Mostra reúne produção contemporânea da Itália

Com uma seleção que destaca o que de melhor e mais ousado tem sido produzido pelo cinema italiano contemporâneo, a mostra 8 ½ Festa do Cinema Italiano será realizada no Brasil entre 25 e 31 de agosto.

Depois de nove anos em Portugal e de passar por Porto Alegre em 2014 e 2015, a mostra volta em 2016 ao país em sua terceira edição, ampliando seu circuito para mais seis salas em diversas capitais nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis, além de Porto Alegre.

A abertura do festival, no dia 25 de agosto, nas sete cidades, ocorrerá, às 21h30, com a première de Loucas de Alegria (La Pazza Gioia), o novo filme do aclamado diretor Paolo Virzì (de La Prima Cosa Bella, de 2010, e Il Capitale Umano, de 2013). O longa estreou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes este ano e narra a cômica e ao mesmo tempo trágica história da amizade entre Beatrice (Valeria Bruni Tedeschi) e Donatella (Micaela Ramazzotti). Elas se conhecem em um hospital para mulheres com distúrbios mentais e acabam inesperadamente se tornando amigas inseparáveis, capazes de cometerem pequenas-grandes loucuras quando fogem juntas do hospital.

Com seu cinema sempre humanista, que une sua direção precisa à emoção, Virzì constrói com Loucas de Alegria mais uma comovente história, que faz rir, chorar e repensar a forma como a sociedade trata os que não se encaixam em seus padrões de normalidade. Distribuído pela Imovision, o filme estreia no Brasil em 1º de setembro.

Entre os demais filmes selecionados para esta edição, destacam-se o último de Roberto Andò, As Confissões, estrelado por Toni Servillo, o grande ator italiano que protagonizou A Grande Beleza (de Paolo Sorrentino, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014). O longa será distribuído pela Mares Filmes.

O filme de Andò, já conhecido no Brasil pelo longa Viva a Liberdade, é uma sútil e fascinante metáfora sobre a política e o poder.

Outra importante première da Festa do Cinema Italiano, será Amor Eterno (La Corrispondenza), novo filme do aclamado Giuseppe Tornatore (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por Cinema Paradiso). O longa narra uma história de amor contemporânea, em que a tecnologia é muito mais que um detalhe, mas sim determinante para a sobrevivência do relacionamento entre a estudante de astrofísica Amy e seu professor Ed. Ela é vivida pela atriz ucraniana Olga Kurylenko e ele é interpretado pelo prestigiado ator britânico Jeremy Irons. A trilha sonora do longa é assinada pelo mestre Ennio Morricone (autor da trilha de clássicos como Era Uma Vez na AméricaEra Uma Vez no OesteOs Intocáveis, além de parcerias com o próprio Tornatore em Cinema Paradiso e Malèna, e com Quentin Tarantino, cuja trilha de Os Oito Odiados lhe rendeu um Oscar).

A programação conta ainda com Meu Nome É Jeeg Robot (Lo Chiamavano Jeeg Robot), de Gabriele Mainetti. Em uma Roma tão fantástica quanto contemporânea, o longa narra a saga de um super-herói improvável e real. Ele é o recluso e desajustado Enzo Ceccoti (Claudio Santamaria), que acidentalmente entra em contato com uma substância radioativa e ganha superpoderes. Solitário, ele não sabe como usar a força que passa a ter, até que Alessia (Ilenia Pastorelli) entra em sua vida e está convencida de que Enzo é Jeeg Robot, o herói de um desenho animado japonês que ela adora. Sucesso de público e crítica, o filme venceu sete prêmios David di Donatello, considerado o Oscar da Accademia del Cinema Italiano.

Outro longa que foi aclamado, e indicado como o representante da Itália ao Oscar 2016, é Não Seja Mau (Non Essere Cattivo), de Claudio Caligari. O filme narra, com um olhar e um estilo que muitos associaram ao do diretor Pier Paolo Pasolini, a história de amizade entre Vittorio (Alessandro Borghi) e Cesare (Luca Marinelli). Eles vivem na periferia da grande Roma, na litorânea Ostia. Com apenas 20 anos, levam uma vida tão alucinada, em meio a drogas e festas, quanto dura, em um cotidiano difícil e sem oportunidades. Em busca de uma nova vida, Vittorio abandona Cesare, que mergulha cada vez mais no submundo. Mas os laços entre eles são fortes demais para se romperem. Exibido no Festival de Cinema de Veneza 2015, o longa é o último filme de Caligari, que faleceu pouco tempo depois de terminar a montagem do filme, em maio de 2015, e contou com a produção executiva e o empenho do ator Valerio Mastandrea para que fosse concluído e lançado.

Completam a seleção, o longa Paro Quando Quero (Smetto Quando Voglio), de Sydney Sibilia, e o já clássico do cinema italiano contemporâneo, nunca distribuído no Brasil, As Consequências do Amor (Le Conseguenze dell’Amore), que Paolo Sorrentino rodou em 2004, com o ator que viria a ser seu grande colaborador, Toni Servillo. A comédia Paro Quando Quero conta a história de um grupo de investigadores universitários. Encontram como alternativa ao desemprego a produção e comercialização da melhor smart drug do mercado. Constituem, assim, uma peculiar gangue de traficantes. O longa estrelado por Servillo, por sua vez, tem um tom mais sombrio. Narra a trajetória de Titta (Servillo), tímido e recluso, que tem uma virada ao sentir-se atraído por Sofia (Olivia Magnani), barwoman de um hotel.

A programação completa da mostra está disponível em www.festadocinemaitaliano.com.br.

 

8 ½ Festa do Cinema Italiano
Data: 25 e 31 de agosto, sempre às 19 e 21h30
Locais:
BELO HORIZONTE
Cine Belas Artes (R. Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes)

BRASÍLIA
Espaço Itaú Casa Park (Shopping Casa Park, 2º Piso – SGCV Sul Lote 22 – Guará)

CURITIBA
Espaço Itaú Crystal (Shopping Crystal, Piso L1 – Rua Comendador Araújo, 731 – Batel)

FLORIANÓPOLIS
Cinespaço Beira Mar (Beiramar Shopping, Piso L4 – Rua Bocaiúva, 2468 – Centro)

PORTO ALEGRE
Espaço Itaú – Country (Bourbon Shopping Country, 2º piso – Av. Túlio de Rose, 80 – Passo da Areia)

RIO DE JANEIRO
Espaço Itaú – Botafogo (Praia de Botafogo, 316 – Botafogo)
Espaço Rio Design (Av. das Américas, 7777, lj 315)

SÃO PAULO
Espaço Itaú – Frei Caneca (Shopping Frei Caneca, 3º Piso – Rua Frei Caneca, 569 – Consolação)

Os ingressos das sessões da mostra têm preço fixo de R$ 20,00 em todas as sessões (meia R$ 10,00).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.