de Oliveira Jr., crítico e pesquisador.

Todos os filmes serão exibidos em cópias digitais (DCP, Bluray ou DVD), com legendas eletrônicas em português.

O evento tem curadoria da pesquisadora Liciane Mamede e de Guy Borlee, coordenador de programação do Il Cinema Ritrovato.

Mais informações sobre os filmes e a programação completa podem ser conferidos no site www.vaievemproducoes.com.

 

Il Cinema Ritrovato On Tour
Centro Cultural São Paulo – 5 a 19 de maio
Biblioteca Mário de Andrade – 6 a 13 de maio

Cinemário – Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – (11) 3775-0032
Lotação: 118 lugares
Ingressos: gratuitos. Retirada com uma hora de antecedência (quando houver mais de uma sessão no mesmo dia, os ingressos começarão a ser distribuídos com uma hora de antecedência da primeira sessão)

Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto – Rua Vergueiro, 1.000 – Liberdade – Centro – São Paulo – (11) 3397-4002
Capacidade: 99 lugares.
Ingressos: R$ 1,00 e R$ 0,50 (meia-entrada)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.