Fest Gramado – Diretor do curta “A Página” pensa em transformar história em longa

Por Maria do Rosário Caetano, de Gramado

Um cineasta causou forte impressão no debate sobre os curtas da mostra competitiva: o mineiro GUILHERME ANDRADE, diretor de A PÁGINA. Ele, que tem 19 anos, fez este que é seu primeiro curta-metragem aos 17. E para protagonizá-lo convidou duas grandes atrizes paulistas: Denise Wainberg e Fernanda Viacava.

Depois deste curta, já selecionado para nove festivais (alguns deles internacionais), ele já realizou mais dois curtas (ainda inéditos). A PÁGINA, que poderia chamar-se, zurlinianamente, DOIS DESTINOS, ou à la De Sica, DUAS MULHERES, acompanha o sofrimento de duas mães. Uma (Denise Weinberg) perde um filho, jovem universitário, assassinado. A outra (Fernanda Viacava) é mãe do jovem que cometeu o assassinato.

Já no palco do Palácio dos Festivais, GUILHERME ANDRADE posicionou-se contra aqueles que querem diminuir a idade penal (de 18 para 16 anos). Politizado, de óculos e barba (e aparentando mais que seus 19 anos), ele bradou FORA TEMER. No debate, contou que levou roteiro carregado de diálogos para Denise Weinberg. O leram juntos, num botequim na Praça da República, e a grande atriz sugeriu a amiga Fernanda Viacava para o papel da mãe do jovem assassino. Fernanda, por sua vez, contou que o jovem que faz o papel de seu filho na ficção (só o vemos de costas) é seu filho na vida real.

Nos ensaios que precederam as filmagens, as atrizes (e o ator Renato Caldas, que faz o marido da mãe que chora o filho assassinado) foram depurando os diálogos. E muitos deles foram desaparecendo. As duas atrizes praticamente dizem tudo com seus olhares e corpos. Fernando conta que ainda não processou a grande aceitação de seu filme, que iniciou sua bem-sucedida trajetória já num festival internacional (o de Dubai). Mas já pensa em usar a ampla pesquisa que realizou (entrevistando pais que tiveram filhos assassinados e pais de jovens presos) para sedimentar seu primeiro longa-metragem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.