Retrospectiva apresenta obras de Robert Morin

A retrospectiva Robert Morin: Reinventando o Quebec, que acontece no CCBB SP, a partir de 31 de agosto, reúne maioria maciça das produções realizadas pelo premiado cineasta quebequense Robert Morin. A mostra exibe cerca de 30 filmes entre curtas, médias e longas do cofundador da produtora e distribuidora de filmes independentes Coop Vidéo de Montréal (1977). O cineasta virá ao Brasil para uma masterclass, além de participar de um debate com o público.

A mostra terá duas sessões de curtas do diretor a partir das 15h, em 31 de agosto, e às 19h30 acontece a sessão de abertura com o longa “Um Paraíso para Todos”, com a presença de Robert Morin.

Morin nasceu em Montréal em 1949. Em mais de 30 anos de carreira, dirigiu cerca de 32 filmes, sendo 14 longas-metragens premiados no Canadá e no exterior. Sua obra foi objeto de 13 retrospectivas no Quebec, Canadá, França, Bélgica e Suíça, e o cineasta recebeu os prêmios de Governador Geral do Quebec e o Albert-Tessier, pelo reconhecimento de sua significativa obra. Desde os anos 1970, Morin não parou de multiplicar seus projetos, de imprimir seu estilo e sua visão de mundo em filmes que prolongam questões do cinema direto canadense ao trabalharem na fronteira tênue entre ficção e documentário.

Na mostra, serão exibidos títulos, em formato digital, como Tristeza, Modelo Reduzido (1987), Réquiem para um Belo sem Coração (1992), Quatro Soldados (2013), entre outros. A programação dos filmes pode ser conferida no site ww.bb.com.br/cultura.

 

Robert Morin: Reinventando o Quebec
Data:
 31 de agosto a 12 de setembro
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112, Centro – São Paulo – SP – (11) 3113-3651/3652
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Funcionamento: de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.