Mostra no Rio exibe filmes brasileiros com legendas em inglês

A mostra Do Brasil para o Mundo exibirá filmes brasileiros que tiveram grande expressão em importantes festivais e premiações no exterior como o Oscar e os festivais de Cannes, Berlim, Veneza e Sundance. Ao longo de três semanas, serão exibidos mais de vinte filmes de ficção, documentário e animação, longas e curtas-metragens, traçando um panorama da crescente projeção do cinema nacional no cenário mundial, da década de 60, quando os filmes do Cinema Novo, como Deus e o Diabo na Terra do Sol e Vidas Secas, começaram a ganhar as telas do mundo, até 2015, quando O Menino e o Mundo foi o primeiro filme brasileiro a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

Para dar oportunidade ao grande número de estrangeiros que estão na cidade do Rio de Janeiro este mês de conhecerem um pouco mais o cinema nacional, todos os filmes serão exibidos com legendas em inglês (com exceção da sessão de Que Horas Ela Volta?, do dia 8 de agostoque terá legendagem descritiva e audiodescrição). E ainda, todo o material gráfico da mostra será bilíngue, em português e inglês.

Além de fazer uma passagem pelos diversos filmes e festivais internacionais, a mostra também tem o objetivo de discutir  a recepção internacional, ao longo da história, do cinema brasileiro e para isso será realizado um debate, no dia 10 de agosto, com  a produtora de cinema Vânia Catani e o crítico de cinema Pedro Butcher, com mediação da curadora da mostra Marina Pessanha. O debate terá tradução em libras.

Do Brasil Para o Mundo contará com uma revista com textos inéditos, escritos pelos críticos Eduardo Valente e Pedro Butcher, e com a ficha técnica dos filmes da mostra.

A programação da mostra está disponível em www.bb.com.br/cultura.

 

Mostra Do Brasil Para o Mundo
Data: 5 a 22 de agosto
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março 66, Centro – (21) 3808-2020 – Salas de Cinema 1 (98 lugares) e 2 (50 lugares)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.